CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Os sentidos das drogas na sociedade contemporânea: ecos entre os jovens e a família

por MIRANDA, Marlene Barreto Santos em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local TemaSorted ascending
MIRANDA, Marlene Barreto Santos 2007 Salvador Salvador

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Católica do Salvador Bahia Universidade Católica do Salvador, Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação. Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 100 Português

Resumo

Combina-se nesta dissertação ensaio reflexivo sobre o imaginário com relação às drogas e como esse rebate sobre as famílias, considerando tais construtos na atualidade, o sentido de inseguranças, culpas e onipotências e o pouco investimento em compreender a juventude como rito de passagem, suas angústias e sentidos da fratria assim como da socialização por ethos contemporâneo de consumismo, individualismo e buscas. Insiste-se na proposta de estudiosos que as SPAs (substâncias psicoativas) conjugam histórias de vidas, ambiências e condicionamentos macro referenciados, contudo a tendência é redução no plano de senso comum de tais níveis analíticos como também da diversidade de usuários. Na dissertação após tais debates sobre imaginário, historiação sobre drogas, discursos competentes, especializados de diversas disciplinas, volta-se para o empírico, tendo como foco alunos dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio em Salvador procedendo a uma leitura própria de pesquisa realizada sobre o tema drogas e escola (CASTRO e ABRAMOVAY, 2002).

Palavras Chave Drogas, Substâncias Psicoativas, Imaginário, Família e Juventude
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação MIRANDA, M. B. S., Os sentidos das drogas na sociedade contemporânea: ecos entre os jovens e a família. Salvador/BA. Dissertação de Mestrado, Universidade Católica do Salvador - Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania. UCSAL, 2007.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UCSAL.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar