CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

UM DIÁLOGO DE RENOVAÇÃO: EXTENSÃO JURÍDICA POPULAR E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

por LUA MARINA MOREIRA GUIMARÃES em

« Voltar

Autor Ano Local de PublicaçãoSorted ascending Local Tema
LUA MARINA MOREIRA GUIMARÃES 2012 Feira de Santana Bahia

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS Bahia Curso de graduação em Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Texto integral 121 Português

Resumo

O presente trabalho explora caminhos de superação para o problema do ensino jurídico, situado contextualmente na atual crise da Educação e da Universidade, que, por seu turno, são reflexos de uma crise muito mais ampla, que abrange o conhecimento, a racionalidade e o próprio paradigma da modernidade. O problema central analisado é a extensão jurídica popular como alternativa para a superação da crise localizada nos cursos de direito, como uma possibilidade de construção de uma nova cultura jurídica. Esse método inovador de extensão universitária trabalha o direito em uma nova perspectiva, centrada nos grupos e sujeitos excluídos, utilizando-se do método e da concepção da educação popular. A partir dessa proposta pedagógica, os horizontes foram alargados, estabelecendo-se um paralelo da crítica da educação bancária hegemônica, com uma nova proposta de educação emancipatória, a educação em direitos humanos. Essa proposta tem os direitos humanos como começo, meio e fim, e, por isso, comunga de muitos dos objetivos da educação popular. No curso de direito da UEFS, já existem projetos de extensão que trabalham por essa via alternativa, com a educação popular na luta por afirmação de direitos humanos. Dois deles foram acompanhados numa pesquisa participativa e descritos, como estudo de caso, apontando-se seus pontos de contato e suas expectativas para com a educação em direitos humanos.

Palavras Chave Extensão Universitária; Ensino Jurídico; Assessoria Jurídica Popular Universitária; Educação Popular; Educação em Direitos Humanos; Democracia; Cidadania.
Link Trabalho de Conclusão de Curso
Referência para Citação  
Observação Material linkado com o Banco de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Feira de Santana.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar