CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Violência comunitária, exposição às drogas ilícitas e envolvimento com a lei na adolescência

por Silvia Pereira da Cruz Benetti, Cíntia Gama, Márcia Vitolo, Marina Bohnen da Silva, Aline D’Ávila, Maria Lucrecia Zavaschi em

« Voltar

Autor Ano Local de PublicaçãoSorted ascending Local Tema
Silvia Pereira da Cruz Benetti, Cíntia Gama, Márcia Vitolo, Marina Bohnen da Silva, Aline D’Ávila, Maria Lucrecia Zavaschi 2006 Porto Alegre  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Psico, da Editora PUC RS Rio Grande do Sul Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 08 Português

Resumo

O impacto da violência no desenvolvimento de crianças e adolescentes tem merecido destaque na área da psicologia. As conseqüências da exposição à violência comunitária – agressões, estupros, assaltos, homicídios e drogas, incluem alterações fisiológicas, psicológicas e de âmbito interpessoal. Este estudo teve como objetivo verificar a prevalência de exposição à violência comunitária e identificar associações com exposição às drogas ilícitas e envolvimento com a lei. Uma amostra de 683 adolescentes respondeu ao questionário “Triagem da Exposição de Crianças à Violência na Comunidade”. No total, 616 (90,2%) adolescentes sofreram diretamente e 626 (91,6%) foram expostos a pelo menos um episódio de violência. Adolescentes expostos às drogas e com maior envolvimento com a polícia tiveram maior exposição à violência comunitária. A escola e as relações familiares foram fatores de proteção da violência. Verificou-se, também, a importância de investigações sobre as conseqüências da violência para o desenvolvimento de intervenções clínicas e programas preventivos.

Palavras Chave Adolescentes; violência comunitária; envolvimento com a lei; drogas
Link http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/1449/1137
Referência para Citação BENETTI, Silvia Pereira da Cruz. Violência comunitária, exposição às drogas ilícitas e envolvimento com a lei na adolescência. Revista Psico, n.37, 2006: Porto Alegre, RS.
Observação Material integrado com o portal de revistas eletrônicas da PUC Rio Grande do Sul.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar