Difference: Obra541 ( vs. 1)

Revision 113 Jun 2011 - CristinaJalil

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="WebObras"
<-- 
  • Set EDIT_TEMPLATE = editform
  • Set CSS =
.nav3, .sidebar {
display
none important;
} #conteudo {
width
720px important;
background
white;
} #lista_redes table td {
font-size
13px;
}

#obra-autor{ font-weight:bold;

font-size
14px;
position
absolute;
top
335px;
} .noticia-autor{
display
none important
} table {
width
720px;
} td,th,table{ border: 1px solid #CCC; font-size: 14px; background: white; } td {
padding
5px;
} th * {
text-decoration
none important;
color
black important;
font-size
12px;
} th {
text-align
left;
padding-left
5px;
background
#EEE;
} #informacoes-extras td {
padding
1px;
} h1.content1-pagetitle {
width
100%;
}

-->

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SABRY, M. O. D.; SAMPAIO, H. A. de C. SILVA, M. G. C. 1999 São Paulo Ceará

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia São Paulo Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 8 Português

Resumo

O presente estudo pretendeu identificar os hábitos de tabagismo e etilismo de funcionários da Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza. O estudo abrangeu 317 funcionários. Aplicou-se um questionário contendo dados de identificação, socioeconômicos e referentes ao tabagismo e etilismo, que foram tabulados e analisados pelo Epi-Info 6.0. O grupo entrevistado foi constituído de 157 homens e 160 mulheres, com faixa etária predominante de 30-49 anos e alta escolaridade. A renda familiar para 146 funcionários situou-se na faixa igual ou superior a 10 salários mínimos mensais. Declararam-se fumantes 83 funcionários, observando-se maior prevalência no sexo masculino (56). Em média, o consumo de cigarros foi de 12,3/dia e tal atividade era exercida havia 23,2 anos. Quanto ao etilismo, 183 indivíduos ingeriam bebida alcóolica, também encontrando-se maior prevalência nos homens. A freqüência do consumo foi principalmente em fins de semana ou raramente. A bebida mais citada foi a cerveja - 96, seguida pela aguardente de cana - 20 pessoas. O consumo médio diário de etanol foi de 29,9g. Os consumidores simultâneos de tabaco e álcool foram eminentemente do sexo masculino. A escolaridade e a renda foram maiores nas mulheres exclusivamente fumantes e a renda foi maior entre as exclusivamente etilistas. Apesar de as prevalências de tabagismo e etilismo encontradas não terem sido elevadas, ainda configuram um risco para doenças crônico-degenerativas, principalmente quanto à quantidade de etanol ingerida pelos homens, devendo haver aprofundamento do estudo em relação à associação com outras diferentes variáveis ambientais.

Palavras Chave Tabagismo; Alcoolismo; Trabalhadores; Universidades.
Link Artigo em periódico
Referência para Citação SABRY, M. O. D.; SAMPAIO, H. A. de C. SILVA, M. G. C. Tabagismo e etilismo em funcionários da Universidade Estadual do Ceará. J. Pneumologia [online]. 1999, vol.25, n.6, pp. 313-320.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.

META FORM name="WebObraForm"
FORM FIELD Título Ttulo Tabagismo e etilismo em funcionários da Universidade Estadual do Ceará
FORM FIELD Autor Autor SABRY, M. O. D.; SAMPAIO, H. A. de C. SILVA, M. G. C.
FORM FIELD Ano Ano 1999
FORM FIELD FormatoDaObra FormatoDaObra Artigo em Periódico
FORM FIELD Instituição de Origem InstituiodeOrigem? Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
FORM FIELD Estado Instituição EstadoInstituio? São Paulo
FORM FIELD Local Tema LocalTema? Ceará
FORM FIELD Local de Publicação LocaldePublicao? São Paulo
FORM FIELD Instituição Responsável InstituioResponsvel? Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
FORM FIELD FormatoDisponivel FormatoDisponivel Texto integral
FORM FIELD Número de Páginas NmerodePginas? 8
FORM FIELD Idioma Idioma Português
FORM FIELD Palavras Chave PalavrasChave? Tabagismo; Alcoolismo; Trabalhadores; Universidades.
FORM FIELD Resumo Resumo O presente estudo pretendeu identificar os hábitos de tabagismo e etilismo de funcionários da Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza. O estudo abrangeu 317 funcionários. Aplicou-se um questionário contendo dados de identificação, socioeconômicos e referentes ao tabagismo e etilismo, que foram tabulados e analisados pelo Epi-Info 6.0. O grupo entrevistado foi constituído de 157 homens e 160 mulheres, com faixa etária predominante de 30-49 anos e alta escolaridade. A renda familiar para 146 funcionários situou-se na faixa igual ou superior a 10 salários mínimos mensais. Declararam-se fumantes 83 funcionários, observando-se maior prevalência no sexo masculino (56). Em média, o consumo de cigarros foi de 12,3/dia e tal atividade era exercida havia 23,2 anos. Quanto ao etilismo, 183 indivíduos ingeriam bebida alcóolica, também encontrando-se maior prevalência nos homens. A freqüência do consumo foi principalmente em fins de semana ou raramente. A bebida mais citada foi a cerveja - 96, seguida pela aguardente de cana - 20 pessoas. O consumo médio diário de etanol foi de 29,9g. Os consumidores simultâneos de tabaco e álcool foram eminentemente do sexo masculino. A escolaridade e a renda foram maiores nas mulheres exclusivamente fumantes e a renda foi maior entre as exclusivamente etilistas. Apesar de as prevalências de tabagismo e etilismo encontradas não terem sido elevadas, ainda configuram um risco para doenças crônico-degenerativas, principalmente quanto à quantidade de etanol ingerida pelos homens, devendo haver aprofundamento do estudo em relação à associação com outras diferentes variáveis ambientais.
FORM FIELD Link Link Artigo em periódico
FORM FIELD Referência para Citação RefernciaparaCitao? SABRY, M. O. D.; SAMPAIO, H. A. de C. SILVA, M. G. C. Tabagismo e etilismo em funcionários da Universidade Estadual do Ceará. J. Pneumologia [online]. 1999, vol.25, n.6, pp. 313-320.
FORM FIELD Observação Observao Material linkado com o banco de dados do Scielo.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback