CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Perfil sociodemográfico e de padrões de uso entre dependentes de cocaína hospitalizados.

por FERREIRA FILHO, Olavo Franco; TURCHI, Marilia Dalva; LARANJEIRA, Ronaldo  and  CASTELO, Adauto. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
FERREIRA FILHO, Olavo Franco; TURCHI, Marilia Dalva; LARANJEIRA, Ronaldo  and  CASTELO, Adauto. 2003 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista de Saúde Pública São Paulo Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Formato da ObraSorted ascending Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 9 Português

Resumo

OBJETIVO: Avaliar o perfil sociodemográfico e o padrão de uso da cocaína entre usuários de drogas hospitalizados. MÉTODOS: Estudo transversal com dependentes químicos maiores de 18 anos, internados em alguns hospitais psiquiátricos da região metropolitana da Grande São Paulo, Brasil, com condições clínicas de responder a questionário padronizado e que concordaram em participar do estudo. Foram selecionados seis hospitais psiquiátricos que recebiam, por procura espontânea, pacientes da rede pública e privada de toda a região da Grande São Paulo. A coleta de informações foi feita por meio de entrevistas estruturadas, aplicada individualmente por psicóloga treinada. Para análise estatística utilizou-se do teste t de Sudent e Qui-quadrado, e o nível de significância foi fixado em 5%. RESULTADOS: Encontrou-se maior taxa (38,4%) de usuários de crack e pequena prevalência (1,6%) de usuários de drogas injetáveis. Os dependentes de cocaína fumada apresentavam baixa escolaridade, encontravam-se mais freqüentemente desempregados, haviam morado nas ruas, usavam maiores quantidades de droga e tinham sido presos em maior número de vezes do que aqueles que usavam outras vias de administração da droga. CONCLUSÕES: Os resultados sugerem que o uso de drogas é um grave problema de saúde pública na Grande São Paulo, mostrado pelo número de internações hospitalares por dependência. Os usuários de crack apresentam pior condição socioeconômica e maior envolvimento com a violência e a criminalidade.

Palavras Chave Transtornos relacionados ao uso de cocaína, epidemiologia. Pacientes internados. Hospitais psiquiátricos. Fatores socioeconômicos. Cocaína crack. Abuso de substâncias por via endovenosa.
Link Artigo
Referência para Citação FERREIRA FILHO, Olavo Franco; TURCHI, Marilia Dalva; LARANJEIRA, Ronaldo  and  CASTELO, Adauto. Perfil sociodemográfico e de padrões de uso entre dependentes de cocaína hospitalizados. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.6, pp. 751-759. ISSN 0034-8910.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar