CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Saúde e povos indígenas: tradição e mudança

por MOTA, Clarice Novaes da em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MOTA, Clarice Novaes da 2003    

Instituição de Origem Estado InstituiçãoSorted ascending Instituição Responsável
Editora Unicentro   Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Psicoativos - NEIP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Livro Texto integral 13 Português

Resumo
O trabalho discute alguns conceitos relacionados com o tema, tais como saúde e doença, problematizando também o aporte teórico que entende práticas médicas como sendo determinadas pelo conjunto de idéias veiculadas pela cultura. Uma premissa é de que cultura exerce papel fundamental sobre os estados de saúde e doença, mas se questiona a determinação das idéias sobre a prática. Coloca-se o conceito de experiência da doença e da saúde, voltando-se para o indivíduo doente, o corpo do doente, onde o saber está radicado, e para a estrutura subjacente de significados culturais. O que é fazer saúde dentro dos contextos de mudança experimentados pelas populações indígenas brasileiras? No caso indígena é a experiência dupla do rompimento com o hábito da vida quotidiana e da intromissão de práticas médicas modernas, que enclausura zonas de imprecisão e elementos contraditórios. Ao se comprometer com as condições de saúde indígenas, a modernidade co-existe com práticas médicas antigas, baseadas no saber tradicional. O processo de contato com a sociedade dominante modificou o entendimento sobre doença e bem-estar, mas as práticas herdadas através da história oral e da práxis não desapareceram por completo, nem deverão ser destruídas, pois existem contextos médicos plurais dentro das aldeias. Relata-se a experiência em andamento do projeto de saúde indígena conhecido como Farmácia Viva Kariri-Xocó para exemplificar como tradição e modernidade podem caminhar ao encontro do entendimento do processo tradicional de saberes e práticas médicas, ao passo que se capacitam indígenas para revitalizar sua práxis enquanto usam um aparatus tecnológico moderno.

Palavras Chave Saúde indígena,plantas medicinais,farmácia viva, saber tradicional vs. Modernidade,Kariri-Xocó
Link http://www.neip.info/html/objects/_downloadblob.php?cod_blob=320
Referência para Citação MOTA, Clarice Novaes da. Saúde e povos indígenas: tradição e mudança. In; FERREIRA, Maria Beatriz Rocha. Et. Al..Cultura corporal indígena. Guarapuava, Ed. Unicentro, 2003
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar