Difference: Artigo (3 vs. 4)

Revision 416 May 2007 - DaniloRCesar

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="EDCA33sem071"

Artigo em construção

Line: 6 to 6
  Estrutura Final do Artigo
Changed:
<
<
Foco - Descrever a aprendizagem colaborativa, analisar o contexto de seu surgimento e sua importância para a aprendizagem contemporânea, apresentar suas características dos pós e contras, a partir de problemas identificados no processo da aprendizagem colaborativa o artigo pretende avaliar os limites e possibilidades prática em rede na medida em é considerada muitas vezes a solução para os desafios da aprendizagem contemporânea.
>
>
Foco - Descrever a aprendizagem colaborativa, analisar o contexto e sua importância para a aprendizagem contemporânea, apresentar suas características dos pós e contras, a partir de problemas identificados no processo da aprendizagem colaborativa. O artigo pretende avaliar os limites e possibilidades da prática em rede na medida em é considerada muitas vezes a solução para os desafios da aprendizagem contemporânea.
  1. Introdução - apresentação do texto.
Line: 17 to 17
 Referências: Artigo "Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador" de Carla Simone Bittencourt1, Daiane Grassi1, Fernanda Arusievicz1, Iara Tonidandel. Neste artigo, as autoras trazem uma breve introdução sobre teorias de embasamento, através de Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Pierre Lévy. (aprendizagem_colaborativa cinted-rs.pdf)
Added:
>
>
Um desses referenciais é a teoria construtivista de Jean Piaget, segundo a qual o indivíduo constrói e produz o conhecimento através da interação com o ambiente em que ele vive, sendo nessa interação que ocorre o desenvolvimento das aprendizagens (FREITAS, 2001). Seymour Papert (1985) utiliza as idéias de Piaget para fundamentar os processos de aprendizagem que ocorrem na relação dos sujeitos com as tecnologias. Para este autor, a construção do conhecimento se dá quando o indivíduo, através do fazer, constrói objetos de seu interesse, seja o relato de uma experiência ou o desenvolvimento de um programa para computador, liberando suas potencialidades criativas, de formulação de hipóteses e de testagem de soluções. A construção de ambientes dinâmicos de aprendizagem também se baseia na teoria sócio-interacionista de Vigotsky, que aponta a cooperação como fator destacado para a promoção da aprendizagem (LUCENA, 1997). A colaboração também ganha destaque em referenciais mais contemporâneos, oriundos dos estudos da cibercultura. Dias (2000, p.157) aponta os ambientes colaborativos como extremamente poderosos para a realização das aprendizagens e para a construção do conhecimento, uma vez que se constituem a partir de elementos e sujeitos diferentes, o que dá ao sistema, ao mesmo tempo, uma unidade e uma multiplicidade, sem a possibilidade de transformar o múltiplo em um, nem o um em múltiplo.
 4. Vantagens - aprofundamento das características dessa aprendizagem (construção coletiva, interatividade, rompimento de limites) ROSA

5. Distinção ambientes colaborativos, interface, ferramentas, exemplos, novos ambientes (ambientes na web, ambientes de imersão, ambientes colabotarivos, etc) ROSA

 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback