<body bgcolor=

ESTRUTURA

       Para atender as suas finalidades e por não ser uma Unidade de Ensino, o CEB possui uma estrutura diferenciada das demais unidades da UFBA. O seu objetivo é estimular e coordenar trabalhos experimentais inter e transdisciplinares, uma vez que não possui um corpo de pesquisa. Deste modo, não possui também laboratórios. Pretende ter uma atividade aberta a pesquisadores e estudiosos com projetos que se relacionam a temas de seu interesse, os quais podem ser brasileiros ou estrangeiros, com ou sem nível universitário, pertencentes ou não ao quadro da UFBA. O CEB também recebe professores visitantes durante o período de um ano, professores Honorários e coordenadores de pesquisas.
       O Conselho Deliberativo do CEB é a instância decisória máxima e é composto por cinco integrantes: O (a) diretor(a) do Centro de Estudos Baianos, um representante do Conselho Estadual de Cultura, o(a) Diretor(a) da Biblioteca Central, um representante do Departamento de História da Faculdade de Ciências Humanas-UFBA e um estudante do corpo discente do Diretório Central dos Estudantes da UFBA. Entre outras atribuições, cabe ao Conselho aprovar a programação do CEB, elaborar sua proposta orçamentária, aprovar as propostas de realização de atividades de curso extensão, seminários, simpósios, encontros e deliberar propostas de convênios com outras instituições.
       O(a) Diretor(a) do CEB preside o Conselho, sendo o(a) responsável pelo cumprimento das deliberações adotadas, além de administrar e coordenar as atividades do Centro. Na ausência do diretor assume um substituto eventual.
        O CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO é constituído de cinco coleções que pertenceram aos seguintes intelectuais:

1. Frederico Edelweiss (professor da UFBA)
Trata-se de uma valiosa coleção de livros com cerca de 26.000 volumes e de aproximadamente 980 títulos de periódicos, além do seu arquivo pessoal.

2. Núcleo Sertão (Jose Calasans, professor da UFBA - Coleção Núcleo Sertão)
Doada pelo professor José Calasans, esta coleção é constituída de aproximadamente 5.000 volumes de livros, 186 títulos de periódicos e o arquivo sobre Canudos formado por documentos pessoais e recortes de jornais.

3. Pinto de Aguiar
Acervo bibliográfico composto de 10.000 volumes de livros e 385 títulos de periódicos, de caráter eclético e multidisciplinar. Abrange as áreas de Ciências Sóciais, Economia, Política, Sociologia, Literatura, História e temas humanistas de modo geral.

4. Cícero Dantas
Coleção constituída de aproximadamente 2.080 livros com assuntos variados.

5. Carlos Ott (professor da UFBA)
Coleção de 1.600 volumes de livros e 228 fascículos de periódicos. Existe um arquivo ainda em fase de organização


*6. Luís Henrique Dias Tavares (Professor da UFBA) Tem aproximadamente 2.040 exemplares de livros, 113 fascículos de periódicos e documentos pessoais.