CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Um Estudo Sobre a Drogadição como Problema Relativo a Falhas na Fase da Transicionalidade

por UCHÔA, Lucas Cortelletti em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
UCHÔA, Lucas Cortelletti 2010 Campinas Campinas

Instituição de Origem Estado InstituiçãoSorted ascending Instituição Responsável
Pontifícia Universidade Católica - Campinas São Paulo PUC-Campinas/ Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia do Centro de Ciências da Vida

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 117 Português

Resumo

Este trabalho pretende analisar a questão da drogadição como problema relacionado a falhas na fase da transicionalidade, tal como sugere Winnicott em seu artigo “Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais”. Considerando que o fenômeno da transicionalidade diz respeito tanto à separação como à integração do mundo subjetivo com o mundo objetivamente percebido, trata-se de analisar não só as falhas ambientais que podem ocorrer na fase da transicionalidade e que poderiam contribuir para o surgimento da drogadição em data mais tardia, mas também a interpretação de que a drogadição pode corresponder a uma tentativa de experienciar este estado de união-separação como uma busca de integração de si mesmo.

Palavras Chave Drogadição; Winnicott; transicionalidade; integração; sí-mesmo.
Link http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=569
Referência para Citação UCHÔA, L. C. Um Estudo Sobre a Drogadição como Problema Relativo a Falhas na Fase da Transicionalidade. 2010. 117f. Dissertação (Mestrado em Psicologia como Profissão e Ciência). Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital PUC-CAMPINAS.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar