Atividades Programadas

aqui uma súmula das atividades programadas pelo Ciberparque e cronograma dirigido à Ação Agentes Cultura Viva (em construção)

OFICINAS

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - MOODLE
Maristela Midlej (SEC-BA/NTE – FACED/UFBA)
A educação a distância é uma necessidade básica para a interação entre diferentes saberes no mundo contemporâneo. O MOODLE é um ambiente que irá servir de base para as iniciativas locais de formação a distância, Como base para trabalho do professor, o ambiente oferece gerenciamento da interface a ser utilizada pelo aluno, oferecendo ferramentas como: calendário, fórum, diário, Chat, acesso a material didático, questionário entre outros.

AMBIENTE COLABORATIVO NA WEB - TWIKI
Mônica Paz, Daniela Soares, Leandro Nunes (IM/UFBA)
O conteúdo de páginas na web pode ser desenvolvido de modo colaborativo, com a participação de autores separados geograficamente, de modo simples e rápido, através do próprio navegador utilizado para acesso às páginas web. O TWIKI é um ambiente virtual desse tipo, que oferece as condições para o desenvolvimento integrado de projetos que são concebidos e desenvolvidos por grupos. O ambiente oferece possibilidades de elaboração e formatação de textos, links, manipulação de anexos, tabelas, imagens e de alteração de layout, entre outras.

EDIÇÃO DE AUDIO PARA RÁDIO WEB - AUDACITY
Moisés Gwannel, Adriana
A rádio web vem se establecendo como uma forma democrática de “ dar voz” a grupos que antes não poderiam se apropriar dos meios de produção da informação e comunicação. Trata-se de uma rádio com apresentação de conteúdos e transmissssão de dados através da internet. O Audacity é um software utilizado para a edição de audio e será usado para manipular arquivos digitais de audio. Ele possibilita tocar, pausar e parar a execução de um arquivo de audio, gravar vinhetas, operar com múltiplas faixas de gravação, editar gravação, adicionar efeitos ao audio, armazenar arquivos e exportar a gravação, entre outras funções.

APRESENTAÇÕES DE CONTEÚDO - IMPRESS
Maristela Midlej Silva de Araújo (SEC-BA/NTE) Darlene Almada (FACED/UFBA)
A exposição de conteúdos para grupos é uma necessidade em várias áreas e profissões. a possibilidade de aprensentação de idéias utilizando como suporte as tencologias digitais fazem convergir linguagens e explorar o potencial de comunicação através da multimídia. Com o IMPRESS é possível formatar apresentações de conteúdo de modo simples e rápido.

EDITORAÇÃO DE TEXTO NO OPEN OFFICE
Maristela Midlej Silva de Araújo (SEC-BA/NTE) Darlene Almada (FACED/UFBA)
A possibilidade de convergência entre as mídias é potencializada com as ferramentas de editoração de textos que serão impressos, como jornais, boletins, fanzines, cartões. Com a editoração do Open office é possível editar e formatar textos, utilizar opções de layout, inserir índice, cabeçalho, rodapé, númeração de páginas, entre outros recursos de edição.

OFICINA DE ANIMAÇÃO
Rozane Suzart
O desenvolvimento de animações digitais,através de técnicas profissionais e criativas proporciona uma nova qualidade em multimídia para a apresentação de conteúdos para a web. A partir da oficina de animação é possível passar a expressar idéias através da linguagem digital utilizando as propriedades do filme; abrindo, exibindouma, alterando velocidade de animação de formas;objetos; utilizando ferramentas gráficas, aterando formatações de texto, criando link's, trabalhando com cores, trabalhando com camadas, criando movimentos, inserindo sons e criando cenas.

OFICINA DE EDITORAÇÃO GRÁFICA
Rozane Suzart e Moisés Gwannael de Santana (estudante de comunidação)

EDIÇÃO DE IMAGEM/DESENHO - INKSCAPE
Moisés Gwannael de Santana (estudante de comunicação)

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROS – META RECICLAGEM
Hugo Saba (CETEAD – FTC/BA)

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Hugo Saba (CETEAD – FTC/BA)

INTRODUÇÃO AO LINUX
Mônica Paz, Daniela Soares, Leandro Nunes (DCC/UFBA)

INFORMÁTICA BÁSICA EM LINUX
Leandro Nunes (DCC/UFBA)

MONTAGEM E INSTALAÇÃO DE RADIO WEB
Mônica Paz, Alexandre Amorim (DCC/UFBA)

VÍDEO - A IMAGEM EM MOVIMENTO
Gabriel, Balbino, Victor Vennas, Ana Paula, Menandro Ramos

FOTOGRAFIA - CAPTURA E LEITURA DE IMAGEM
Menandro Ramos
A fotografia desenvolveu-se de tal forma que acabou por se inserir no cotidiano das coletividades humanas, com grande contribuição para a comunicação humana. É fundamental desenvolver habilidades nesse campo, como meio de expressão individual da sensibilidade através de uma visão critica e uma capacitação para a construção de imagens que falem sobre "as realidades". Na oficina, serão abordados aspectos básicos de enquadramento, composição, funcionamento de uma câmera, tipos de filmes, papéis e químicos, bem como exposição, fotometragem, revelação e ampliação

PALESTRAS

O QUE É INTERNET

INTERNET NA ESCOLA

TELEVISÃO E VÍDEO NA ESCOLA

RADIO E EDUCAÇÃO

* O QUE É SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO*

O QUE É CULTURA

O QUE É CULTURA DIGITAL

O QUE É CIDADANIA
Vários convidados a cada semana abordam aspectos relativos a construção da cidadania, do ponto de vista conceitual e prático, voltando a análise para os espeaços de participação política local e para as questoes relacionadas aos direitos e deveres da comunidade, nas áreas de saúde, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, entre outros.

LIBERDADE NA ERA DIGITAL
Paulo Cezar Oliveira (Prodasal - FACED/UFBA)
A crescente digitalização de dados e informações na sociedade contemporânea tem configurado contextos sócio-econômicos inéditos. É fundamental persarmos em como isso pode contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária na denominada “Era Digital”.

ORALIDADE, ESCRITA E INFORMÁTICA NA ESCOLA
Maria Helena Bonilla (FACED/UFBA)

DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO AO SOFTWARE LIVRE
Maria Helena Bonilla (FACED/UFBA)

O QUE É SOFTWARE LIVRE
Lucas Rocha
Nessa [pequena] palestra serão introduzidos os conceitos básicos relacionados ao Software Livre trazendo ainda alguns pontos de discussão sobre seus aspectos sociais, econômicos e culturais.

OS TABULEIROS DIGITAIS E ACESSO LIVRE A INTERNET
Telma Brito (Faced/UFBA)
O projeto Tabuleiro Digital funciona na Faculdade de educação da UFBA e na cidade de Irecê. São terminais de acesso público a Internet para estudantes, professores e funcionários da instituição, assim como para a comunidade geral.

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
Teófilo Galvão Filho

ESTUDOS EM GRUPO

POLÊMICAS CONTEMPORÂNEAS
Nelson Pretto (FACED/UFBA), Fabiano e Ariston Eduão (SEC/irecê - FACED/UFBA)
Assumir uma cidadania participativa exige um constante esforço de posicionamento diante de questões/discussões emergentes na sociedade. As polêmicas contemporâneas abrem espaço para a discussão de temas atuais, defendido por diferentes pontos de vista, relativos ao universo do grupo, escolhido pelos próprios membros. A discussão ocorre a partir de textos e questões que apresentam aspectos significativos sobre os temas. Equipes tem autonomia na busca de materiais, distribuição, preparação, organização e registro da discussão. Ao final, o grupo produzirá um texto, síntese de todas as discussões.

LEVANTAMENTO DE PERFIL CULTURAL DA COMUNIDADE
Ariston (SEC/irecê - FACED/UFBA)
Conecer o seu próprio universo cultural faz parte das demandas para uma atuação comprometida com o seu local. o levantamento irá investigar características da comunidade do ponto de vista de acesso a bens culturais, grupos envolvidos em ações culturais, calendário de eventos, regulamentação local, políticas, espaços. Envolve como sujeitos os jovens do ensino fundamental e médio de escolas públicas, artistas, representantes do poder público local. Utiliza a aplicação de questionários, entrevistas e análise de documentos.

LEITURA E DISCUSSÃO DE LIVROS E FILMES
Ariston Eduão e Fabiano
A ampliação do universo cultural se dá a partir do acesso aos bens já produzidos, bem como do processo de produção dessas obras, seu contexto, seus autores. Fará parte desse processo a leitura e discussão sobre obras brasileiras e de outros países a serem selecionados pelo grupo (livros, filmes, álbuns/músicas). No formato de livros serão consideradas obras como: Sentimento do Mundo e Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade; As Vítimas Algozes, de Joaquim Manuel de Macedo; Seara de Vento, de Manuel da Fonseca; Vidas Secas, de Graciliano Ramos; Viva o Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro; Senhora, de José de Alencar; Largo da Palma, de Adonias Filho; Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto; A Gloriosa Família, de Pepetela; Em Liberdade, de Silviano Santiago, entre outros. Serão abordados filmes como: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de André Klotzel; Cidade de Deus, de Fernando Meirelles; Central do Brasil, de Walter Salles; Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha; O Auto da Compadecida, de Guel Arraes; O Baile Perfumado, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas; Tiros em Columbine, de Michel Moore; Concorrência Desleal, de Ettore Scola; Inteligência Artificial, de Steven Spielberg; Liam, de Stephen Frears, entre outros. Quanto aos álbuns/músicas serão considerados obras da MPB, inclusive trabalhos contemporâneos.

Cronograma

Dirigido a Ação Agentes Cultura Viva

mês 1 - 80h

  • estudo do projeto; estudo de ferramentas de produção multimidia;
  • habilitação em ambientes interativos na Internet;
  • produção de plano detalhado e individual de atividades;
  • levantamento, cadastro de organizações culturais locais;
  • identificação de áreas de interesse;
  • produção de página pessoal
  • participação em oficinas
  • participação em palestras e estudos em grupo

mês 2 - 80h

  • apresentação do projeto em escolas de origem;
  • montagem/articulação de grupos em escolas/comunidade de origem para multiplicação de ações específicas a serem escolhidas pelos jovens; convivência em organização;
  • participação em projeto/ação social; alimentação de ocnteúdo na internet em espaço pessoal e coletivo
  • leitura e discussão de livro e filme
  • produção de página pessoal
  • participação em oficinas
  • interação atraves da internet
  • participação em palestras e estudos em grupo

mês 3 - 80h

  • Mostra Itinerante de produções
  • produção de página pessoal
  • participação em oficinas
  • interação atraves da internet
  • participação em palestras e estudos em grupo

mês 4 - 80h

  • produção de página pessoal
  • participação em oficinas
  • interação atraves da internet
  • participação em palestras e estudos em grupo

mês 5 - 80h

  • produção de página pessoal
  • participação em oficinas
  • interação atraves da internet
  • participação em palestras e estudos em grupo

mês 6 - 80h

  • cadastramento de novos candidatos a bolsa do Programa Ação Cultura Viva
  • mostra final de produções
  • produção de página pessoal e apresentação final
  • participação em oficinas
  • interação atraves da internet
  • participação em palestras e estudos em grupo

-- AlessandraPicanco - 30 Nov 2005

revisão: r4 - 01 Dec 2005 - 14:44:00 - AlessandraPicanco?