Difference: ConhecendoSalvador (2 vs. 3)

Revision 331 Jul 2008 - AlessandraPicanco

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="WebIncubadora"
até 01/08
Edital 05/2008 FAPESB
Line: 7 to 7
 

Conhecendo Salvador através dos fortes históricos

Coordenador

Added:
>
>
João augusto Lima de Oliveira
 

N. do pedido

Line: 24 to 25
  Conhecendo Salvador através dos fortes históricos

Autoridade máxima da instituição

Changed:
<
<
Directora geral Raimunda Lúcia Belens
>
>
Raimunda Lúcia Belens
 

Cargo da autoridade máxima

Changed:
<
<
>
>
Diretora
 

CPF do vice-coordenador

Line: 42 to 43
 

Carga horária semanal dedicada ao projeto pelo coordenador

Changed:
<
<
>
>
8h
 

Data de início

Changed:
<
<
31/07/2008
>
>
31/09/2008
 

Data de final prevista

Changed:
<
<
>
>
31/12/09
 

Palavras-chave

fortes historicos
Added:
>
>
história da Bahia protagonismo juvenil tecnologias da informação e comunicação
 

Resumo do projeto (5000 caracteres)

Changed:
<
<
Esse projeto pretende aprximar os jovens das escolas publicas de Salvador,neste caso o Colégio Manuel Devoto,da grandiosa historia da cidade,conhecendo os seus sítios historicos seus edificios centenarios.E o mais importante, fazer viva a historia em nosso dia-dia. Os fortes ainda presentes podem ser palco da construção de uma nova identidade ligando o passado ao presente dos nossos jovens .O projeto visa levar em numero de 40 jovens estudantes do Manoel Devoto há 11 fortes espalhados na costa da cidade,sende que 2 fora de Salvador. Visa entender sua locação geografica,sua importancia social,politica,economica para o crescimento da nossa cidade.
>
>
Esse projeto pretende aproximar os jovens do Colégio Estadual Manuel Devoto da grandiosa história da cidade de Salvador e da produção científica sobre a sua origem, determinantes econômicos, sociais, políticos e culturais, através do reconhecimento dos seus sítios históricos e edifícios centenários, bem como da análise de registros históricos, buscando tornar viva a historia em nosso dia-a-dia.
 
Changed:
<
<
Na origem dessa proposta
>
>
Os imponentes fortes históricos que fazem parte da paisagem da nossa cidade tiveram um papel importante para a formação da cidade, mas não só pela necessidade de defesa das terras, uma vez que em torno deles a cidade pulsava e era erguida, tendo esse tipo de construção e sua atividade um a referencia para a dinâmica que se instituía naquele espaço a cada momento hirstórico. Atualmente, os locais que preservam o forte, com uma finalidade diferente da original, fazem desse espaço um palco da construção de uma nova identidade, ligando o passado ao presente dos nossos jovens. O projeto visa criar oportunidades para que um grupo de jovens estudantes do Manoel Devoto conheça a sua própria história através do estudo da histórico desses monumentos espalhados na costa da cidade e compreendam o impacto que eles provocaram e provocam no cotidiano e no imaginário dos grupos sociais que ocupam o seu entorno. Para isso terão acesso aos registros históricos e também ao espaço físico dessas construções, discutindo a sua locação geográfica, sua importância social, política, econômica para o crescimento da nossa cidade. Em especial destacamos todo o imaginário histórico que podemos construir com depoimentos dos moradores mais antigos sitiados próximo aos fortes, o crescimento populacional dos bairros, a teia de ligações urbanas e interpessoais da Bahia desde os tempos coloniais até os dias atuais.

Essa proposta tem um caráter interdisciplinar, articulando áreas como História, Geografia, Línguas, Turismo, Informática e Cinema. Os alunos irão se apropriando da linguagem histórica para explicar a construção dos fatos e, ao mesmo tempo, cercarem-se dos conhecimentos da geografia pra entender o espaço da linguagem para entender o espaço, dos saberes sobre a linguagem para a compreensão dos fatos e para a construção dos textos em português, espanhol e inglês, dos aspectos do turismo, cinema, tecnologias como internet e o audiovisual.

 
Deleted:
<
<
Também destacamos todo o imaginário historico que podemos construir com depoimentos dos mais velhos sitiados proximos os fortes,o crescimento populacional dos bairros,a teia de ligações urbanas e interpessoais da Bahia desdes os tempos coloniais até os dias atuais.
 

Impacto geral (3000 caracteres)

Changed:
<
<
Acreditamos que um projeto como este poderá gerar uma onda de civismo e de respeito pelo bem publico uma onda de diminuição do vandalismo e depredações,bem como,concretizar o teorico historico com o concreto pedogogico.Viabilizando os jovens a perceber-se como elemento da história.E que suas ações enquanto cidadãos conscientes podem preservar o legado historico para as futuras gerações. Pode também fortalecer o sentimento de pertencimento de que o publico pode muito bem cuidar do publico e vejo que a escola é a base deste recomeço.A escola pode estender os seus tentaculos por vias publicas.
>
>
Acreditamos que um projeto como este poderá gerar uma onda de civismo e de respeito pelo bem público, uma onda de diminuição do vandalismo e depredações, bem como, concretizar a articulação entre o teórico-histórico e o concreto-pedogógico. Assim, os jovens serão provocados a perceberem a si mesmos como elemento da história, colaborando como um sujeito ativo para a sua construção. Desse modo, poderão desenvolver ações enquanto cidadãos conscientes aptos a preservar o legado histórico para as futuras gerações.

Essa vivência de construção de conhecimento no campo das ciências humanas, especificamente da História, também poderá fortalecer o sentimento de pertencimento, a noção de que o público pode muito cuidar do público. O desenvolvimento dessa pesquisa e vejo que a escola é a base deste recomeço. A escola pode estender os seus tentáculos por vias publicas.

A parceria com a Universidade Federal da Bahia também irá significar um impacto positivo uma vez que serão criadas oportunidades de uma maior articulação entre o que se faz no espaço acadêmico e o que é realizado na escola básica, integrando as ações, os sujeitos, os esforços em prol da melhoria da qualiade de ensino no sistema público.

 
Changed:
<
<
Ampliação do debate sobre mecanismos de popularização da ciência no Estado da Bahia e no Brasil, através da divulgação de resultados em eventos científicos, em especial organizados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em fóruns científicos nos campos da ciência da computação, comunicação e educação;
>
>
Esperamos que a proposta sirva à ampliação do debate sobre mecanismos de popularização da ciência no Estado da Bahia, através da divulgação de resultados em eventos científicos, em especial organizados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e na Semana Nacional, em fóruns científicos nos campos da ciência da computação, comunicação e educação;
  Geração de subsídios para a promoção de políticas públicas educacionais, de ciência e tecnologia, através da divulgação de resultados em espaços de reflexão e definição de políticas e da produção de relatórios e artigos técnico-científicos;
Abertura de campos de investigação e fortalecimento da linha de pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias, com ampliação do arcabouço teórico, prático e metodológico do grupo, bem como da integração de suas ações de extensão, pesquisa, formação na graduação e pós-graduação;
Line: 182 to 187
 

Metodologia

Added:
>
>
Esse projeto de pesquisa será operacionalizado a partir da formação de grupos de estudantes do Ensino Médio, que receberão instruções iniciais sobre a pesquisa no campo da história, noções sobre história do Brasil e da Bahia e orientações sobre as estratégias de observação e coleta de dados a ser desenvolvida no campo de pesquisa. O universo é de 40 alunos do colégio Estadual Manoel Devoto que irão investigar a história de 11 fortes, sendo que dois deles estão situados fora de Salvador, às margens da Baía de Todos os Santos. Serão realizadas aulas in loco (visitações), aulas expositivas, leitura de mapas e textos, leitura de fotografias e gravuras, leitura de documentos históricos, vídeos e filmes que abordam os temas da pesquisa.
  Para o desenvolvimento da produção audiovisual e multimídia nas escolas por alunos e professores, sustentados por dois eixos norteadores que irão conduzir o campo das ações: A autoria – os alunos devem produzir conforme as suas culturas, estéticas e demandas individuais ou coletivas, e a inovação – compreendendo, neste sentido, a ruptura com as estéticas e padrões culturais, educativos e comunicacionais já estabelecidos pela mídia e pelas escolas.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback