Atividades Programadas

aqui uma súmula das atividades programadas pelo Ciberparque e cronograma dirigido à Ação Agentes Cultura Viva (em construção)

OFICINAS

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - MOODLE
Maristela Midlej (SEC-BA/NTE – FACED/UFBA)
A educação a distância é uma necessidade básica para a interação entre diferentes saberes no mundo contemporâneo. O MOODLE é um ambiente que irá servir de base para as iniciativas locais de formação a distância, Como base para trabalho do professor, o ambiente oferece gerenciamento da interface a ser utilizada pelo aluno, oferecendo ferramentas como: calendário, fórum, diário, Chat, acesso a material didático, questionário entre outros.

AMBIENTE COLABORATIVO NA WEB - TWIKI
Mônica Paz, Daniela Soares, Leandro Nunes (IM/UFBA)
O conteúdo de páginas na web pode ser desenvolvido de modo colaborativo, com a participação de autores separados geograficamente, de modo simples e rápido, através do próprio navegador utilizado para acesso às páginas web. O TWIKI é um ambiente virtual desse tipo, que oferece as condições para o desenvolvimento integrado de projetos que são concebidos e desenvolvidos por grupos. O ambiente oferece possibilidades de elaboração e formatação de textos, links, manipulação de anexos, tabelas, imagens e de alteração de layout, entre outras.

EDIÇÃO DE AUDIO PARA RÁDIO WEB - AUDACITY
Moisés Gwannel, Adriana
A rádio web vem se establecendo como uma forma democrática de “ dar voz” a grupos que antes não poderiam se apropriar dos meios de produção da informação e comunicação. Trata-se de uma rádio com apresentação de conteúdos e transmissssão de dados através da internet. O Audacity é um software utilizado para a edição de audio e será usado para manipular arquivos digitais de audio. Ele possibilita tocar, pausar e parar a execução de um arquivo de audio, gravar vinhetas, operar com múltiplas faixas de gravação, editar gravação, adicionar efeitos ao audio, armazenar arquivos e exportar a gravação, entre outras funções.

APRESENTAÇÕES DE CONTEÚDO - IMPRESS
Maristela Midlej Silva de Araújo (SEC-BA/NTE) Darlene Almada (FACED/UFBA)
A exposição de conteúdos para grupos é uma necessidade em várias áreas e profissões. a possibilidade de aprensentação de idéias utilizando como suporte as tencologias digitais fazem convergir linguagens e explorar o potencial de comunicação através da multimídia. Com o IMPRESS é possível formatar apresentações de conteúdo de modo simples e rápido.

EDITORAÇÃO DE TEXTO NO OPEN OFFICE
Maristela Midlej Silva de Araújo (SEC-BA/NTE) Darlene Almada (FACED/UFBA)

A possibilidade de convergência entre as mídias é potencializada com as ferramentas de editoração de textos que serão impressos, como jornais, boletins, fanzines, cartões. Com a editoração do OpenOffice? é possível editar e formatar textos, utilizar opções de layout, inserir índice, cabeçalho, rodapé, númeração de páginas, entre outros recursos de edição.

OFICINA DE ANIMAÇÃO
Rozane

OFICINA DE EDITORAÇÃO GRÁFICA
Rozane e Moisés Gwannael de Santana (estudante de comunidação)

EDIÇÃO DE IMAGEM/DESENHO - INKSCAPE
Moisés Gwannael de Santana (estudante de comunicação)

*MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROS – META RECICLAGEM*
Hugo Saba (CETEAD – FTC/BA)

INTRODUÇÃO AO LINUX
Mônica Paz, Daniela Soares, Leandro Nunes (DCC/UFBA)

INTRODUÇÃO À APLICAÇÕES - TEXTO, PLANILHA, BANCO DE DADOS
Leandro Nunes (DCC/UFBA)

MONTAGEM E INSTALAÇÃO DE RADIO WEB
Mônica Paz, Alexandre Amorim (DCC/UFBA)

OFICINA DE VÍDEO
Gabriel, Balbino, Victor Vennas, Ana Paula

OFICINA DE FOTOGRAFIA
Menandro Ramos

PALESTRAS

LIBERDADE NA ERA DIGITAL
Paulo Cezar Oliveira (Prodasal - FACED/UFBA)
A crescente digitalização de dados e informações na sociedade contemporânea tem configurado contextos sócio-econômicos inéditos. É fundamental persarmos em como isso pode contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária na denominada “Era Digital”.

OS TABULEIROS DIGITAIS e acesso livre a internet
Telma Brito (Faced/UFBA)
O projeto Tabuleiro Digital funciona na Faculdade de educação da UFBA e na cidade de Irecê. São terminais de acesso público a Internet para estudantes, professores e funcionários da instituição, assim como para a comunidade geral.

ESTUDOS EM GRUPO

POLÊMICAS CONTEMPORÂNEAS
Nelson Pretto (FACED/UFBA), Fabiano e Ariston Eduão (SEC/irecê - FACED/UFBA)
Assumir uma cidadania participativa exige um constante esforço de posicionamento diante de questões/discussões emergentes na sociedade. As polêmicas contemporâneas abrem espaço para a discussão de temas atuais, defendido por diferentes pontos de vista, relativos ao universo do grupo, escolhido pelos próprios membros. A discussão ocorre a partir de textos e questões que apresentam aspectos significativos sobre os temas. Equipes tem autonomia na busca de materiais, distribuição, preparação, organização e registro da discussão. Ao final, o grupo produzirá um texto, síntese de todas as discussões.

LEVANTAMENTO DE PERFIL CULTURAL DA COMUNIDADE
Ariston (SEC/irecê - FACED/UFBA)
Conecer o seu próprio universo cultural faz parte das demandas para uma atuação comprometida com o seu local. o levantamento irá investigar características da comunidade do ponto de vista de acesso a bens culturais, grupos envolvidos em ações culturais, calendário de eventos, regulamentação local, políticas, espaços. Envolve como sujeitos os jovens do ensino fundamental e médio de escolas públicas, artistas, representantes do poder público local. Utiliza a aplicação de questionários, entrevistas e análise de documentos.

LEITURA E DISCUSSÃO DE LIVROS E FILMES
Ariston Eduão e Fabiano
A ampliação do universo cultural se dá a partir do acesso aos bens já produzidos, bem como do processo de produção dessas obras, seu contexto, seus autores. Fará parte desse processo a leitura e discussão sobre obras brasileiras e de outros países a serem selecionados pelo grupo (livros, filmes, álbuns/músicas). No formato de livros serão consideradas obras como: Sentimento do Mundo e Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade; As Vítimas Algozes, de Joaquim Manuel de Macedo; Seara de Vento, de Manuel da Fonseca; Vidas Secas, de Graciliano Ramos; Viva o Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro; Senhora, de José de Alencar; Largo da Palma, de Adonias Filho; Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto; A Gloriosa Família, de Pepetela; Em Liberdade, de Silviano Santiago, entre outros. Serão abordados filmes como: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de André Klotzel; Cidade de Deus, de Fernando Meirelles; Central do Brasil, de Walter Salles; Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha; O Auto da Compadecida, de Guel Arraes; O Baile Perfumado, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas; Tiros em Columbine, de Michel Moore; Concorrência Desleal, de Ettore Scola; Inteligência Artificial, de Steven Spielberg; Liam, de Stephen Frears, entre outros. Quanto aos álbuns/músicas serão considerados obras da MPB, inclusive trabalhos contemporâneos.

Cronograma

Dirigido a Ação Agentes Cultura Viva

mês 1 - 80h

  • estudo do projeto; estudo de ferramentas de produção multimidia;
  • habilitação em ambientes interativos na Internet;
  • produção de plano detalhado e individual de atividades;
  • levantamento, cadastro de organizações culturais locais;
  • identificação de áreas de interesse;
  • produção de página pessoal
  • participação em oficinas
  • participação em palestras e estudos em grupo

mês 2 - 80h

  • apresentação do projeto em escolas de origem;
  • montagem/articulação de grupos em escolas/comunidade de origem para multiplicação de ações específicas a serem escolhidas pelos jovens; convivência em organização;
  • participação em projeto/ação social; alimentação de ocnteúdo na internet em espaço pessoal e coletivo
  • leitura e discussão de livro e filme
  • produção de página pessoal
  • participação em oficinas
  • interação atraves da internet
  • participação em palestras e estudos em grupo

mês 3 - 80h

  • Mostra Itinerante de produções
  • produção de página pessoal
  • participação em oficinas
  • interação atraves da internet
  • participação em palestras e estudos em grupo

mês 4 - 80h

  • produção de página pessoal
  • participação em oficinas
  • interação atraves da internet
  • participação em palestras e estudos em grupo

mês 5 - 80h

  • produção de página pessoal
  • participação em oficinas
  • interação atraves da internet
  • participação em palestras e estudos em grupo

mês 6 - 80h

  • cadastramento de novos candidatos a bolsa do Programa Ação Cultura Viva
  • mostra final de produções
  • produção de página pessoal e apresentação final
  • participação em oficinas
  • interação atraves da internet
  • participação em palestras e estudos em grupo

-- AlessandraPicanco - 30 Nov 2005

revisão: r3 - 01 Dec 2005 - 08:07:16 - AlessandraPicanco?