Powered by TWiki
RadioFACED > AHistoriaDaComunicacao (1 vs. 3)
TWiki webs: Main | TWiki | Sandbox?   Log In or Register

Changes | Index | Search | Go
 <<O>>  Difference Topic AHistoriaDaComunicacao (3 - 23 Mar 2006 - MonicaPaz)

em construção
  • 18877: Thomas Edison cosntrói o primeiro fonógrafo, aparelho que reproduzia sons gravados em cilindros cobertos de stanho;
  • 1888: o gramofone, projetado por Emile Berliner, seguia o mesmo princípio do fonógrafo, mas substituía os cilindros por discos;
  • 1900: O pesado disco de 78 rpm (rotações por minuto), feito de gomalaca, tinha sulcos largos e requeria agulhas idem. Cada lado comportava 3 minutos de gravação;
  • 1931: Também conhecidos como LPs (long playing), os discos de 33 1/3 rpm eram feitos de vinil. A partir de 1948 já podiam conter até 60 minutos.
  • 1963: as fitas cassete, inquebráveis e baratas, foram a primeira mídia a permitir cópias ilegais de albúns;
  • 1970: O norte-americano Ray Dolby cria o primiero sistema de redução de ruídos para reproduções. A empresa continua líder no ramo;
  • 1979: Esforços combinados da Philips (processo de manufattura) e da Sony (tecnologia laser), deram origem ao primeiro CD;
  • 1998: Surge o Rio PMP 300 primeiro MP3 player portátil. A RIAA, associação da indústria fonográfica dos EUA, tentou impedir a produção, sem sucesso;
  • 1999: O lançamento do programa P2P? (usuário a usuário) Napster abre as portas para a troca de arquivos musicais pela internet
  • 2001: Inicialmente com 5GB de memória o iPod, da Apple transformou-se em exemplo de portabilidade. Hoje já existem players com 40 GB.

<<O>>  Difference Topic AHistoriaDaComunicacao (2 - 21 Mar 2006 - MonicaPaz)

Comunicação: Histórico

A ar é um suporte mais dinâmico e democrático do que as folhas de papel. Com os veículos "de massa", é possível atingir uma multidão de anônimos. As ondas do rádio encurtam distâncias. O telégrafo e o telefone possibilitam a comunicação isntâtanea - com a interação quase imediata de emissor e receptor - e, por isso, funcioanm quase como extensões do corpo.
  • **:
  • 1835: o telégrafo elétrico é inventado por Samuel Morse
  • 1876: Alexander Graham Bell patenteia o telefone elétrico
  • 1887: Emile Berliner inventa o gramofone
  • 1894: O italiano Marconi inveta a o rádio. Trinta anos depois, o veículo está no auge da sua popularidade
  • 1899: primeira gravação magnética, ponto de partida de fitas cassete
  • 1948: inventado o LP de vinil de 33 rotações

5 A ilusão do mundo real

A comunicação audio-visual poupa-nos o esforço da imaginação. Da urgência de captar o movimento de uma sociedade industrializada, surge a fotografia. Logo o cinema cria a ilusão do movimento real. A TV traz o mundo para dentro da sala - e, com ele, as mensagens publicitárias. Há uma nova maneira de perceber o planeta: é o começo da globalização.

• 1827: Joseph Nicéphore Niéce faz a primeira fotografia de que se tem notícia
  • 1888: aparece a câmera fotográfica de filme de rolo
  • 1895: os irmãos Lumière invetam o cinema na França
  • 1910: Thomas edison faz a demostração do primeiro filme sonoro
  • 1923: a televisão é inventada por vladimir Kosma Zworykin
  • 1927: primeira transmissão de televisão na Inglaterra
  • 1934: inventado o videotape

6 Tudo ao mesmo tempo agora

O mundo virtual é um imenso arquivo de dados sempre disponível. Não há fronteiras: tudo está ligado em rede planetária. E um minúsculo aparelho é capaz de nos dar acesso a todo esse universo. Os impactos da internet mudam as relações de trabalho, o aprendizado e a vida social. É preciso rever alguns conceitos,liberdade de expressão.

• 1971: surge o primeiro disquete de computador
  • 1981: vendido o primeiro PC da IBM
  • 1994: nasce a World Wide Web
  • 1976: inventado o computador pessoal Apple I

em construção

• Super Interessante. Edição 209 - janeiro de 2005
    • Infográfico de Bianca Grasseti, Stefan, Edward Pimenta Jr e Bárbara Soalheiro
  • Revista Super Interessante. Edição 209 - janeiro de 2005
    • Infográfico "A História da Comunicação" de Bianca Grasseti, Stefan, Edward Pimenta Jr e Bárbara Soalheiro
  • Revista Galileu. N° 165 - abril de 2005
    • Matéria "O som também é nosso" de Camila Artoni. Quadro cronológico "Metamorfose: O Caminho Percorrido pelas Mídias de reprodução"
  -- MonicaPaz - 21 Mar 2006

<<O>>  Difference Topic AHistoriaDaComunicacao (1 - 21 Mar 2006 - MonicaPaz)

Comunicação: Histórico

em construção add umas fotos antigas

A História da Comunicação

1 Só no papo

A fala surge quando gestos, expressões faciais e o uga-uga da Pré-História não são mais suficientes.

2 A mensagem eternizada

A escrita libera o cérebro da necessidade de memorizar. Com ela, o saber pode ser acumulado fora do corpo e é possível deixar registros que serão vistos mesmo depois da morte. A palavra escrita torna-se sagrada e os livros, pilares das religiões.

• 8000 a.C.: as primeiras inscrições nas cavenas são dessa data
  • 4000 a.C.: já havia serviço de correios entre os chineses
  • 3500 a.C.: os egípcios criam os hieróglifos

3 Reprodução em série

A prensa inventada por gutenberg em 1452, permitiu a reprodução fiel e a difusão de uma mesma mensagem. Os aconteciemntos circulam com rapidez. notícias ganharam alcance continental, de forma periótica. instala-se a idéia da liberdade de impresa: é preciso dizer tudo.

• 305 d.C.: primeiras prensas de mateira inventadas na China
  • 1450: jornais aparecem na Europa