CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Normas percebidas por estudantes peruanos sobre uso de drogas entre seus pares

por BUSTAMANTE, Inés V. et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
BUSTAMANTE, Inés V. et al. 2009 Peru, Canadá, EUA Perú

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Espanhol

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a diferença entre as normas percebidas pelos estudantes universitários, com idade entre 18 e 24 anos, sobre o uso de drogas pelos seus pares e o uso de drogas relatado pelos próprios estudantes em cursos da área da saúde. Foi usado o método transversal, baseado em censo realizado através de questionário, preenchido pelos próprios estudantes, sem identificação. O número de participantes foi de 306 (82%). Como resultados obteve-se: a proporção de estudantes que utilizou drogas no último ano foi de 51,3% para o tabaco, 90,8% para o álcool, 5,9% para a maconha e 0,7% para a cocaína. Diferença entre as normas percebidas e o uso de drogas foi observada para o tabaco (70% vs 51,3%), maconha (10% vs 5.9%) e cocaína (8,3% vs 0,7%). Conclui-se que os estudantes universitários apresentaram estimativa aumentada sobre o consumo de tabaco, maconha e cocaína entre seus pares.

Palavras Chave consumo de bebidas alcoólicas; tabaco; cannabis; cocaína; psicologia social
Link Artigo
Referência para Citação BUSTAMANTE, Inés V. et al. Normas percibidas por estudiantes peruanos acerca de sus pares y el uso de drogas. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2009, vol.17, n.spe, pp. 858-864. 
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar