Difference: GRUPOI (26 vs. 27)

Revision 2721 Nov 2005 - LindeteMachado

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="PageGrupo1"

Texto Coletivo

Line: 75 to 75
  O Governo Eletrônico é um programa de inclusão social do Governo Federal coordenado pelo Ministério das Comunicações, que utiliza ferramentas de tecnilogia da informção para promover inclusão digital em todos os estados brasileiros. Para o GESAC não basta apenas levar equipamento e conexão para comunidades carentes.É preciso levar serviços e metodologias de trabalho que permitam mudar realidade de cidadãos. Por isso, a base de trabalho do GESAC foi desenvolvida a partir de uma cesta de serviços em software livre que complementa a conectividade via satélite. Com um sinal de alta velocidade de 2Mb por ponto de presença de serviços de e-mail, escritório, laboratório virtual, hospedagem de páginas e canal de notícias diversas comunidades excluídas das rede de telecomunicações provem seu desenvolvimento econômico cultural e pedagógico. Atualmente o programa atinge 3 200 comunidades, entre escolas municipais e estaduais, sindicatos e ONGs.
Added:
>
>

Casa Brasil

O projeto Casa Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que reune esforços de diversos ministérios, órgaos públicos,bancos e empresas estatais para levar inclusão digital, cidadania, cultura e lazer às comunidades de baixa renda. O objetivo é criar um equipamento público com diversos módulos em que se realizam atividades em torno dos temas "Inclusão Digital e Sociedade da Informção". Nesse espaço, as pessoas podem fazer uso intensivo das tecnologias da informção e da comunicação. Capacitando-se então, os segmentos excluídos da população para inserção crítica na Sociedade do Conhecimento, buscando superar e romper a cadeia de reprodução da pobreza.

Cultura Digital

O objetivo desse Programa Federal é o compartilhamento das produções simbólicas e conhecimento tecnológico gerados pela ação autonôma, em rede, dos Pontos de Cultura - rede de articulação e disseminação de iniciativas criadoras do Ministério da Cultura. Faz parte do Programa Cultura e Viva. O público alvo são as populações de baixa rendam, habitando áreas com escassa ofertas de serviços na área da Cultura, tanto nos grandes centros como nos pequenos municípios, estudantes da rede básica de ensino; comunidades indígenas, rurais e quilombolas; além de agentes culturais, artistas, professores e militantes que desenvolvem ações no combate à exclusão social e cultura digital.

As diretrizes do programa são interligações locais e promover uma intensa troca de experiências e comunicação a partir de tecnologia e da cultura digital, de forma a dar vazão à interatividade e uso pleno da Internet.

Garagem Digital

É um programa que utiliza a tecnologia da informação e comuncação como ferramenta de inclusão digital e social. A idéia de investir em um programa de inclusão digital para jovens surgiu em 2000 a partir de discussões entre HP/Brasil e a Fundação Abrinq.

Os dois parceiros buscavam meios de usar a tecnologia como ferramenta para capacitação de jovens. A proposta era promover a inclusão digital de grupos juvenis fortalecendo suas potencialidades, estimulando a criatividade, a tolerãncia, o senso de responsabilidade e a capacidade de tabalhar em equipe. Com a parceria consolidada, desenvolveu-se, de setembro de 2001 a julho de 2002, o projeto piloto, beneficiando 120 jovens, de 14 a 24 anos, que assumiram o desafio de ao mesmo tempo em aprendiam a trabalhar com a tecnologia da informação e comunicação construiam o portal da Associação Meninos do Morumbi na Internet.

Identidade Digital

O Programa Identidade Digital é construído por uma equipe de profissionais, vinculados à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia. Seu objetivo é articular e coordenar ações que promovam oportunidades de desenvolvimento espacial equilibrado e de inclusão social, através da democratização do acesso da populaçao aos recursos da informática e da Internet em todas as regiões desse Estado e para todas as camadas sociais.

Conta para isso, com alguns projetos, como a implantção de infocentros, a capacidade digital, pesquisa, desenvolvimento e aplicação de softwares livres, computadores e plataformas computacionais de baixo custo, além de um movimento de mobilização e sensibilização.

A inclusão digital tem recebido atualmente bastante atençao por parte do Governo Federal.

Dados recentes do Ibope sobre a exclusão no Brasil mostra que 79% dos brasileiros nunca mexeram em computador, 89% nunca acessaram Internet, só 14% têm contato regular com o universo da informática isso demonstra que o Brasil ainda tem muito o que fazer para diminuir as desigualdades sociais ou fosso digital.

 
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback