CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Uso e Tráfico de drogas ilícitas: Um estudo sobre sua relação com a criminalidade em Feira de Santana

por Walter Fernandes Junior em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
Walter Fernandes Junior 2010 Feira de Santana Feira de Santana

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Feira de Santana Bahia Universidade Estadual de Feira de Santana

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Texto integral 78 Português

Resumo

Este trabalho monográfico trata da problemática do Uso e Tráfico de Drogas, como realidade vivenciada universalmente e fenômeno gerador de violência e descontrole social.Nesse sentido, apresenta-se a temática buscando entender a relação do uso e tráfico de drogas e sua influência na criminalidade, buscando através de dados disponibilizados pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes(DTE), estabelecer se há relação do uso e tráfico de drogas com a criminalidade no município de Feira de Santana. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, na abordagem qualitativa, que tem como objetivo compreender de que forma o uso e o tráfico de drogas está associada à criminalidade, retratando neste ínterim o perfil do tráfico de drogas no município de Feira de Santana. Para tanto, procedeu-se à escuta de quatro detentos do Conjunto Penal de Feira de Santana e de três policiais da DTE, buscando analisar, através dos discursos dos entrevistados, possibilidades de correlação entre o tráfico e a criminalidade, a prática policial no enfrentamento ao tráfico de drogas.Utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e a observação descritiva e para tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo.Os resultados mostraram a influência significativa do uso e tráfico de drogas na prática de outros delitos, entre os quais se identificou como os de maiores índices os crimes contra o patrimônio, seguidos de homicídio, este último um mecanismo de controle do comércio de drogas e de cobranças dos usuários devedores.Conclui-se ainda que uso de drogas torna o usuário um refém e fomenta a prática de furtos de objetos e de violência intrafamiliar. A análise dos dados da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Feira de Santana demonstraram que a maior parte do tráfico de drogas na cidade é pratica por jovens entre 18 e 24 anos, do sexo masculino e, juntamente às entrevistas, permitiu concluir que existe, de fato, uma estreita relação entre o uso e o tráfico de drogas com a criminalidade

Palavras Chave Violência, Drogas, Proibicionismo, Descriminalização
Link  
Referência para Citação Fernades Junior, Walter. Uso e Tráfico de drogas ilícitas: Um estudo sobre sua relação com a criminalidade em Feira de Santana. Trabalho de Monografia de Conclusão de Curso de Direito.Universidade Estadual de Feira de Santana.Janeiro, 2010.Disponível em: Biblioteca Cetad Observa.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar