Difference: Obra767 ( vs. 1)

Revision 127 Jul 2012 - MilenaMarinho

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="Adolescencia"
<-- 
  • Set EDIT_TEMPLATE = editform
  • Set CSS =
.nav3, .sidebar {
display
none important;
} #conteudo {
width
720px important;
background
white;
} #lista_redes table td {
font-size
13px;
}

#obra-autor{ font-weight:bold;

font-size
14px;
position
absolute;
top
335px;
} .noticia-autor{
display
none important
} table {
width
720px;
} td,th,table{ border: 1px solid #CCC; font-size: 14px; background: white; } td {
padding
5px;
} th * {
text-decoration
none important;
color
black important;
font-size
12px;
} th {
text-align
left;
padding-left
5px;
background
#EEE;
} #informacoes-extras td {
padding
1px;
} h1.content1-pagetitle {
width
100%;
}

-->

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
BUSTAMANTE, Inés V. et al. 2009 Brasil, Peru, Honduras, Chile, Colômbia América Latina

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 6 Inglês

Resumo

Este estudo transversal comparou a percepção dos companheiros de usuários de drogas em uma amostra de estudantes universitários da América Latina. Os estudantes de nove universidades, localizadas em cinco países (Brasil, Chile, Colômbia, Honduras e Peru) responderam questionário que abordou questões sobre o tagagismo, álcool, maconha e cocaína. A análise foi focalizada na comparação da percepção e da realidade dos atuais usuários de drogas. Os resultados confirmaram, de forma geral, a ideia de que os estudantes superestimam o uso de drogas. Resultados inesperados foram identificados em relação ao uso de álcool. Enquanto os estudantes geralmente superestimam o uso de tabaco, maconha e cocaína, entre seus pares, estimaram com bastante precisão ou subestimaram o uso de álcool entre seus pares. Apesar desse resultado inesperado, este estudo mostra que a percepção do uso de drogas entre estudantes universitários da América Latina se comporta de maneira similar ao uso de drogas em outras localidades. Os resultados também apóiam a sugestão de que intervenções, usando retroalimentação normativa, seriam úteis para fortalecer os programas de prevenção ao uso de drogas, dirigidos aos jovens da América Latina.

Palavras Chave alcohol; tabaco; cannabis; cocaína
Link Artigo em inglês
Referência para Citação BUSTAMANTE, Inés V. et al. University students' perceived norms of peers and drug use: a multicentric study in five Latin American countries. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2009, vol.17, n.spe, pp. 838-843. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.

META FORM name="WebObraForm"
FORM FIELD Título Ttulo Normas percebidas por estudantes universitários sobre seus companheiros e uso de drogas: um estudo multicêntrico em cinco países da América Latina
FORM FIELD Autor Autor BUSTAMANTE, Inés V. et al.
FORM FIELD Ano Ano 2009
FORM FIELD FormatoDaObra FormatoDaObra Artigo em Magazine
FORM FIELD Instituição de Origem InstituiodeOrigem? Revista Latino-Americana de Enfermagem
FORM FIELD Estado Instituição EstadoInstituio? São Paulo
FORM FIELD Local Tema LocalTema? América Latina
FORM FIELD Local de Publicação LocaldePublicao? Brasil, Peru, Honduras, Chile, Colômbia
FORM FIELD Instituição Responsável InstituioResponsvel? Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo
FORM FIELD FormatoDisponivel FormatoDisponivel Texto integral
FORM FIELD Número de Páginas NmerodePginas? 6
FORM FIELD Idioma Idioma Inglês
FORM FIELD Palavras Chave PalavrasChave? alcohol; tabaco; cannabis; cocaína
FORM FIELD Resumo Resumo Este estudo transversal comparou a percepção dos companheiros de usuários de drogas em uma amostra de estudantes universitários da América Latina. Os estudantes de nove universidades, localizadas em cinco países (Brasil, Chile, Colômbia, Honduras e Peru) responderam questionário que abordou questões sobre o tagagismo, álcool, maconha e cocaína. A análise foi focalizada na comparação da percepção e da realidade dos atuais usuários de drogas. Os resultados confirmaram, de forma geral, a ideia de que os estudantes superestimam o uso de drogas. Resultados inesperados foram identificados em relação ao uso de álcool. Enquanto os estudantes geralmente superestimam o uso de tabaco, maconha e cocaína, entre seus pares, estimaram com bastante precisão ou subestimaram o uso de álcool entre seus pares. Apesar desse resultado inesperado, este estudo mostra que a percepção do uso de drogas entre estudantes universitários da América Latina se comporta de maneira similar ao uso de drogas em outras localidades. Os resultados também apóiam a sugestão de que intervenções, usando retroalimentação normativa, seriam úteis para fortalecer os programas de prevenção ao uso de drogas, dirigidos aos jovens da América Latina.
FORM FIELD Link Link Artigo em inglês
FORM FIELD Referência para Citação RefernciaparaCitao? BUSTAMANTE, Inés V. et al. University students' perceived norms of peers and drug use: a multicentric study in five Latin American countries. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2009, vol.17, n.spe, pp. 838-843. ISSN 0104-1169.
FORM FIELD Observação Observao Material linkado com o banco de dados do Scielo.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback