CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Analise dos casos de obito em pacientes internados em Unidade Psiquiatrica de Hospital geral

por SAMPAIO, Ana Lucia Prezia em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SAMPAIO, Ana Lucia Prezia 2007 Campinas Campinas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Campinas São Paulo UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas

Formato da Obra Formato Disponível Número de PáginasSorted ascending Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 96 Português

Resumo

Introdução: Estudos atuais mostram que indivíduos com transtornos mentais graves têm uma menor expectativa de vida quando comparados à população geral. Realizou-se um estudo retrospectivo e descritivo da população de pacientes internados na Unidade de Internação Psiquiátrica do Hospital de Clínicas da Unicamp que foram a óbito no período de 18 anos. Objetivo: Descrever o perfil sócio demográfico e clínico dos casos de óbitos ocorridos na Unidade de internação Psiquiátrica do Hospital de Clinicas da Unicamp, comparando-os com uma amostra dos que receberam alta hospitalar. Método: Foi realizada uma análise descritiva de todos os casos de óbito num período de 18 anos, e uma comparação entre esses casos e um grupo sorteado de casos que receberam alta hospitalar. Resultados: Verificou-se que os pacientes que foram a óbito tinham o seguinte perfil: masculinos (58%), média de idade de 47,2 (DP=14,6) anos, procedentes da Região Metropolitana de Campinas (92%). Os diagnósticos psiquiátricos mais freqüentes no grupo de óbito foram de transtornos de humor e transtornos decorrentes do uso de álcool e drogas, e as causas de óbitos mais freqüentes foram doenças cardio-respiratórias (54%). Conclusões: Esses resultados sugerem que pacientes com transtornos mentais graves parecem morrer mais cedo que a população da Unidade Psiquiátrica do Hospital de Clínicas da Unicamp e a concentrarem-se nos grupo masculino, com transtornos do humor e transtornos relacionados a álcool e drogas

Palavras Chave Mortalidade , Unidade hospitalar de psiquiatria ,Transtornos mentais , Pacientes internados
Link http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000414553
Referência para Citação SAMPAIO, A. L. P. Analise dos casos de obito em pacientes internados em Unidade Psiquiatrica de Hospital geral. 2007. 96f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNICAMP .


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar