CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Vulnerabilidade de mulheres usuárias de drogas ao HIV/AIDS em uma perspectiva de gênero.

por OLIVEIRA, Jeane Freitas de and PAIVA, Mirian Santos. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
OLIVEIRA, Jeane Freitas de and PAIVA, Mirian Santos. 2007 Bahia Salvador – Bahia

Instituição de OrigemSorted ascending Estado Instituição Instituição Responsável
Escola Anna Nery Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Português

Resumo

Este artigo discute a vulnerabilidade de mulheres usuárias de drogas à infecção pelo HIV/AIDS. Trata de estudo qualitativo cujos dados foram apreendidos pela observação de campo e entrevista com dezoito mulheres, durante atividades de extensão direcionadas a pessoas usuárias de drogas. A análise apontou condutas relacionadas às práticas sexuais e ao uso de drogas, interligadas e norteadas por construções sócio-culturais que ampliam a vulnerabilidade das usuárias à infecção pelo HIV. Independente do tipo de droga, modalidade e rede de uso, o consumo de drogas por mulheres e sua convivência com pessoas usuárias de drogas, em relacionamentos sexuais e afetivos, constituem situações de vulnerabilidade à infecção pelo HIV, com grau diferenciado nos níveis individual e social. Essas situações estão permeadas por relações desiguais de gênero e poder e apontam para necessidade de estudos e de intervenção numa abordagem de gênero contemplando pessoas usuárias de drogas, em particular as do sexo feminino.

Palavras Chave Mulheres. Drogas Ilícitas. Vulnerabilidade. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Identidade de Gênero.
Link Artigo
Referência para Citação OLIVEIRA, Jeane Freitas de and PAIVA, Mirian Santos. Vulnerabilidade de mulheres usuárias de drogas ao HIV/AIDS em uma perspectiva de gênero. Esc. Anna Nery [online]. 2007, vol.11, n.4, pp. 625-631. ISSN 1414-8145.
Observação Material linkado do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar