Difference: Obra367 ( vs. 1)

Revision 130 Nov 2010 - GustavoCaribe

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="Biblioteca"
<-- 
  • Set EDIT_TEMPLATE = editform
  • Set CSS =
.nav3, .sidebar {
display
none important;
} #conteudo {
width
720px important;
background
white;
} #lista_redes table td {
font-size
13px;
}

#obra-autor{ font-weight:bold;

font-size
14px;
position
absolute;
top
335px;
} .noticia-autor{
display
none important
} table {
width
720px;
} td,th,table{ border: 1px solid #CCC; font-size: 14px; background: white; } td {
padding
5px;
} th * {
text-decoration
none important;
color
black important;
font-size
12px;
} th {
text-align
left;
padding-left
5px;
background
#EEE;
} #informacoes-extras td {
padding
1px;
} h1.content1-pagetitle {
width
100%;
}

-->

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
Patricia Maia von Flach 2010 Salvador Salvador

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal da Bahia - UFBA Bahia Instituição de Saúde Coletiva

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 162 Português

Resumo

No Brasil, a questão que envolve o consumo de álcool e outras drogas é considerada grave problema de saúde pública, constatação que encontra ressonância nos diversos setores e segmentos da sociedade. Apesar disto, é possível identificar uma lacuna assistencial consequente à omissão do governo em relação às políticas públicas voltadas para as necessidades de saúde dos usuários. A Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas (2003) pode ser considerada recente no país, o que justifica a escassa produção de estudos sobre sua implementação. Neste sentido, o presente trabalho trata da implementação de políticas de saúde por organizações públicas. Teve como objetivo geral analisar como a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) tem conduzido o processo de implementação da Política de Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas no Estado da Bahia. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso único, tendo como referencial teórico o ciclo da política pública, particularmente o momento da implementação, os conceitos de organização, poder e “triângulo de governo”. Foi estruturado um modelo lógico cujos componentes, atividades e resultados foram derivados do documento das diretrizes da Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas, que serviram como referência de como a política deveria ser implementada. As informações para a análise foram coletadas a partir da revisão de documentos federais e estaduais e realizadas entrevistas com informantes-chave, além da aplicação de grupo focal com o Núcleo de Apoiadores Institucionais da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Os principais achados do estudo referem-se a: (1) Fragilidade do Projeto de Governo em relação à questão; (2) Baixa Governabilidade “interna” e escassa “externa”; (3) Reduzida Capacidade de Governo; (4) Insuficiente mobilização/ organização dos movimentos sociais; (5) Ineficiente organização dos processos de trabalho no âmbito central.

Palavras Chave Álcool e outras drogas; implementação de políticas públicas; ciclo da política; poder; organização pública; triângulo do governo
Link http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3609
Referência para Citação FLACH, P. M. A implementação da política de atenção integral a usuários de álcool e outras drogas no Estado da Bahia. 162f. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Instituição de Saúde Coletiva. Universidade Federal da Bahia - UFBA, Bahia.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital.

META FORM name="WebObraForm"
FORM FIELD Título Ttulo A implementação da política de atenção integral a usuários de álcool e outras drogas no Estado da Bahia.
FORM FIELD Autor Autor Patricia Maia von Flach
FORM FIELD Ano Ano 2010
FORM FIELD FormatoDaObra FormatoDaObra Dissertação de Mestrado
FORM FIELD Instituição de Origem InstituiodeOrigem? Universidade Federal da Bahia - UFBA
FORM FIELD Estado Instituição EstadoInstituio? Bahia
FORM FIELD Local Tema LocalTema? Salvador
FORM FIELD Local de Publicação LocaldePublicao? Salvador
FORM FIELD Instituição Responsável InstituioResponsvel? Instituição de Saúde Coletiva
FORM FIELD FormatoDisponivel FormatoDisponivel Texto integral
FORM FIELD Número de Páginas NmerodePginas? 162
FORM FIELD Idioma Idioma Português
FORM FIELD Palavras Chave PalavrasChave? Álcool e outras drogas; implementação de políticas públicas; ciclo da política; poder; organização pública; triângulo do governo
FORM FIELD Resumo Resumo No Brasil, a questão que envolve o consumo de álcool e outras drogas é considerada grave problema de saúde pública, constatação que encontra ressonância nos diversos setores e segmentos da sociedade. Apesar disto, é possível identificar uma lacuna assistencial consequente à omissão do governo em relação às políticas públicas voltadas para as necessidades de saúde dos usuários. A Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas (2003) pode ser considerada recente no país, o que justifica a escassa produção de estudos sobre sua implementação. Neste sentido, o presente trabalho trata da implementação de políticas de saúde por organizações públicas. Teve como objetivo geral analisar como a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) tem conduzido o processo de implementação da Política de Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas no Estado da Bahia. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso único, tendo como referencial teórico o ciclo da política pública, particularmente o momento da implementação, os conceitos de organização, poder e “triângulo de governo”. Foi estruturado um modelo lógico cujos componentes, atividades e resultados foram derivados do documento das diretrizes da Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas, que serviram como referência de como a política deveria ser implementada. As informações para a análise foram coletadas a partir da revisão de documentos federais e estaduais e realizadas entrevistas com informantes-chave, além da aplicação de grupo focal com o Núcleo de Apoiadores Institucionais da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Os principais achados do estudo referem-se a: (1) Fragilidade do Projeto de Governo em relação à questão; (2) Baixa Governabilidade “interna” e escassa “externa”; (3) Reduzida Capacidade de Governo; (4) Insuficiente mobilização/ organização dos movimentos sociais; (5) Ineficiente organização dos processos de trabalho no âmbito central.
FORM FIELD Link Link http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3609
FORM FIELD Referência para Citação RefernciaparaCitao? FLACH, P. M. A implementação da política de atenção integral a usuários de álcool e outras drogas no Estado da Bahia. 162f. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Instituição de Saúde Coletiva. Universidade Federal da Bahia - UFBA, Bahia.
FORM FIELD Observação Observao Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback