CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Avaliando a motivação para mudança em dependentes de cocaína

por ORSI, Mylène Magrinelli and OLIVEIRA, Margareth da Silva em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ORSI, Mylène Magrinelli and OLIVEIRA, Margareth da Silva 2006 Campinas São Paulo

Instituição de OrigemSorted ascending Estado Instituição Instituição Responsável
SciElo?   SciElo?

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Site Texto integral 10 Português

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi estudar a motivação para a mudança em indivíduos internados por dependência de cocaína através de um delineamento transversal e correlacional. A amostra era composta por 70 indivíduos de ambos os sexos, idade média de 28,67 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Intensidade de Dependência de Cocaína, Beck Depression Inventory, Beck Anxiety Inventory da University of Rhode Island Change Assessment. A intensidade da dependência de cocaína foi avaliada como leve para 15,7% da amostra, moderada para 54,3% e grave para 30%. A média dos escores do Beck Anxiety Inventory foi 11,39 pontos e do Beck Depression Inventory 17,31 pontos. As médias dos escores nas subescalas da University of Rhode Island Change Assessment foram: 17,03 na pré-contemplação, 35,63 na contemplação, 35,10 na ação e 38,33 na manutenção. Encontrou-se uma correlação significativa entre os sintomas de depressão e a ansiedade e a gravidade da dependência, sugerindo que os indivíduos com grau de dependência mais elevado possuíam maior intensidade de sintomas de depressão e ansiedade.

Palavras Chave adultos; cocaína; dependência química; motivação
Link http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v23n1/v23n1a01.pdf
Referência para Citação ORSI, M. M. & OLIVEIRA, M. S. Avaliando a motivação para mudança em dependentes de cocaína. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2006, vol.23, n.1, pp. 3-12.
Observação Material linkado com o SciElo? .


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar