Difference: AtividadesProgramadas (6 vs. 7)

Revision 714 Dec 2005 - ValeriaSantos

Line: 1 to 1
 

Atividades Programadas

Changed:
<
<
aqui uma súmula das atividades programadas pelo Ciberparque e cronograma dirigido à Ação Agentes Cultura Viva (em construção)
>
>
Aqui uma súmula das atividades programadas pelo Ciberparque e cronograma dirigido à Ação Agentes Cultura Viva (em construção)
 

OFICINAS

COMUNIDADES VIRTUAIS
Fabiano e Ariston Eduão (SEC/irecê - FACED/UFBA)

Changed:
<
<
A formas de interação e conviência através da internet possibilitam que a formação de grupos, com diferentes finalidades, ocorra sem a exigência da presença de seus membros em um mesmo espaço físico. Nessa oficina estarão sendo aprensetadas as diferentes formas de interação em tempo real ou não, para a constituição de grupos de trabalho e estudo.
>
>
As formas de interação e convivência através da internet possibilitam que a formação de grupos, com diferentes finalidades, ocorra sem a exigência da presença de seus membros em um mesmo espaço físico. Nessa oficina estarão sendo apresentadas as diferentes formas de interação em tempo real ou não, para a constituição de grupos de trabalho e estudo.
  AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - MOODLE
Maristela Midlej (SEC-BA/NTE – FACED/UFBA)
Line: 23 to 23
  APRESENTAÇÕES DE CONTEÚDO - IMPRESS
Maristela Midlej Silva de Araújo (SEC-BA/NTE) Darlene Almada (FACED/UFBA)
Changed:
<
<
A exposição de conteúdos para grupos é uma necessidade em várias áreas e profissões. a possibilidade de aprensentação de idéias utilizando como suporte as tencologias digitais fazem convergir linguagens e explorar o potencial de comunicação através da multimídia. Com o IMPRESS é possível formatar apresentações de conteúdo de modo simples e rápido.
>
>
A exposição de conteúdos para grupos é uma necessidade em várias áreas e profissões. A possibilidade de aprensentação de idéias utilizando como suporte as tencologias digitais fazem convergir linguagens e explorar o potencial de comunicação através da multimídia. Com o IMPRESS é possível formatar apresentações de conteúdo de modo simples e rápido.
  EDITORAÇÃO DE TEXTO NO OPEN OFFICE
Maristela Midlej Silva de Araújo (SEC-BA/NTE) Darlene Almada (FACED/UFBA)
Line: 32 to 32
  OFICINA DE ANIMAÇÃO
Rozane Suzart
Changed:
<
<
O desenvolvimento de animações digitais,através de técnicas profissionais e criativas proporciona uma nova qualidade em multimídia para a apresentação de conteúdos para a web. A partir da oficina de animação é possível passar a expressar idéias através da linguagem digital utilizando as propriedades do filme; abrindo, exibindo uma animação, alterando velocidade de animação de formas;objetos; utilizando ferramentas gráficas, aterando formatações de texto, criando link's, trabalhando com cores, trabalhando com camadas, criando movimentos, inserindo sons e criando cenas.
>
>
O desenvolvimento de animações digitais,através de técnicas profissionais e criativas proporciona uma nova qualidade em multimídia para a apresentação de conteúdos para a web. A partir da oficina de animação é possível passar a expressar idéias através da linguagem digital utilizando as propriedades do filme; abrindo, exibindo uma animação, alterando velocidade de animação de formas;objetos; utilizando ferramentas gráficas, alterando formatações de texto, criando link's, trabalhando com cores, com camadas, criando movimentos e cenas, inserindo sons.
 

VÍDEO - A IMAGEM EM MOVIMENTO

Line: 45 to 45
  MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROS – META RECICLAGEM
Hugo Saba (CETEAD – FTC/BA)
Changed:
<
<
A inclusão socio digital está sendo desafiada a promover a formação de sujeitos críticos e construtores do conhecimento colaborativo. Na oficina de montagem equipamentos doados remontados pelos próprios alunos. A partir da oficina será possível, além de montar, configurar, expandir e consertar um computador, lidar com diferentes microprocessadores, instalar periféricos, rede e cabo de rede.
>
>
A inclusão socio digital está sendo desafiada a promover a formação de sujeitos críticos e construtores do conhecimento colaborativo. Nesta oficina os próprios alunos irão montar ou remontar equipamentos doados. Sendo possível, além de montar, configurar, expandir e consertar um computador, lidar com diferentes microprocessadores, instalar periféricos, rede e cabo de rede.
 

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (em construção)

Line: 54 to 54
 

CRIAÇÃO E EDIÇÃO MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO (em construção)

Changed:
<
<
Rozane Suzart e Moisés Gwannael de Santana (estudante de comunidação)
Com a ampliação das possibilidades de comunicação visual e a simplificação das ferramentas de edição, a criação de projetos gráficos, de diferentes peças de divulgação está cada dia mais popularizada, abrindo espaço para novos criadores. A partir dessa oficina é possível fazer logotipos, efeitos especiais em qualquer objeto, edição de imagens, recursos para serem utilizados em jornais, revistas, panfletos, cartazes, malas diretas, folders, trabalhos escolares, cartão de visitas, Banners,entre outras peças de comunicação, utilizanbdo softwares livres (inskape e outros).
>
>
Rozane Suzart e Moisés Gwannael de Santana (estudante de comunicação)
Com a ampliação das possibilidades de comunicação visual e a simplificação das ferramentas de edição, a criação de projetos gráficos, de diferentes peças de divulgação está cada dia mais popularizada, abrindo espaço para novos criadores. A partir dessa oficina é possível fazer logotipos, efeitos especiais em qualquer objeto, edição de imagens, recursos para serem utilizados em jornais, revistas, panfletos, cartazes, malas diretas, folders, trabalhos escolares, cartão de visitas, Banners, entre outras peças de comunicação, utilizando softwares livres (inskape e outros).
  INTRODUÇÃO AO LINUX
Mônica Paz, Daniela Soares, Leandro Nunes (DCC/UFBA)
Changed:
<
<
O software livre trabalha com o princípio de liberdade de uso e circulação da informação. nessa oficina o objectivo é tratar de conhecimentos básicos desse sistema operacional, como a utilização do ambiente gráfico, o gerenciamento de arquivos, a utilização de Internet, entre outros processos.
>
>
O software livre trabalha com o princípio de liberdade de uso e circulação da informação. Nessa oficina o objetivo é tratar de conhecimentos básicos desse sistema operacional, como a utilização do ambiente gráfico, o gerenciamento de arquivos, a utilização de Internet, entre outros processos.
  INFORMÁTICA BÁSICA EM LINUX
Leandro Nunes (DCC/UFBA)
Changed:
<
<
Saber lidar com informática é uma das exigência em vários campos sociais, como o mundo do trabalho, as tarefas de estudo, ou acesso a serviçoes bancários. Esta oficina é voltada para iniciantes no uso de aplicações básicas baseadas no sistema operacional linux. em software livre, como processador de textos.
>
>
Saber lidar com informática é uma das exigências em vários campos sociais, como o mundo do trabalho, as tarefas de estudo, ou acesso a serviçoes bancários. Esta oficina é voltada para iniciantes no uso de aplicações básicas baseadas no sistema operacional linux, em software livre, como processador de textos.
  MONTAGEM E INSTALAÇÃO DE RADIO WEB
Mônica Paz, Alexandre Amorim (DCC/UFBA)
Changed:
<
<
A Radio web proporciona democratização e descentralização da comunicação, criando um novo canal para que grupos possam se apropriar e expressar suas idéias e sua realidade local. nessa oficina são apresentadas as configurações necessárias, os processos e aplicativos em software livre para a distribuição das produções da rádio.
>
>
A Radio web proporciona democratização e descentralização da comunicação, criando um novo canal para que grupos possam se apropriar e expressar suas idéias e sua realidade local. Nessa oficina são apresentadas as configurações necessárias, os processos e aplicativos em software livre para a distribuição das produções da rádio.
 

PALESTRAS

O QUE É INTERNET

Changed:
<
<
Reflexões críticas sobre o impacto que a internet na sociedade e forças que atuam na definição dos seus rumos futuros, em especial no que diz respeito a conectividade no Brasil
>
>
Reflexões críticas sobre o impacto que a internet provoca na sociedade e forças que atuam na definição dos seus rumos futuros, em especial no que diz respeito a conectividade no Brasil
  INTERNET NA ESCOLA
Reflexões críticas sobre a presença da internet em escolas no contexto de tranformação da relação entre sujeitos e conhecimento.
Line: 102 to 102
 Reflexão sobre o conceito de cultura digital e os significados constrídos na comunidade sobre esse termo.

O QUE É CIDADANIA

Changed:
<
<
Vários convidados a cada semana abordam aspectos relativos a construção da cidadania, do ponto de vista conceitual e prático, voltando a análise para os espeaços de participação política local e para as questoes relacionadas aos direitos e deveres da comunidade, nas áreas de saúde, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, entre outros.
>
>
Vários convidados a cada semana abordam aspectos relativos a construção da cidadania, do ponto de vista conceitual e prático, voltando a análise para os espaços de participação política local e para as questoes relacionadas aos direitos e deveres da comunidade, nas áreas de saúde, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, entre outros.
  LIBERDADE NA ERA DIGITAL
Paulo Cezar Oliveira (Prodasal - FACED/UFBA)
Line: 139 to 139
  LEVANTAMENTO DE PERFIL CULTURAL DA COMUNIDADE
Ariston (SEC/irecê - FACED/UFBA)
Changed:
<
<
Conecer o seu próprio universo cultural faz parte das demandas para uma atuação comprometida com o seu local. o levantamento irá investigar características da comunidade do ponto de vista de acesso a bens culturais, grupos envolvidos em ações culturais, calendário de eventos, regulamentação local, políticas, espaços. Envolve como sujeitos os jovens do ensino fundamental e médio de escolas públicas, artistas, representantes do poder público local. Utiliza a aplicação de questionários, entrevistas e análise de documentos.
>
>
Conhecer o seu próprio universo cultural faz parte das demandas para uma atuação comprometida com o seu local. O levantamento irá investigar características da comunidade do ponto de vista de acesso a bens culturais, grupos envolvidos em ações culturais, calendário de eventos, regulamentação local, políticas, espaços. Envolve como sujeitos os jovens do ensino fundamental e médio de escolas públicas, artistas, representantes do poder público local. Utiliza a aplicação de questionários, entrevistas e análise de documentos.
  LEITURA E DISCUSSÃO DE LIVROS E FILMES
Ariston Eduão e Fabiano
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback