Difference: Obra247 ( vs. 1)

Revision 114 Jul 2010 - GustavoCaribe

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="Adolescencia"
<-- 
  • Set EDIT_TEMPLATE = editform
  • Set CSS =
.nav3, .sidebar {
display
none important;
} #conteudo {
width
720px important;
background
white;
} #lista_redes table td {
font-size
13px;
}

#obra-autor{ font-weight:bold;

font-size
14px;
position
absolute;
top
335px;
} .noticia-autor{
display
none important
} table {
width
720px;
} td,th,table{ border: 1px solid #CCC; font-size: 14px; background: white; } td {
padding
5px;
} th * {
text-decoration
none important;
color
black important;
font-size
12px;
} th {
text-align
left;
padding-left
5px;
background
#EEE;
} #informacoes-extras td {
padding
1px;
} h1.content1-pagetitle {
width
100%;
}

-->

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
THIELE, Magna Carvalho de Menezes 2009 Curitiba Curitiba

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná Pontifícia Universidade Católica do Paraná/ Departamento de Pós-Graduação em Odontologia

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 60 Português

Resumo

O consumo de drogas ilícitas tem aumentado nos últimos anos. Este fato tem sido considerado um problema de saúde pública. O crack, forma fumável e economicamente viável da cocaína, tornou-se uma droga popular e consumida em todos os meios sociais. Esta droga é capaz de aumentar o risco ao desenvolvimento do câncer na mucosa brônquica e também provocar lesões ulceradas e queimaduras na mucosa bucal. O objetivo deste trabalho foi analisar as regiões organizadoras nucleolares (NORs) por meio da técnica de impregnação por prata (AgNORs? ) em células epiteliais da mucosa bucal em função do uso crônico de crack. A amostra foi composta por 60 indivíduos do sexo masculino divididos em dois grupos; grupo crack - 30 indivíduos usuários de crack; e grupo controle - 30 indivíduos saudáveis e que não faziam uso de qualquer droga ilícita. Amostras de células epiteliais da mucosa bucal foram obtidas de cada participante por meio da citologia exfoliativa em base líquida. Os esfregaços foram processados em laboratório e corados pela técnica do AgNOR? . As NORs foram aleatoriamente contadas em 100 núcleos celulares por esfregaço usando a microscopia de luz. O teste t de Student foi aplicado e a média de NORs para os grupos crack e controle foram 7,1 ± 2,7 e 3,8 ± 1,7, respectivamente. A diferença entre os grupos foi estatisticamente diferente (p < 0,001). Como as NORs estão diretamente relacionadas com a síntese protéica, este número elevado nas células do grupo crack reforça a hipótese de que a mucosa bucal dos indivíduos usuários de crack apresenta uma maior atividade proliferativa quando comparada a dos indivíduos não usuários.

Palavras Chave Regiões Organizadoras Nucleolares; citologia; mucosa bucal; cocaína; crack
Link http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1541
Referência para Citação THIELE, M. C. M. Estudo das regiões organizadoras nucleolares em citologia exfoliativa da mucosa bucal de pacientes usuários de crack. 2009. 60f. Dissertação (Mestrado em Odontologia). Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Paraná.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital PUC-PARANÁ.

META FORM name="WebObraForm"
FORM FIELD Título Ttulo Estudo das regiões organizadoras nucleolares em citologia exfoliativa da mucosa bucal de pacientes usuários de crack
FORM FIELD Autor Autor THIELE, Magna Carvalho de Menezes
FORM FIELD Ano Ano 2009
FORM FIELD FormatoDaObra FormatoDaObra Dissertação de Mestrado
FORM FIELD Instituição de Origem InstituiodeOrigem? Pontifícia Universidade Católica do Paraná
FORM FIELD Estado Instituição EstadoInstituio? Paraná
FORM FIELD Local Tema LocalTema? Curitiba
FORM FIELD Local de Publicação LocaldePublicao? Curitiba
FORM FIELD Instituição Responsável InstituioResponsvel? Pontifícia Universidade Católica do Paraná/ Departamento de Pós-Graduação em Odontologia
FORM FIELD FormatoDisponivel FormatoDisponivel Texto integral
FORM FIELD Número de Páginas NmerodePginas? 60
FORM FIELD Idioma Idioma Português
FORM FIELD Palavras Chave PalavrasChave? Regiões Organizadoras Nucleolares; citologia; mucosa bucal; cocaína; crack
FORM FIELD Resumo Resumo O consumo de drogas ilícitas tem aumentado nos últimos anos. Este fato tem sido considerado um problema de saúde pública. O crack, forma fumável e economicamente viável da cocaína, tornou-se uma droga popular e consumida em todos os meios sociais. Esta droga é capaz de aumentar o risco ao desenvolvimento do câncer na mucosa brônquica e também provocar lesões ulceradas e queimaduras na mucosa bucal. O objetivo deste trabalho foi analisar as regiões organizadoras nucleolares (NORs) por meio da técnica de impregnação por prata (AgNORs? ) em células epiteliais da mucosa bucal em função do uso crônico de crack. A amostra foi composta por 60 indivíduos do sexo masculino divididos em dois grupos; grupo crack - 30 indivíduos usuários de crack; e grupo controle - 30 indivíduos saudáveis e que não faziam uso de qualquer droga ilícita. Amostras de células epiteliais da mucosa bucal foram obtidas de cada participante por meio da citologia exfoliativa em base líquida. Os esfregaços foram processados em laboratório e corados pela técnica do AgNOR? . As NORs foram aleatoriamente contadas em 100 núcleos celulares por esfregaço usando a microscopia de luz. O teste t de Student foi aplicado e a média de NORs para os grupos crack e controle foram 7,1 ± 2,7 e 3,8 ± 1,7, respectivamente. A diferença entre os grupos foi estatisticamente diferente (p < 0,001). Como as NORs estão diretamente relacionadas com a síntese protéica, este número elevado nas células do grupo crack reforça a hipótese de que a mucosa bucal dos indivíduos usuários de crack apresenta uma maior atividade proliferativa quando comparada a dos indivíduos não usuários.
FORM FIELD Link Link http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1541
FORM FIELD Referência para Citação RefernciaparaCitao? THIELE, M. C. M. Estudo das regiões organizadoras nucleolares em citologia exfoliativa da mucosa bucal de pacientes usuários de crack. 2009. 60f. Dissertação (Mestrado em Odontologia). Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Paraná.
FORM FIELD Observação Observao Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital PUC-PARANÁ.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback