Difference: PedagogiaDoA-con-tecer (27 vs. 28)

Revision 2804 Apr 2006 - ZilmariaRocha

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="WebAtividadesCiclo4"

PEDAGOGIA DO A-CON-TECER

Line: 107 to 107
 
Deleted:
<
<
TEXTO PRODUZIDO EM 03-04-06 Maria Cristina Dora Lucia Zilmaria
 
Added:
>
>

TEXTO PRODUZIDO EM 03/04 de abril de 2006

Maria Cristina Cordeiro, Dora Lúcia e Zilmária Rocha.

  ---++++Pedagogia do A-con-tecer

A-con-tece

Line: 125 to 127
 TECER entrelaçar – tramar – compor – travar – urdir – gerar – fazer aparecer – fazer teias – formar-se – organizar-se – entreter-se.
Changed:
<
<
O curso de Pedagogia do Projeto UFBA/Irecê tem contribuído bastante para a formação: intelectual, profissional e pessoal dos professores da Rede Municipal, possibilitando percursos de formação docente, pautados na produção individual e coletiva de conhecimento e em propostas de ação pedagógica, a partir da discussão sobre a complexa relação entre pessoas, máquinas, natureza e grupos sociais. Para essa relação acontecer nos processos de ensinar e aprender, foram criados,alem dd outras atividades, Grupos de Estudos Acadêmicos, com o objetivo de promover um estudo mais profundo sobre temas emergentes.
>
>
O curso de Pedagogia do Projeto UFBA/Irecê tem contribuído bastante para a formação: intelectual, profissional e pessoal dos professores da Rede Municipal, possibilitando percursos de formação docente pautados na produção individual e coletiva de conhecimento e em propostas de ação pedagógica, a partir da discussão sobre a complexa relação entre pessoas, máquinas, natureza e grupos sociais. Para essa relação acontecer nos processos de ensinar e aprender, foram criados, alem de outras atividades, Grupos de Estudos Acadêmicos, com o objetivo de promover um estudo mais profundo sobre temas emergentes.
 
Changed:
<
<
A atividade, Uma viagem pela emergência realizada durante o ciclo III do curso de Pedagogia do Projeto UFBA/Irecê, emergiu DA necessidade de ampliar os conhecimentos acerca do conceito de emergência nos cenários da aprendizagem. Surge, então, a Pedagogia do A-Con-Tecer, um estudo voltado para esta reflexão.
>
>
A atividade, Uma viagem pela emergência, realizada durante o ciclo III do curso de Pedagogia do Projeto UFBA/Irecê, emergiu da necessidade de ampliar os conhecimentos acerca do conceito de emergência nos cenários da aprendizagem. Surge, então, a Pedagogia do A-Con-Tecer, um estudo voltado para esta reflexão.
  O desencadear das discussões surgidas a partir do livro Emergência: A vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares de Steven Johnson,elucidou como a inteligência coletiva é sucedida por um "comportamento emergente", ou seja, o que acontece quando um sistema interconectado de elementos relativamente simples se auto-organiza para formar um comportamento mais inteligente, capaz de se adaptar às circunstâncias externas.
Changed:
<
<
A formiga rainha tem como função a reprodução. As formigas se auto-organizam, daí a semelhança com os cérebros, cidades, softwares e educação." Embora, rainha seja uma palavra que lembra sistemas políticos humanos ( ...) a rainha não é uma figura de autoridade" ( GORDON apud JONHSON, 2003, 22 ).Essa é a semelhança com a educação, pois muitos ocupam posição de liderança, no entanto, não têm autonomia para isso, e mais uma vez faz necessário chamar atenção para a horizontalidade que defende: Tem poder, quem tem iniciativa. O poder precisa de pessoas que saibam o que realmente precisam fazer, pessoas com a síndrome da formiga rainha, não servem ao poder porque não têm autonomia para desenvolver derminadas idéias.
>
>
A formiga rainha tem como função a reprodução. As formigas se auto-organizam, daí a semelhança com os cérebros, cidades, softwares e educação." Embora, rainha seja uma palavra que lembra sistemas políticos humanos ( ...) a rainha não é uma figura de autoridade" ( GORDON apud JONHSON, 2003, 22 ).Essa é a semelhança com a educação, para isso, mais uma vez, se faz necessário chamar atenção para a horizontalidade que defende: não precisa ter poder, para ter iniciativa. O sistema necessita de pessoas que saibam o que realmente precisam fazer, pessoas com a síndrome da formiga rainha, que embora exerça uma função primordial ela interage no processo da horizontalidade, desempenhado suas funções de forma harmoniosa e competente.
  Na organização de um formigeuiro , mesmo existindo divisão de trabalho, não há hierarquias , cada integrante executa as funções inatas à sua espécie, essa sociedade cibernética não se compara a uma sociedade de superação. A idéia de Steven Johnson não é indicar uma sociedade ideal é relamente demonstrar como cada uma funciona nas suas especificidades.

A emergência defendida pelo autor poderá ser comparada aos "geiseres" que emergem nos seus cenários, mas não demarcam onde irão aparecer.

Changed:
<
<
O que embasa a emergência é a adaptação ao inesperado. O que emerge de um efeito botom-up não comporta uma organização top-down. uma sala de aula por exemplo: o aluno sai de casa com a idéia (na maioria das vezes influenciado por alguém) que na sala de aula tudo deve ser "super organizado", não brigar, não correr, não xingar o professsor... é mais ou menos assim no "primeiro" dia de aula, antes do recreio, porque após o recreio a coisa muda.
>
>
O que embasa a emergência é a adaptação ao inesperado. O que emerge de um efeito botom-up não comporta uma organização top-down. Uma sala de aula por exemplo: o aluno sai de casa com a idéia (na maioria das vezes influenciado por alguém) que na sala de aula tudo deve ser "super organizado", não brigar, não correr, não xingar o professsor... é mais ou menos assim no "primeiro" dia de aula, antes do recreio, porque após o recreio a coisa muda, pela espontaneidade que acontece na emergência.
  A primeira idéia interiorizada da sala de aula "certinha" é uma idéia, parece, da complexidade desorganizada, pois certamente ninguém vai ficar ouvindo alguém falar por aproximadamente 4h, concordar todo o tempo, ficar sentado durante horas...uma mente não ficará presa somente a um pensamento, portanto, não devemos ver a sala de aula como algo "parado". O que então, é chamado de "bagunça" poderá vir a ser uma "complexidade organizada"; uma rebeldia poderá ser transformada em uma indicação para que se trabalhe com o "inesperado", que o professor se adapte com o que a cada momento emerge, e não que esteja preparado para enfrentar a situação, ao inesperado.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback