CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Redes sociais de adolescentes em contexto de vulnerabilidade social e sua relação com os riscos de envolvimento com o tráfico de drogas

por Sandra Eni Fernandes Nunes Pereira em

« Voltar

AutorSorted ascending Ano Local de Publicação Local Tema
Sandra Eni Fernandes Nunes Pereira 2009 Brasília Brasília

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de Brasília Distrito Federal Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica.

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 337 Português

Resumo

Atualmente, com a temática da requalificação dos espaços urbanos, com a crescente demanda de espaços de lazer e recreação e com a introdução das dimensões ambiental e paisagística no planejamento, o tema “Parque Urbano” assume um papel significativo no desenvolvimento dos planos e projetos. Deste modo, o presente trabalho veio propor uma investigação sobre este tema, buscando-se fazer uma análise da apropriação pelos usuários dos parques urbanos localizados na Bacia da Pampulha, em Belo Horizonte. Na impossibilidade de se trabalhar com todos os parques da bacia, optou-se por selecionar três deles: Parque do Confisco, Parque Cássia Eller e Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego. Para alcançar tal objetivo, trabalhou-se com questionários, mapas mentais, levantamento fotográfico e um roteiro estruturado para observação, buscando dados que traçassem o perfil dos usuários e auxiliassem na compreensão do uso e das formas de apropriação dos espaços. Verificou-se que o Parque do Confisco tem bastante vitalidade, sobretudo em virtude da Escolinha de Futebol que funciona diariamente no mesmo. Entretanto, ele enfrenta sérios problemas como a falta de segurança, o vandalismo e a presença de usuários de drogas. Já o Parque Cássia Eller é o mais bem cuidado, pois suas instalações e equipamentos apresentam-se bastante onservados, como também os seus jardins. Todo este cuidado deve-se à Associação de Moradores do Loteamento Fazenda da Serra, a qual é a responsável pelo espaço, mesmo ele sendo público. No entanto, este parque apresenta uma situação inusitada, visto que na entrada para a área do referido loteamento, encontra-se uma guarita com cancelas, o que dá a impressão aos passantes que aquele espaço seja um espaço privado. Ressalta-se ainda que, na prática, a entrada é limitada aos condôminos e seus convidados, o que gera questionamentos quanto à definição da referida área como parque. O Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego é bastante popular e percebeu-se nele um potencial para se tornar um parque metropolitano, dadas as características de seu programa e sua localização junto à orla e conjunto da Lagoa da Pampulha. Acredita-se que os resultados deste trabalho contribuirão no processo de gestão dos parques de Belo Horizonte, uma vez que o público visitante e as características de cada um deles são bastante diversificados.

Palavras Chave Adolescente, vulnerabilidade social, redes sociais, tráfico de drogas
Link http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5090
Referência para Citação PEREIRA, S. E. F. N., Redes sociais de adolescentes em contexto de vulnerabilidade social e sua relação com os riscos de envolvimento com o tráfico de drogas. Brasília/DF, Tese de Doutorado. Universidade de Brasília. UNB, 2009.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNB.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar