CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Links

ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

Cebrid
Centro brasileiro de informações sobre drogas psicotrópicas que funciona no departamento de psicobiologia da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Proad
Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes.

Intercâmbios
Intercâmbios - Associação civil para estudo e atenção para problemas relacionados ao uso de drogas. É uma organização governamental criada para a cidade de Buenos Aires.

Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Substâncias Psicoativas
Grupo interdisciplinar de estudos sobre substâncias psicoativas formado por estudantes e professores de diferentes áreas das ciências humanas e saúde.

Relatório latino americano sobre drogas e democracia
Relatório latino americano sobre drogas e democracia é uma iniciativa dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso do Brasil, César Gaviria da Colômbia e Ernesto Zedillo do México. Seu objetivo é avaliar a eficácia e impacto das políticas de combate às drogas e formular recomendações para políticas mais eficientes, seguras e humanas.

Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas
Associação brasileira multidisciplinar de estudos sobre drogas com objetivo de realizar debates científicos com caráter multidisciplinar no tema das substâncias psicoativas e dependência.

GRUPOS DE ATIVISMO

Ananda
Ananda – Rede de Ativismo, redução de danos, pesquisa e informação sobre drogas que atuam na promoção de diálogo entre sociedade civil e poderes públicos através do debate e disseminação de informações sobre drogas.

Centro Brasileiro de Política de Drogas
Centro brasileiro de política de drogas, organização não-governamental que trabalha para mudar a atual política de drogas.

Coletivo DAR
Coletivo Antiproibicionista de São Paulo, com proposta de levar o debate à sociedade.

OBSERVATÓRIOS INTERNACIONAIS

Portugal

Espanha

Argentina

Europa

ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS

Drug policy
Drug policy - Organização que promove políticas alternativas para a “guerra às drogas” baseadas na ciência e direitos humanos, compaixão e saúde.

Alcóolicos Anônimos
Alcóolicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.

Grupos familiares Al-Anon do Brasil
Grupos de aulto-ajuda e ajuda mútua para familiares e amigos de alcóolicos.

Grupos familiares Nar-Anon do Brasil
Programa de recuperação de mútua ajuda para parentes e amigos de dependentes químicos.

POLÍTICA DE DROGAS

Senad
Secretaria Nacional Sobre Drogas, subordinada ao gabinete de segurnaça institucional da Presidência da República.

ONU - Escritório sobre drogas e crime
Escritório da ONU para prevenção às drogas e enfrentamento ao crime internacional. Coperação entre os países membros da ONU para reduzir problemas na área de saúde e social com relação direta ou indireta com as drogas ilícitas.

Ministério da Saúde
Portal da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde.

REDUÇÃO DE DANOS

Associação brasileira de Redutores de Danos
Associação Brasileira de Redutores e Redutoras de Danos. Grupo busca destacar a importância dos redutores, contribuindo para sua organização e capacitação técnica.

Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti
Serviço de Extensão Permanente do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA (FAMEB - UFBA),constituído a partir do desmembramento do corpo técnico e dos projetos executados pelo Programa de Redução de Danos do Centro de Estudos e Tratamento do Abuso de Drogas (CETAD).

Coletivo Balance de Redução de Danos
Coletivo para redução de riscos e danos com ações em festas e festivais de música eletrônica. O trabalho do balance é pioneiro na cena eletrônica nacional.

BLOGS

Drogas: Isso lhe interessa?
Blog do Prof. Antonio Nery Filho, MD, PHD. Fundador e Coordenador geral do CETAD Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA.

Espaço RD
Blog destinado a troca de informações sobre uso de psicoativos, redução de danos, políticas públicas e saúde mental.

Gilberto Velho
Blog de Gilberto Velho. Atua nas áreas de Antropologia Urbana, Antropologia das Sociedades Complexas e Teoria Antropológica. Atualmente é professor titular e decano do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar