CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

CONSULTÓRIO DE RUA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

por OLIVEIRA, Mírian Gracie Plena Nunes de em

« Voltar

Autor AnoSorted ascending Local de Publicação Local Tema
OLIVEIRA, Mírian Gracie Plena Nunes de 2009 Salvador Salvador

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Bahia INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 152 Português

Resumo

Essa dissertação realiza uma reflexão sobre a experiência do Consultório de Rua (CR), projeto desenvolvido pelo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (CETAD/UFBA), e implantado também no Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPS AD) – Pernambués, em Salvador, Bahia no período compreendido entre 1999 e 2006. Seu objeto consiste em uma análise do Consultório de Rua enquanto prática de saúde que se propõe a atuar em contextos de risco psicossocial e uso de drogas entre jovens. Para a análise aqui empreendida, optou-se por um estudo de caráter qualitativo, utilizando como procedimento, a narrativa da experiência, por um viés autobiográfico, introduzindo o leitor desde a trajetória profissional da pesquisadora, até uma descrição detalhada da prática do CR, contemplando os cenários e a população-objeto. Do ponto de vista técnico-metodológico, foram utilizados os registros e notas dos diários de campo resultantes da observação participante dos profissionais da equipe do CR, relatórios das atividades, registros de reuniões da equipe multidisciplinar, informações gravadas fornecidas em entrevistas no formato de grupo focal e fotografias. Aspectos relacionados ao consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, desde a Antiguidade até a sociedade atual, as características do seu consumo na contemporaneidade, a Política de Álcool e Drogas no Brasil, a experimentação de novas práticas de cuidado em saúde, como a clínica na rua, funcionando em novos settings terapêuticos tal como a Redução de Danos, são aqui abordados, com foco no consumo de substâncias psicoativas pelo segmento da população de rua, em particular, pelas crianças e adolescentes nessa situação. Finalmente, apresenta-se a experiência do Consultório de Rua, desde a concepção do Projeto até o desenvolvimento de suas ações, reforçando a pertinência da sua proposta como um dispositivo de atendimento ao segmento de usuários de drogas em situação de rua, e sugerindo a inclusão deste dispositivo na rede de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Palavras Chave Saúde Pública. Drogas. Consumo. Crianças de Rua. Serviços de Saúde. Consultório de rua. consultorio de rua
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação OLIVEIRA, M. G. P. N., Consultório de Rua: relato de uma experiência. Salvador/BA. Dissertação de Mestrado. Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia, UFBA, 2009.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UFBA.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar