Difference: Noticia20120516_1 ( vs. 1)

Revision 116 May 2012 - PaulaBoaventura

Line: 1 to 1
Added:
>
>

Maio é o mês escolhido para a realização das Marchas da Maconha que, neste ano, tem um sentido especial: o reconhecimento da legalidade do evento pelo Supremo Tribunal Federal, embasado sobretudo em direitos garantidos constitucionalmente, como a liberdade de expressão e de reunião.
Entre uma das bandeiras levantadas pela marcha, está o uso medicinal da cannabis, uma planta comefeitos terapêuticos cientificamente comprovados, sobretudo, "como uma estratégia terapêutica de transição para a saída de drogas pesadas como o crack, a cocaína e a heroína", conforme registrou o neurobiólogo Renato Malcher, em evento no Congresso Nacional, no último dia 28.

Na mesma lógica de defesa da saúde pública, pode-se observar na página 248 da obra "Toxicomanias: incidências clínicas e socioantropológicas" (EdUfba? , 2009) uma nova possibilidade para a redução dos danos sociais gerados pela violência em torno do tráfico e dos danos à saúde ocasionados pela falta de controle de qualidade do produto comercializado ilegalmente. A proposta do autocultivo ou do cultivo para consumo pessoal, de acordo com o livro, é um "efetivo e eficaz mecanismo de redução de danos".

Leia mais...

META FORM name="WebNoticiaForm"
FORM FIELD Título Ttulo Maio: a maconha no centro do debate
FORM FIELD Imagem Imagem
FORM FIELD Editoria Editoria SAÚDE
FORM FIELD Autor Autor Da Redação
FORM FIELD Fonte Fonte CETAD OBSERVA
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback