Difference: Noticia20091130_3 (1 vs. 2)

Revision 206 Jan 2010 - PaulaBoaventura

Deleted:
 A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) propôs parceria com o Centro de Integração Juvenil do México (CIJ), associação vinculada ao ministério da saúde do México, que atua no tratamento de usuários de drogas. O convite foi anunciado pela secretária adjunta da SENAD, Dra. Paulina Duarte, durante a realização do II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas, que aconteceu em Salvador (BA), nos dias 25 e 26 de novembro deste ano.

“ O México tem conseguido bons resultados na abordagem do crack, talvez seja um dos países onde o tratamento e a abordagem precoce do crack sejam mais promissores, daí nosso convite e o nosso interesse em estabelecer essa parceria”, destacou a secretária na presença do Dr. Ricardo Sánchez Huesca (CIJ), que apresentou um painel sobre os fatores psicossociais associados ao consumo de crack na população jovem mexicana.

Changed:
Mestrado Profissionalizante - Paulina também divulgou a parceria da SENAD com o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC), que será responsável, através da Dra. Guadalupe Medina, pela coordenação de um curso de especialização latu-sensu e de um curso de mestrado profissionalizante voltado para os profissionais da rede de tratamento a usuários de álcool e outras drogas. “Serão 60 vagas para os profissionais da rede, que irão obter no curso uma noção exata sobre drogas, desde conceito, ação no organismo, tratamento, prevenção, redução de danos, políticas públicas, legislação, etc”.
  Dos 60 profissionais que farão o curso de especialização, 20 participarão do mestrado profissionalizante voltado para a gestão de serviços de tratamento a usuários de SPA. O curso será implantado também nas demais universidades federais localizadas nas capitais contempladas pelo Programa Ações Integradas na Prevenção à Violência e Uso de Drogas (SENAD/PRONASCI), sob a supervisão do ISC.
Changed:
Pesquisas – A Rede de Pesquisa sobre Drogas é uma iniciativa da SENAD em parceria com o Instituto de Toxicodependência de Portugal (IDT), e que tem por objetivo, segundo Paulina, formar e descentralizar os recursos humanos em políticas sobre drogas, “visando aqui a democratização de acesso de cientistas de todas as regiões brasileiras, aos projetos de interesse da política nacional sobre drogas, com conseqüente otimização dos recursos financeiros e o aumento da produção científica sobre drogas”.
Incentivos e Premiações – Durante o seminário, também aconteceu a a entrega dos prêmios dos vencedores do II Edital de Premiação de Pesquisadores e Trabalhos Científicos da Rede de Pesquisa sobre Drogas (SENAD). Foram sete categorias para dissertações, teses, pesquisadores de mestrado e doutorado, além do prêmio Personalidade Hour Conccour, que foi destinado ao padre Haroldo Rahm, fundador de quatro comunidades terapêuticas no estado de São Paulo.

A rede já funciona a cerca de 2 anos e durante o evento foram anunciadas e apresentadas pesquisas financiadas pela SENAD e pelo CNPQ, entre elas o I Levantamento Nacional sobre Álcool, Tabaco e outras Drogas entre universitários das 27 capitais brasileiras, sob a coordenação do Dr. Arthur Guerra, daUSP/SP, e o Projeto Álcool e Trânsito, também de alcance nacional e sob a coordenação do Dr. Flávio Pechanski da UFRS/RS. Foram divulgados resultados preliminares das pesquisas, ambas com publicação prevista para março de 2010.
Deleted:
Incentivos e Premiações – Durante o seminário, também aconteceu a a entrega dos prêmios dos vencedores do II Edital de Premiação de Pesquisadores e Trabalhos Científicos da Rede de Pesquisa sobre Drogas (SENAD). Foram sete categorias para dissertações, teses, pesquisadores de mestrado e doutorado, além do prêmio Personalidade Hour Conccour, que foi destinado ao padre Haroldo Rahm, fundador de quatro comunidades terapêuticas no estado de São Paulo, sendo a segunda vez que a SENAD premia o padre.
  Clique aqui para ler a cobertura do OBID sobre o II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas

Revision 106 Jan 2010 - CrisGomes

META FORM name="WebNoticiaForm"
FORM FIELD Título Ttulo SENAD propõe parceria a Centro Mexicano para Tratamento de uso de Crack