Economia Solidária e desenvolvimento sustentável em comunidades indígenas

Objetivos
Pretende-se nessa oficina apresentar uma nova forma de fazer economia com ênfase no desenvolvimento local de suas nações, propiciando a prática desta outra economia visando a sustentabilidade financeira.

A quem se destina
A Oficina se destina a índios e índias com idade superior a 16 anos que tenham conhecimentos básicos em informática e que tenham disponibilidade de 3 horas semanais durante três dias, ou seja, serão três encontros na semana com duração de 1 hora. É necessário demonstrar abertura para conhecer outro modelo de desenvolvimento.

Metodologia
A oficina será feita a distância, com três encontros por chat durante a semana, cada um de uma hora. O curso contará com mostra de vídeos e apresentações, aulas explicativas, exercícios via internet e jogos. Os dois primeiros encontros da semana (segunda e quarta) serão vostados mais à discussão e descoberta dos conteúdos, na sexta-feira haverá vivências através de exercícios, jogos e outras atividades. No final de cada atividade será realizadoa uma revisão do que aconteceu e o aluno deverá elaborar suas críticas e opiniões a respeito. No decorrer dos encontros será pensado para que e como construir a Economia Solidária nas nações, e como estas podem se desenvolver. A interatividade e a avaliação processual são preocupações que se fazem presentes. Também será necessário o envolvimento com o curso fora do horário dos chats.

Conteúdo
- Modelo econômico capitalista X Economia Solidária
- Introdução à Economia Solidária
- Desenvolvimento local
- Prática de Economia Solidária

Critérios de Avaliação
Ao final da oficina o aluno deve reconhecer algumas características básicas da Economia Solidária, o que será verificado através de:
- Atividades de escrita e interpretação. Por exemplo, escrever o que ele entende sobre Economia Solidária e seus valores;
- Exercícios variados ao longo das atividades;
- Assiduidade, pontualidade e presença;
- Auto-avaliação.
A avaliação, mais do que "dar notas" ao aluno, serve como instrumento para que o oficineiro possa, constantemente, dar melhores direcionamentos às atividades e avaliar sua atuação na construção coletiva do conhecimento sobre Economia Solidária.

Cronograma
Contaremos com 4 momentos, o primeiro de sensibilização para introduzirmos o tema da Economia Solidária (EcoSol? ), depois falaremos da Economia Solidária em geral e seus principios, para daí vermos na Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento local, e por último focaremos em como a Economia Solidária pode se manifestar em cada nação. A primeira aula contará primeiramente com uma apresentação e de como será a avaliação.

Segue abaixo cronograma, por aula, com todas as atividades e os resultados esperados.
1. Sensibilização a Economia Solidária. Apresentação lúdica e auto explicativa sobre a situação atual do mundo e ir afunilando até a realidade dos índios e debater sobre o porque desta situação. Verificação de que o mundo está passando por graves problemas e como estes se refletem na vida de todos.
2. Sensibilização à Economia Solidária. Quais as crises atuais do mundo? Crise da sociabilidade e da natureza (filme: Ilha das Flores). Fazer também neste momento o paralelo com as suas realidades. Perceber a necessidade de outro modelo econômico proporcionando a abertura a Economia Solidária
3. Introdução à Economia Solidária. Fazer um "toró" de idéias sobre Economia e Solidariedade, para ver como todos entendem estes conceitos. Isto segue com a abordagem dos valores da economia solidária e as diferenças do modelo econômico capitalista.
4. Introdução à Economia Solidária. Como a Economia Solidária se manifesta e apresentar alguns dados do mapeamento da EcoSol? no Brasil. Saberem que a Economia Solidária está forte no pais e como é a EcoSol? na prática.
5 Aprofundar alguns temas da Economia Solidária. Estudar o que é cooperação (com vídeo de 1 minuto), autogestão (com vídeo de 1 minuto), amorosidade.
EXERCÍCIO, que será a realização de um jogo para aula 6. Com isto espera-se que todos reflitam sobre as suas práticas e como podem fazer a EcoSol? .
6. Dúvidas e conversa com cada integrante da curso
7. Aprofundar alguns temas da Economia Solidária. Aprofundar os temas de troca (com vídeo de 1 minuto) e consumo responsável (com auxilio de fita de 5 minutos), já inserindo estes dois temas no conceito de desenvolvimento local.
EXERCICIO, para identificar o que tem de Economia Solidária nas suas nações e o que poderia ter para aula 11 As pessoas vão começar a identificar na sua nação o que tem de Economia Solidária e o que poderia ter.
8. Desenvolvimento local. Estudarmos as forma de desenvolvimento local na Economia Solidária e vermos o exemplo do Banco Palmas, num vídeo com 35 minutos, seguido de um debate. Conhecer e terem uma idéia de como fazer a EcoSol? em suas nações. 9. Duvidas sobre o tema e exercício de segunda.
10. Desenvolvimento Local. Haverá entrega e debate do exercício baseado no desenvolvimento local de cada nação.
EXERCÍCIO, ver o que a pessoa teria interesse em montar um empreendimento solidário para mostrar no encontro 13 Amadurecimento da idéia de cada um.
11. Revisão. Será perguntado o que entendem por Economia Solidária e seus princípios. Tambem será feita uma apresentação no que constitui o desenvolvimento local. Saber como vai o nivel de compreensão e introduzir no tema de desenvolvimento local sustentável.
12. Dúvidas sobre o tema e exercício de segunda. Além das dúvidas sobre o tema, conversarei com estudantes que eu percebo que estão tendo dificuldades
13. Manifestação da Economia Solidária em cada nação. Exemplos de como a Economia Solidária se apresenta no Brasil e suas dificuldades.
Também será pensado em como estes estudantes podem ser multiplicadores da EcoSol? em suas nações. Amadurecer em cada um o porque da idéia e como se operacionalizaria, e como ele pode ser um agente de ecosol.
14. Manifestação da Economia Solidária em cada nação. EXERCICIO, como fazer algo de Economia Solidária em cada nação, conversar com as pessoas sobre as idéias para a aula 17. Continuar o processo de desenvolvimento de cada idéia.
15. Dúvidas
16. Manifestação da Economia Solidária em cada nação. De acordo com o rítmo que eu sentir de cada um, ver o que posso levar para ajudar eles na gestão ou no desenvolvimento da idéia. As pessoas sentiriam a EcoSol? nessa fase como um instrumento pedagógico de emancipação deles próprios.
17. Manifestação da Economia Solidária em cada nação Deixar a idéia semi estruturada de como ser um multiplicador da Economia Solidária. Finalização dos trabalhos.
18. Avaliação do curso.

Período
1 mês.

Carga horária
18 hs. A intenção é que sejam feitas 2 turmas de 18 horas mensais!

Oficineiro
Diogo Ferreia de Almeida Rego, estudante de adminstração que trabalha com a temática de Economia Solidária a 2 anos e meio.

Materiais
Vídeos q serão usados:
http://www.youtube.com/watch?v=dDC5kxda23s&mode=related&search=
http://www.fbes.org.br

“Sonhar é preciso, ser é real!”


Editar Anexar Versões Mais...
revisão: r4 - 05 Nov 2006 - 12:24:35 - AdrianeHalmann?
Página Inicial >> ArcoOficinas

Copyleft pela UFBA-Irecê