Projeto Conexões:

CIBERPARQUE Anísio Teixeira

Lembrete: no dia 06 de setembro

Vai acontecer um encontro em Irecê com a participação de Nelson Pretto, Fritz, uma pessoa do CPD da UFBA... pauta em construção:

1. definir melhor o bau para o ponto de cultura - visita aos possiveis fabricantes

2. definir a parte de implantação física de tudo, teleconferencia de saude, ponto de cultura, tabulerios e radio web

3. programação possivel (a partir da demanda de Irece e das possibilidades da FAMED) para as açoes de qualificacao da área de saúde de Irece.

4. infraestrtura de rede para todo o complexo.

5. implantação já da radio web

6. verificacao do estado de construção dos moveis dos tabulerios e especificacao do complemento (armário)

7. Um bom envolvimento comunitario para o pessoal do ponto de cultura e tabuleiro.

(a partir da mensagem de nelson na lista de discussão)


Ciberparque

Este é o site do centro de produção multimídia que pretende democratizar os meios de produção de bens culturais, no município de Irecê/Bahia. O ciberparque é um dos Pontos de Cultura instalado com o apoio do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura

Quer ler o Projeto em PDF?

Quer navegar pelo texto do Projeto?

Trabalhamos de modo colaborativo

Aqui temos as informações sobre as ferramentas utilizadas pelo grupo

Este site é uma wiki, isso significa que ele pode ser alterado de qualquer parte por qualquer pessoa.

O nosso grupo utiliza esse espaço desde os momentos iniciais de concepção do projeto. Assim passamos a sistematizar idéias, registrar, escrever colaborativamente o Ciberparque.

Entendemos que os processos desenvolvidos aqui serão fundamentais para construção de uma forma diferente de produzir cultura, a partir da conexão entre redes de saberes, valores, práticas, pessoas.

Para editar essa página e toda a web do Ciberparque, os membros do grupo criam um cadastro na página do Twiki da UFBA e fazer contato com um dos membros do projeto indicando seu interesse em participar do Ciberparque.

Os membros do Ciberparque também fazem parte de um grupo de discussão, no qual são trocadas mensagens entre todos, diariamente, sobre o andamento dos trabalhos. É necessário fazer um cadastramento para entrar no grupo.

Participamos doConversê, a plataforma de conversação que forma uma rede de comunicação entre os Pontos de Cultura em funcionamento no Brasil. Temos textos, documentos e outros sítios que servem de base para a compreensão do nosso projeto. Entre eles:

Site do Ministério da Cultura

O Projeto Conexões

O Plano de trabalho do Ciberparque (planilha xls)

Blogs de membros do Ciberparque

Conversê

O grupo envolvido

aqui estão os nomes e a instituição das pessoas que integram a equipe de trabalho. Mais detalhes de contatos com essas pessoas estarão disponíveis na lista de contatos do grupo.

Rede municipal de educação de Irece Emanuela Hilma Fabrizia Josy

UFBA/FACED Nelson Bonilla Alessandra Ana Paula- mestranda em educação Madalena – pedagoga Carla – Pedagoga Neila – Pedagoga

Fundação ADM Daniel Lúcia Priscila

Comunidade de Irecê Rapaz da associação de cegos Pessoal da música...

Contatos com o Minc Pixel Cristiano Balbino

Email Oficial culturaviva@minc.gov.br

Nossas metas para 2005 e 2006 (FRENTES DE TRABALHO)

Aqui estão as principais metas para esses dois anos, de acordo com o Plano de Trabalho [PlanoDeTrabalho] aprovado para financiamento.

Articular grupo de trabalho Conta com Hilma e Alessandra

Estruturar o funcionamento, GESTÃO, orçamento (galdino e fabiano, Darlene)

Organizar do espaço físico - OBRAS E CONEXÃO Conta com emanuela e lindete, Ruth)
Bonilla, cleriston, nelmário e marquinhos)

Divulgar o Ciberparque e Realizar eventos Conta com o grupo: DIVULGAÇÃO (cássia, Rosane Vieira, Alessa(irece), aparicide)

Desenvolver as oficinas e PROJETOS de produção de materiais multimídia (fabrízia, rosana suzart, patricia, Maristela, Neila)

Universalizar o acesso a Internet (contrapartida do Projeto Tabuleiros Digitais [TabuleirosDigitais])

Fortalecer a relação Pontos – universidade – Pontos

Trabalhos em andamento

Aqui temos o nosso plano de ações, com informação sobre o que está sendo realizado, desde quando, quais os prazos, membro(os) envolvido (os). Na medida em que os assuntos forem concluídos, eles passam para o item seguinte, com alteração na redação

Realização da atividade curricular no Programa de Formação de Professores - Início em agosto de 2005 e Término em dezembro de 2005 – interface entre o Ciberparque e o curso especial de formaçao de professores em Irecê/BA. Estão previstas 51 horas de atividade e agenda de encontros quinzenais.

Montagem do Baú - bau do caminhao, com reforço, espaço, local (qual o mehor pra colocar o bau, ir atras,qt custa, ver o serralheiro, ver a parte de obra com prefeitura, eletricidade), pensar em um projeto que vai poder se deslocar... sem quebrar tudo

Elaboração do projeto de conexão – especificação de usos e demandas de conexão Hilberto, Bonilla

Especificação de equipamentos a serem adquiridos e da conexao Hilberto, Bonilla

Elaboração de proposta de evento para inauguração do Ciberparque

Elaboração de projetos de oficinas e de produtos multimidia Definir quais são as coisas que vamos demandar mais – quais são os projetos? Os (produtos, projeto – por que produzir isso? Como? Quais os recursos? Quais as escpcificaçoes? Quando? Para que? Quais as ideias, os enfoques -- daí saem as oficinas

participação no encontro com outros pontos de cultura Data? Quem vai? Onde?

Vinculação das atividades desenvolvidas no Ciberparque - está previsto a formalização da participação da UFBA formalizando as atividades do Ciberparque como atividade de extensao universitária. META fortalecer a relação Ponto – universidade

Apresentação do projeto na FACED

(Nelson, Bonilla, Alessandra)

Realização de evento junto com o pessoal do Minc – Para setembro Alessandra e Carla, Cristiano, Balbino

Elaboração de proposta adminitraçao – funcionamento – indicação de nomes de professores cursista mais ligado a cultura, estudo de parcerias com grupos e ongs....

Participação em atividades de outros pontos Início 19 de agosto e término 25 de agosto de 05 oficina de vídeo em Aracaju a ida de Ana Paula, colaboradora, aluna do mestrado em educação

Trabalhos concluídos

Aqui construímos o nosso relatório de atividades, em construção, com informação sobre o que já foi realizado, o tempo/data de realização e detalhes do processo.

Participamos da oficina de vídeo em Aracaju. Início 19 de agosto e término 25 de agosto de 05, com a presença de Ana Paula Trindade, colaboradora do Ciberparque, aluna do mestrado em educação

Iniciamos Atividade curricular no Programa de Formação de Professores em 18.08.05 (término previsto para dezembro de 2005). Essa atividade é uma interface entre o Ciberparque e o curso especial de formaçao de professores, ministrado pela UFBA/FACED em Irecê/BA, em caráter experimental. A idéia de articulação está prevista desde a origem da concepção do Ciberparque. Na verdade o próprio curso de formaçao de professores é parte de um programa maior, no qual já se pensava em uma açao ampla na cidade de Irecê, através do Programa de Formaçao de Professores. Esse programa tem 5 linhas de atuação pensadas na sua origem, entre elas um ciberparque, o curso.

Como mais uma linha de articulação os professores cursistas tem a oportunidade de participar da construçao do projeto Ciberparque e incluir integralmente essa atividade como curricular da formação superior do professor. A proposta de atividade curricular, intitulada Projeto Ciberparque, foram abertas 25 vagas. Essa atividade propõe objetivos especícos, conteúdos, metodologia, acompanhamento, calendário. No fundo, tudo isso se traduz no próprio envolvimento dos professores cursistas com o Ciberparque.

Ao longo desse envolvimento os cursistas estarão registrando a sua vivência como membro do projeto através de diários, bem como irão considerar essa experiência em seus memoriais, no qual procuram refletir sobre o caráter educativo de tudo que ocorre ao longo do curso. Esperamos que a participação dos professores cursistas nessa fase de implantação do Ciberparque contribua significativamente para a formação de um professor diferente, aquele que atua como um produtor de cultura, responsável pela mobilização de toda a comunidade para integrar o universo de possibilidades decorrentes da democratização dos meios de produção multimídia.

Realizamos a PRIMEIRA VIDEOCONFERÊNCIA salvador-irecê em 17.06.05 reunindo membros parceiros, em atividade a distância entre Irecê e Salvador, utilizando a sala de teleconferência do IAT, com a presença especial de Prof. Roberto Aparici, da UNED/Espanha

Esse encontro tinha como objetivo mobilizar uma equipe inicial de trabalho com pessoas interessadas no Ciberparque, em especial, pessoas da comunidade local de Irecê.

Foi um encontro importante porque tivemos a oportunidade de utilizar a teleconferência como mais uma forma de trabalho colaborativo com o uso das TIC disponíveis.

Além disso, começamos um delineamento das seguintes frentes de trabalho que foram implantadas como ficou descrito aqui no site, com a adesao de pessoas presentes e incorporaçao de novos membros:

ESPAÇO FÍSICO, FUNCIONAMENTO E ESTRUTURA, PROJETOS, GESTÃO, DIVULGACAO

Começamos a usar o Twiki desde a fase de elaboraçao da proposta do Ciberparque. Por esse espaço compartilhamos etapas posteriores a contemplação da proposta pelo edital do Programa Cultura Viva. Definimos estratégias colaborativas para a construçao, compartilhamento dos documentos necessários à formalização do convênio com o Ministério da Cultura. Definimos e fomos noticiando as etapa de trabalho, publicamos os documentos em construçao para preenchimento, a exemplo do plano de trabalho, Apontamos para links de sites onde poderiam ser encontrados o edital, os formulários e outras informações (http://www.cultura.gov.br/corpo.php). Indicamos links para um outro ponto de cultura que havia construido o projeto junto com o Ciberparque, o Projeto Estúdio Mix. Indicamos os documentos para Consulta, cuja leitura poderia facilitar a compreensao sobre o Projeto, como a Carta Circular SPPC, o Manual e Formulários para Celebração de Convênios. Definimos prazos para os encaminhamentos. Deixamos as instruçoes para o cadastro e participação na lista de discussão do grupo, criada nessa época. Deixamos o contato telefônico do GEC. Foi feita uma chamada na FACED, para apresentação do projeto e convite aos interessados em participar, os quais foram se integrando à lista de discussão. Foram muitas as conversas por telefone, com pessoas do Minc sobre o Plano de trabalho. Enfim, a fase de elaboração da proposta e envio de documentos deu lugar à espera pelo repasse dos recursos, só liberados em julho.

Projeto Conexoes: Ciberparque Anísio Teixeira é desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia/UFBA (Faculdade de Educação/FACED), a Fundação ADM e a Prefeitura Municipal de Irecê, com o apoio do Ministério da Cultura.

Registros anteriores:

* 20001212Conexesv.06encaminhadoaoSECTI.pdf: Outros participantes Cultura Viva - Contatos (SEM IDENTIFICAçÃO? )

-->

APRESENTAÇÃO

A rádio UFBA/IRECÊ é um dos projetos que será desenvolvido na atividade 439 – Pontos de Culturas sob a orientação da professora Alessandra de Assis e responsabilidade dos cursistas Aroldo, Jadilza, Rosália, Lindete, Ieda.

A rádio funcionará em uma das divisórias do contêiner nas instalações da UFBA/IRECÊ conforme planta em anexo. Todo o trabalho de implantação e implementação, bem como a assistência técnica e execução de mídia player será de responsabilidade dos cursistas da GEAC – “Pontos de Culturas”.

JUSTIFICATIVA

Pontos de Culturas-atividade relacionada a projetos de modo que possam ser incluidos todas aquelas pessoas que interessam de algum modo por atividades culturais e tecnológicas. A idéia da rádio defendida pelos componentes do referido grupo será mais um dos muitos projetos que serão desenvolvidos atraves dos pontos de culturas.

Uma proposta de educação no mundo digital ou mesmo de educação a distancia para a formação de educadores perpassa a tecnologia, mas não a desconhece; reflete sobre, discute-a e a utiliza, pois é parte constitutiva do processo social de conhecimento. (...), pois numa dimensão antropológica, o homem, “ao estar sendo” em relação a si mesmo e aos outros, mediado pelo mundo, gera um processo cultural do qual so dispositivos da internet fazem parte. (GOMEZ, 2004, p. 21)

Nessa perspectiva a criação da Rádio UFBA/IRECÊ será um projeto que se coadunará com os demais projetos desenvolvidos nos pontos de culturas, além de estabelecer parceria com a Rádio FACED. A criação dessa rádio contribuirá para o avanço cultural e tecnológico dos cursistas.

Tal projeto visa não só a divulgação de interesses individuais mas de toda a comunidade interessada em evidenciar e socializar o que for relevante para a sociedade aprendente.

OBJETIVOS

Montar uma rádio nas instalações da UFBA/IRECÊ; Capacitar cursistas para a execução e manutenção da rádio; Estabelecer parcerias com instituições interessadas; Manter contato com outras rádios; ·Proporcionar formação na área de áudio por meio de oficinas; Interagir com os demais subgrupos dos pontos de culturas de Irecê para implantação e implementação da rádio; Oferecer oficinas para produção de CD

PLANO DE AÇÃO

AÇÃO PERÍODO DE EXECUÇÃO RESPONSAVEIS Radio UFBA/IRECÊ 1ª semana de setembro à 1ª semana de outubro de 2005 Subgrupos: projetos; orçamento gestão; divulgação; Infra-estrutura. Curso de comunicação A partir da 2ª semana de setembro Subgrupos: projetos, orçamento, divulgação Parcerias Setembro à dezembro de 2005 Subgrupos: projeto, orçamento, gestão Oficinas de áudio A partir da 3ª semana de setembro. Subgrupos: projetos, infra-estrutura, orçamento, divulgação. Produção de CD A partir da 2ª semana de outubro. Subgrupos: projetos, infra-estrutura, orçamento, gestão, divulgação.

RECURSOS

HUMANOS

Cursistas UFBA/IRECE; Orientadora do GEAC; Sub grupos: projetos; gestão; divulgação; infra-estrutura; orçamento; Orientadores e professores da UFBA; Equipe da Rádio Faced; Radialistas locais; Prefeito; Deputado; Secretário de Infra-estrutura; Secretário de obras.

MATERIAIS

Kit multimídia; Compartimento do contêiner;

FINANCEIROS Valor do Kit R$_________________

PARCERIAS

Prefeitura Municipal de Irecê; Ministério da Cultura; UFBA

PROGRAMAÇÃO

PROGRMAS MUSICAIS – DIÁRIOS 8h às 9h – MPB 10h 30min às 11h 30min – forró 9h às 10h – gospel 15h às 16h – sertaneja

PROGRAMAS EDUCATIVOS – DIÁRIOS 10h às 10h 30min – Dicas de educação 11h 30 min às 12h – dicas de saúde 13h 30min às 14h – justiça

CULTURA LOCAL – DIÁRIO 16h às 18h – conforme programação antecipada

JORNALISMO 12h às 13h 30 min 18h às 19h

revisão: r12 - 07 Sep 2005 - 19:45:13 - IedaRocha?