CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Consumo de álcool, sedentarismo, transtornos mentais menores e síndrome metabólica: um estudo populacional em Salvador-Bahia

por MAGALHÃES, Lucelia Batista Neves Cunha em

« Voltar

Autor Ano Local de PublicaçãoSorted descending Local Tema
MAGALHÃES, Lucelia Batista Neves Cunha 2007 Salvador-BA Salvador-BA

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal da Bahia Bahia Instituto de Saúde Coletiva - UFBA

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 130 Português

Resumo

A síndrome metabólica (SM) é um agregado de fatores de risco cardiovasculares, incluindo obesidade visceral, nível sérico baixo de colesterol-HDL, aumento das triglicérides, hiperglicemia e pressão arterial elevada. Esta constelação de fatores de risco contribui para o desenvolvimento da doença cardiovascular aterosclerótica (DCVA). A relação entre consumo de álcool e SM é pouco estudada. Este hábito é determinante de doenças crônicas ou agudas e pode estar associado a fatores de proteção e risco à saúde. Este estudo testa a hipótese da associação entre consumo leve ou moderado de álcool, comparado com consumo ausente ou excessivo, e SM, em homens e mulheres adultas, em Salvador, Bahia. Estudo transversal, de base populacional de ambos os sexos com idade 20anos. Definida pelos critérios da Fundação Internacional do Diabetes, considerando-seSM quando, na presença de obesidade abdominal (84 cm de cintura para mulheres e 88cm de cintura para homens) encontram-se dois dos seguintes critérios: hipertensão arterial (130/85mmHg), hiperglicemia (100mg/dl), hipertrigliceridemia (150mg/dl) e hipoalfalipoproteinemia (colesterol-hdl menor 40mg/dl para mulheres e menor 50 para homens). Consumo de álcool foi classificado em três categorias: uso excessivo, incluindo três ou mais doses ao dia, ou 21 ou mais doses por semana (1 dose correspondendo a 14g de etanol), uso leve/moderado ? consumo inferior ao descrito e ausência de consumo, sendo os indivíduos abstêmios, aqueles com ausência de ingesta no últimos 12 meses. A amostra final resultou em 1.333 indivíduos. Na regressão logística, a razão de prevalência ajustada do consumo extremo de álcool e a SM para as mulheres foi de 1,35 (IC 95% 0,95-1,82). Para os homens a razão de prevalência ajustada foi de 1,17 (IC 95% 0,77-1,71) Os confundidores, que se apresentaram com uma associação estatisticamente significativa foram, situação conjugal (as) para ambos os sexos. E entre os homens o sedentarismo. Entre as mulheres, houve tendência a associar abstemias e 34 consumidoras contumazes e SM. Nossos dados levantam a situação conjugal como um provável fator de risco cardiovascular. Esta variável poderá ser mais bem investigada em estudos posteriores.

Palavras Chave stress, CARDIOLOGIA, hábitos, prevenção cardiovascular, doenças cardiovasculares
Link Tese de Doutorado
Referência para Citação MAGALHÃES, Lucelia Batista Neves Cunha. Consumo de álcool, sedentarismo, transtornos mentais menores e síndrome metabólica: um estudo populacional em Salvador-Bahia. Salvador/BA. Tese de Doutorado, UFBA, 2007.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UFBA.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar