CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O uso de esteróides androgênicos anabolizantes entre estudantes do Ensino Médio no Distrito Federal

por ARAUJO, Jordano Pereira em

« Voltar

Autor AnoSorted ascending Local de Publicação Local Tema
ARAUJO, Jordano Pereira 2003 Brasília Brasília

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Católica de Brasília DF Universidade Católica de Brasília/Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 83 Português

Resumo

A prevalência do uso de esteróides androgênicos anabolizantes (EAA) entre adolescentes brasileiros não tem sido estudada. OBJETIVO: Os objetivos do presente estudo foram verificar a prevalência do uso de EAA entre os estudantes do ensino médio do Distrito Federal e identificar os principais fatores de risco associados a tal uso. MATERIAL E MÉTODOS: Um questionário foi aplicado a 3830 estudantes de ensino médio de escolas públicas e particulares do Distrito Federal, de forma anônima e voluntária. A comparação entre a prevalência do uso de EAA nos diversos grupos foi feita através do teste de X2, considerando um intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A prevalência encontrada para o uso de EAA foi de 5,46%, sendo maior no sexo masculino (10,69%) do que no sexo feminino (1,10%) (p<0,01). A prevalência foi maior também entre alunos de escolas particulares (9,10%) do que entre alunos de escolas públicas (4,47%), sendo p<0,01. Entre os praticantes de esportes a prevalência foi de 10,77%, e entre os não praticantes foi de 1,05% (p<0,01). A média de idade de início do uso foi de 16,15 (+-1,07) anos. As drogas mais utilizadas foram Deca-Durabolin (37,80%), Durateston (31,10%) e Anabol (21,53%). A orientação do uso foi feita por um colega ou amigo em 39,23% dos casos. Como motivo para o uso de EAA, 66,03% referiram que foi ter um corpo mais bonito. CONCLUSÕES: Na amostra estudada, a prevalência do uso de EAA foi maior entre adolescentes do sexo masculino, entre praticantes de esportes e entre alunos de escolas particulares. A principal motivação para uso de EAA foi a melhora na aparência. Os dados sugerem que medidas de prevenção ao uso de EAA entre adolescentes devem ser tomadas, especialmentes nos grupos de maior risco.

Palavras Chave Esteróides androgênicos anabolizantes; ergogenia; doping
Link http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6165&acordo=
Referência para Citação ARAUJO, J. P. O uso de esteróides androgênicos anabolizantes entre estudantes do Ensino Médio no Distrito Federal. 2003. 83f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Católica de Brasília, DF.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UCB.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar