Iniciando a instalação

Esta e a janela inicial de boot do CD:

1.jpg

Tela inicial de boot.

Digite:

# installgui

Definir o idioma A definição do idioma correto é importante, pois afeta todo o sistema, por exemplo, ao instalar programas o instalador (apt) baixará já as versões traduzidas para o idioma configurado. A escolha do país correto também é importante, pois influência, dentre outras coisas, no fuso horário.

Escolha o idioma a ser instalado na lista:

2.jpg

Escolher um idioma

3.jpg

Procure a opção: Portuguese (Brazil) - Português do Brasil

E clique em CONTINUE, na tela seguinte, escolha o seu país, no caso BRASIL e clique em avançar.

Layout do teclado Outra configuração muito importante é o layout do teclado, que faz com que o sistema identifique corretamente as teclas. As duas opções mais comuns aqui no Brasil são:

* ABNT2 (o que tem o cedilha no lugar do ponto-e-vírgula); * Americano Internacional (o que tem o ponto-e-vírgula no lugar do cedilha).

Vamos selecionar o layout do teclado, no meu caso é ABNT2, então a opção é correta é: Português Brasileiro - ABNT 2.

4.jpg

Caso possua algum outro layout, procure-o na lista e selecione-o.

Configurar a rede A configuração da rede também é crucial para o correto funcionamento dos serviços baseados em rede (navegação, ftp, rádio online, etc). Caso seu computador não esteja conectado em uma rede você pode pular esta etapa selecionando NÃO CONFIGURAR A REDE AGORA.

Primeiramente o instalador tentará configurar a rede via DHCP, se falhar, surgirá uma mensagem informando que a configuração automática falhou, neste caso deverá ser configurada manualmente. Estou supondo que você sabe essas configurações!

5.jpg

Configurar Rede

Neste caso, clique em continuar e depois selecione CONFIGURAR A REDE MANUALMENTE:

6.jpg

Configurar Rede

Após clicar em continuar, será perguntado o seu endereço IP, basta digitar pressionar continuar.

7.jpg

Configurar endereço IP

Agora digite a máscara da rede:

8.jpg

Configurar Máscara

Próximo passo é definir o gateway da rede:

9.jpg

Configurar Gateway de Rede

Agora o servidor de nomes (DNS):

10.jpg

Configurar DNS (Servidor de Nomes)

Pronto, a rede está configurada, vamos para a próxima etapa.

Nome da máquina e nome de domínio Nome da máquina Defina o nome do seu computador, coloque somente letras normais (sem acentos, espaços, pontos, etc). Não coloque o seu nome, pois isto pode gerar alguma confusão com nomes de usuário. Coloque algo como casa, escritório ou qualquer outro nome. Caso o seu IP esteja registrado no DNS, o nome já virá automaticamente:

11.jpg

Nome do domínio Defina agora o nome do domínio, por exemplo: mignet.com.br. Caso o seu IP já esteja cadastrado no DNS, o domínio virá automaticamente.

12.jpg

Particionamento do disco Uma partição é uma divisão do HD, o Linux pode trabalhar em apenas uma partição, mas em geral, para ambientes desktops recomendo que sejam criadas pelo menos três:

* swap - Partição para área de troca; * /home - Onde ficarão os arquivos pessoais dos usuários do computador; * / (chamada de raiz ou root) - Onde o sistema ficará instalado.

Obviamente este não é o esquema de particionamento mais simples e nem de longe o mais complexo. É apenas uma sugestão minha para quem estiver iniciando no mundo Linux, pois assim, caso queira reinstalar diversas vezes o sistema, basta NÃO FORMATAR a partição HOME, preservando assim os seus arquivos.

Bom, de qualquer forma escolha o particionamento manual, pois é onde você tem mais controle:

13.jpg

Segundo passo, selecione o HD onde será instalado o sistema:

14.jpg

No meu caso, como o HD é novo, não está particionado ainda, então surgiu uma pergunta para saber se eu quero criar uma tabela vazia, marquei a opção e cliquei em continuar, se o seu HD já está particionado, esta tela não irá aparecer.

15.jpg

Após alguns instantes surgirá a tela principal do particionador. No meu caso utilizei antecipadamente o partition magic para redimensionar uma partição FAT32 já existente e deixar um espaço livre para o Linux, então ao abrir o particionador meu layout de partições é o seguinte:

16.jpg

Veja que a partição 1 possui 5.5GB e é uma partição FAT32, é nela que está instalado o Windows, vamos criar as demais partições para o Linux no espaço livre.

A primeira partição a ser criada é a de swap, que o Linux utiliza para área de troca. O recomendável é criar uma partição de swap com o dobro da memória da máquina. Por exemplo, para uma máquina com 256MB de RAM deve-se criar uma partição swap de 512MB. Para fazer isso, desça o cursor até o espaço livre e pressione ENTER, surgira a tela abaixo:

17.jpg

Como estou supondo que quem estiver lendo este tutorial é um iniciante no mundo Linux, sugiro que você selecione a opção particionar automaticamente o espaço livre, e na tela seguinte, selecione partição home separada. Isto criará a partição HOME, que é onde ficam os arquivos pessoais separada do restante do sistema:

18.jpg

Pronto, finalizado o particionamento, nosso layout de partições ficou assim:

19.jpg

Nota do autor: Eu sempre crio manualmente as minhas partições, porém como este artigo é destinado a iniciantes, foi utilizado o particionamento automático.

Selecione a opção FINALIZAR O PARTICIONAMENTO E GRAVAR AS MUDANÇAS NO DISCO para prosseguir.

Agora as novas partições serão formatadas:

20.jpg

Você deve selecionar a opção gravar essas mudanças nos discos e prosseguir. O sistema irá formatar as partições, basta aguardar a conclusão.

Agora sente e relaxe enquanto suas novas partições são formatadas:

21.jpg

Fuso horário, senha do root e conta de usuário Fuso horário A escolha do fuso horário segue sem nenhum problema, no meu caso é São Paulo, se não for o seu caso, escolha o fuso horário adequado.

22.jpg

Senha do root No Linux, o root é o usuário que tem todas as permissões do sistema, como configurar a rede, instalar e remover programas, e qualquer outra alteração no sistema.

Você vai precisar desta senha sempre que for configurar algo novo no seu sistema. Vou colocar 123456. Você pode colocar qualquer senha, mas nunca a esqueça!

23.jpg

Você deve digitar a senha nos dois campos para evitar erros e clicar em continuar.

Conta de usuário As contas de usuário identificam cada utilizador deste computador, isso permite que cada um possua as suas próprias configurações de e-mail, favoritos, etc, além de pastas distintas para gravação de arquivos.

Para cada usuário adicionado no sistema será criada uma pasta sob o /home.

Exemplo, ao adicionar o usuário jk, o seu diretório pessoal será /home/jk/.

Durante o processo de instalação o Debian já cria um usuário, vamos criá-lo!

Agora devemos configurar uma conta de usuário que será utilizada para acessar o sistema. O Linux é um sistema multi-usuário, ou seja, várias pessoas podem ter sua conta de acesso e todas utilizando o sistema ao mesmo tempo via rede (mas isso é outra história). Vamos criar uma conta simples aqui, informe o seu nome completo na primeira tela:

24.jpg

Agora o nome de usuário para acessar o sistema, geralmente é apenas o primeiro nome, você vai ter de digitar isso sempre que for acessar o sistema:

25.jpg

E por fim vamos criar a senha do usuário, digitando nos dois campos:

26.jpg

Instalando o sistema básico Sente e relaxe, o sistema está sendo instalado, durante este processo o Debian GNU/Linux está sendo instalado, mas somente os programas básicos, em outra etapa da instalação escolheremos quais programas desejamos instalar. Esta etapa é automática e não necessita de nenhuma interação com o usuário:

28.jpg

Configurar o gerenciador de pacotes O gerenciador de pacotes do Debian é o APT, você ainda utilizará muito ele. Nesta tela você deve deixar marcada a opção "Utilizar um Espelho de Rede" caso tenha conexão de internet disponível. Se não tiver conexão, deixe-a desmarcada que somente serão utilizados os pacotes do CD.

29.jpg

No meu caso vou deixar marcado, pois tenho conexão disponível.

Vamos adicionar dois mirrors do apt:

30.jpg

Escolha a opção Brasil e em seguida linorg.usp.br. Se houver algum proxy na rede você será perguntado e deve informá-lo na janela abaixo. Caso contrário, deixe em branco.

31.jpg

Popularidade dos pacotes:

Se você selecionar esta opção, permitirá ao Debian enviar aos desenvolvedores os pacotes mais utilizados em seu computador, isso permite que os desenvolvedores priorizem os pacotes que serão incluídos no CD 1 da distribuição.

32.jpg

Selecionar e instalar software Agora vamos selecionar o software a ser instalado, marque as opções "Sistema Básico", "Ambiente Desktop" e se for um notebook, selecione também "Laptop".

33.jpg

Depois de selecionar, basta clicar em CONTINUAR.

Nota do autor: Eu nunca instalo AMBIENTE DESKTOP. Após a instalação básica (sem marcar nada nesta tela), instalo cada programa separadamente, pois isto aumenta MUITO o desempenho do sistema. Porém, para usuários iniciantes do Debian, vamos instalar AMBIENTE DESKTOP, que isto instalará uma grande quantidade de programas.

Instalando:

Aguarde enquanto os programas selecionados estão sendo instalados. Esta é a etapa mais demorada do processo de instalação. Basta esperar.

34.jpg

Durante o processo de instalação você poderá ser perguntado sobre algumas questões, basta ler e responder o que achar mais conveniente.

Configurar o X e instalar o Grub Configurar o X O ambiente X (xorg) é o gerenciador gráfico que acompanha o Debian Etch. Ele é responsável por exibir as informações na tela (imagens, textos, etc).

Geralmente o instalador detecta tudo automaticamente, ficando a cargo do usuário simplesmente escolher a resolução que deseja utilizar.

Sugiro que escolha 1024x768 ou uma resolução superior. Você pode escolher quantas resoluções desejar, o X sempre tenta utilizar a maior selecionada, caso não consiga, ele tenta a próxima mais abaixo e assim sucessivamente até encontrar uma resolução compatível.

35.jpg

Diferentemente do Windows, para o X uma resolução de 1024x768 é básica. Sugiro que esta seja a menor resolução utilizada.

Instalar o GRUB O GRUB é o gerenciador de boot que acompanha o Debian Etch, ele é responsável pela seleção do Sistema Operacional que irá bootar. No caso do Linux ele seleciona também o Kernel, assim você pode ter o mesmo sistema instalado, porém com diversas versões de kernel!

Bem, não sei você já se perguntou, mas você está instalando um novo sistema operacional, junto com o Windows, então como eu faço para ir do Windows para o Linux ou do Linux para o Windows? Bom, na verdade é bem simples. Sempre que você ligar o seu computador, deverá escolher Linux ou Windows, não é possível (não desta forma) rodar os dois ao mesmo tempo.

36.jpg

Deixe marcada o opção "Instalar o Grub no Registro Mestre de Inicialização" e clique em continuar. O processo é todo automático e já vai criar as duas opções Linux e Windows no Grub.

-- FredBarreto - 04 Dec 2007

revisão: r4 - 05 Dec 2007 - 08:29:59 - FredBarreto?