Difference: Categ (35 vs. 36)

Revision 3629 Jun 2009 - JoseliaSantos

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="AtiJoselia"
  Um Computador por Aluno (UCA) Computador Portátil para professores
Conceito de Inclusão Digital
<-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->

Ao analisarmos os materiais sobre o UCA percebemos que o conceito de inclusão digital que permeia o projeto é o de permitir a cada aluno de escolas públicas o acesso ao uso das tecnologias através de laptops, possibilitando o uso pela família de cada aluno e também o acesso a serviços do governo eletrônico disponíveis on line. Porém, sabemos que o conceito de inclusão digital não se limita apenas a isso. Estar incluído significa a pessoa ser capaz de questionar, participar, produzir, decidir, transformar, no meio social em que vive, o que acaba levando o sujeito a produzir informações, conhecimentos, a participar ativamente na dinâmica contemporânea, fazendo uso das redes e conhecendo várias culturas (BONILLA, 2002, p. 46). Dessa forma, pensamos que não basta apenas o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Além dos alunos saberem usar e manejar o laptop, é necessário que eles também aprendam a buscar serviços, criar e produzir informações e conhecimentos, pois isso poderá potencializar muito mais o Programa Um Computador por Aluno.

<-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->

AMBIENTES DE APRENDIZAGEM . O Programa Um Computador por Aluno começará em 2008 em 300 municípios . 2007. Disponível em: http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?pub_id=8926 . Acesso em 14 de agosto de 2008.

BONILLA , Maria Helena. Inclusão Digital e Formação de Professores. Revista de Educação (Departamento de Educação da FACUL - Lisboa), vol XI, nº1, 2002.

LACERDA , José. O Projeto Um Computador por Aluno (UCA) . 2007. Disponível em: http://www.certi.org.br/~jcl/UCA/Apresentacao_UCA_RepresCERTI.pdf . Acesso em 22 de setembro de 2008.

Promover a inclusão digital de professores que estão atuando nas escolas da rede pública e privada de educação básica, profissional e superior, através do acesso ao computador portátil.
Line: 22 to 22
 

Explicações, interpretações

e representações dos professores

Escola Luciana de Abreu (RS) - A coordenadora pedagógica da escola, kattar Fadel Misoczky, é a responsável por adaptar o currículo escolar às novas tecnologias. Ela explica que o projeto pedagógico da escola está sendo reformulado por causa da chegada dos laptops do UCA. Para o diretor Iron Rodrigues Otaña, as mudanças mais significativas foram três: maior interesse dos alunos pela escola (os alunos que tinham pro-
blemas de comportamento estão chegando mais cedo à aula), as salas ganharam uma nova configuração( no lugar de cadeiras enfileiradas, agora têm-se grupos de quatro a cinco alunos) e as atividades tiveram um planejamento mais dinâmico (os professores estão aprendendo a mexer na máquina juntamente com os alunos e aos poucos estão mudando o jeito de ensinar e o de aprender). A professora Tânia de Castro Oliveira, da 4ª série, nos informa que o máximo uso do computador que ela tinha feito até a chegada dos laptops era a de digitar provas. Para a professora Janina Antonioli Pires, da 6ª série, a possibilidade de trabalhar com diferentes gêneros textuais (científicos, jornalísticos, literários, e até os informais dos blogs) na sala de aula é o sonho de todo professor de Língua Portuguesa.

Escola CIEP 77 em Piraí (RJ)- o professor de matemática, Lúcio Heleno Israel, afirma que os laptops melhoraram as atividades dos alunos na sala de aula. "No dia que as crianças receberam os laptops, houve uma mudança absurda. Eles ficaram tão concentrados a ponto do diretor andar pela escola e achar que as salas estavam vazias".

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO . Alunos recebem 400 laptops em Piraí (RJ). 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=9001. Acesso em 01 de setembro de 2008.

Colégio Dom Alano (TO)- A diretora Lívia Júnia Moreira, afirma que o UCA vai proporcionar inclusão digital na escola e que os computadores servirão para ajudar no aprendizado dos alunos. "Sabemos do grande desafio que a escola terá, mas vamos aproveitar este recurso para aprimorar o ensino dos nossos alunos".

BOTELHO, Milena , CAVALCANTE, João Lino . Secretaria da Educação e Cultura. Governo do Tocantins. Projeto de Inclusão digital será implantado no Colégio Dom Alano. 2007. Disponível em: http://www.seduc.to.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=861&Itemid=10. Acesso em 22 de dezembro de 2008.

 
Expectativas do Pesquisador
<-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->

O pesquisador José Lacerda( CERTI) espera com a implantação do UCA nas escolas, a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, incluindo maior acesso à informação por estudantes e suas famílias, maior uso da informática por professores e mudanças na rotina escolar; Diminuição do índice de evasão escolar por meio da motivação do uso da tecnologia e maior integração entre a escola e a cominidade; Acesso dos estudantes a outras culturas.

LACERDA , José. O Projeto Um Computador por Aluno (UCA) . 2007. Disponível em: http://www.certi.org.br/~jcl/UCA/Apresentacao_UCA_RepresCERTI.pdf . Acesso em 22 de setembro de 2008.

 

Explicações, interpretações

e representações do pesquisador

<-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->

Para Mauro Cavalcanti Pequeno (UFC) , consultor do projeto, “o UCA não é nada mais do que uma ferramenta, uma maneira de se trabalhar a informática na educação, certo que ele tem algumas particularidades mas isso não dissocia de outras ferramentas também que se pode fazer, o importante é a proposta que se pode explorar com ele”. Ele ainda acrescenta que há uma perfeita sintonia entre o UCA e outros projetos da SEED/MEC, tais como PROINFO e o Mídias na Educação. Segundo o educador, o PROINFO foi identificado pelo grupo de formação como um programa base para que iniciantes possam inciar o Projeto UCA. Ele explica que o PROINFO integrado tem a fase mais instrumental que dá introdução ao professor sobre as tecnologias, dirige o docente ao portal do professor e apresenta outras ferramentas que ele pode utilizar, seja os computadores dos laboratórios ou os computadores móveis. Já em relação ao Mídias na Educação, ele acredita que esse programa dá uma introdução ao uso pedagógico das mídias, o que é uma boa oportunidade para se trabalhar junto ao UCA, pois as máquinas são adaptadas para o uso das mídias (os laptops possuem câmera, gravador, acesso a internet, e tem várias facilidades que o programa Mídia explora). “O trabalho colaborativo é muito explorado no Proinfo integrado e também no Mídias e esse uso do Mídias com a mobilidade dos computadores e um maior número de acesso potencializará tudo isso. Acreditamos até que vai ter mais facilidade do que as escolas que tem apenas laboratórios para poder trabalhar nestes dois programas” .

WEBCURRÍCULO . Podcasts do Projeto UCA em todo o Brasil . 2008. Disponível em: http://webcurriculo.wordpress.com/2008/09/27/podcasts-do-projeto-uca-em-todo-o-brasil/#more-940. Acesso em 09 de outubro de 2008.

Já a coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC), da (UFRS), Léa Fagundes, afirma que “o laptop não é apenas um computador pessoal em miniatura mas uma ferramenta para a Educação.Ela ainda acrescenta que "são 30 anos de pesquisa sobre a relação entre o pensamento do aprendiz e a máquina”.

As perspectivas que Pedro Andrade- SEED/MEC vê com relação ao UCA no desenvolvimento de pesquisas, são que "o projeto necessita da pesquisa para poder ter a inovação, e que a inovação deve se constituir diante do piloto, na medida em que há necessidade de construção de referenciais curriculares".

WEBCURRÍCULO . Podcasts do Projeto UCA em todo o Brasil . 2008. Disponível em: http://webcurriculo.wordpress.com/2008/09/27/podcasts-do-projeto-uca-em-todo-o-brasil/#more-940. Acesso em 09 de outubro de 2008.

Para a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do UCA em São Paulo, Roseli Lopes, a maior dificuldade encontrada na Escola Municipal Ernani Silva Bruno foi com a distribuição dos laptops. A escola tem 1,2 mil alunos e tinha apenas 400 computadores. Por conta disso, a escola teve que fazer agendamento e rodízio dos computadores entre os alunos. Roseli também nos informa que com a chegada dos computadores na sala de aula será necessário refazer os projetos políticos-pedagógicos.

De acordo com Espartaco Madureira Coelho, diretor do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), o projeto-piloto vai avaliar a funcionalidade pedagógica da máquina em sala de aula. Ele afirma que, "será possível avaliar questões como capacitação de professores, funcionalidade, condições de uso, interatividade entre os alunos e segurança dos aparelhos na escola".

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO . Portal Mundo Acadêmico. Projeto-piloto vai iniciar programa Um Computador por Aluno. 2007. Disponível em: http://mundoacademico.unb.br/conteudos/?cod=111111644. Acesso em 01 de setembro de 2008.

 
Changed:
<
<
     
     
>
>
Inovação    
Possibilidades    
Suporte técnico    
Critérios para participação no projeto    
Trocas de experiências    
Processo de aquisição das máquinas    
Avaliação das máquinas    
Políticas Públicas    
 
     
\ No newline at end of file
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback