Projeto Irecê Cidade Digital

CIDADE DIGITAL GOVERNO DO ESTADO

O Cidade Digital, nesta primeira etapa, vai promover a infra-estrutura de comunicação por uma rede de alto desempenho, em 24 municípios. Essa rede deve suportar serviços de internet, intranet e aplicações corporativas, e poderá ainda ser expandida abrigando novas ferramentas como VoIP? , videoconferências e até mesmo aplicações em tele-medicina. A prioridade, nesta fase inicial, serão escolas, estabelecimentos de saúde, prédios da administração pública e nos Centros Digitais de Cidadania (CDCs). O projeto terá recursos federais, vindo de orçamento dos ministérios, verbas de emendas de bancadas e também recursos próprios do Governo.

PROJETO IRECÊ - Rede Comunitária

Introdução

Redação inicial: Nelson Pretto

O Programa de Formação Continuada de Professores para o Município de Irecê foi o embrião de um projeto maior da UFBA em parceria com a Prefeitura de Irecê, visando a constituição do campus avançado da UFBA no município.

O Programa - Licenciatura em Pedagogia / Ensino Fundamental foi implantado em janeiro de 2004, com a primeira turma de 160 alunos, e está se constituindo em uma experiência de prática pedagógica, articulação acadêmica e institucional que, exercida em uma dinâmica de horizontalidade, tenha como máximas fundamentadoras: o respeito aos processos cotidianos e a valorização plena dos sujeitos.

A montagem de uma rede tecnológica de alta velocidade é de fundamental importância para o Programa, uma vez que se busca em diversas áreas do conhecimento, a articulação dos diferentes projetos existentes - ou a serem implantados.

Pretende-se que esses projetos incrementem, em diversas vertentes, o processo de formação dos professores, a produção do conhecimento e da cultura local, assim como a especialização de profissionais das diversas áreas do conhecimento.

A proposta do Programa é se constituir em um processo de intervenção profunda e coletiva nas práticas cotidianas do município, promovendo uma forte interação entre as instâncias acadêmicas, o poder público, as organizações do terceiro setor e as iniciativas privadas.

O Programa de Formação de Professores constitui-se num conjunto de diversas vertentes interdependentes que articulam a educação, a cultura, a comunicação, a saúde, o ambiente, a arquitetura e o urbanismo, entre tantas outras áreas, e que estão aqui sendo aglutinadas nesse projeto de montagem da Rede Comunitária de Irecê.

Caracterização do Município de Irecê

Redação inicial: Emanuela Dourado

1 - Informações Gerais sobre o Municipio

1.1 - Fisiografia e sócio-econômica O Município de Irecê está situado na área central da região fisiográfica denominada de Chapada Diamantina, no denominado Platô Calcário, em face estar situada sobre o domínio Geológico da seqüência de rochas carbonatadas. Constitue-se na Feição geológica - litológica, estrutural e metamórfica, mais importante de toda região central da Bahia, desde o norte do Estado até o extremo sul onde se prolonga pelo norte do Estado de Minas Gerais.

As rochas carbonáticas associadas às condições climáticas são responsáveis pela formação dos solos Brunos e Brunizens avermelhados, responsáveis pela elevada produtividade agrícola que fizeram desta região a maior produtora de grãos de nosso país, e durante algum tempo conhecida como a capital mundial do feijão.

A presença de relevo kárstico, com rios subterrâneos e a drenagem superficial em treliças é típica de regiões de rochas carbonatadas, conseqüente da dissolução dos calcários e dolomitos pela circulação da água nas fendas e fraturas destas rochas.

As riquezas minerais mais expressivas associadas a esse ambiente geológico são as jazidas de fosfato, a exploração do próprio calcário e dolomito para a produção de cal, corretivo de solo. O município de Irecê possui 335 km2 de extensão e fica distante da capital 478 km.

FRENTES DE TRABALHO

* Projeto de montagem do Condomínio de fibra ótica

* Implantando uma política de Software Livre no município

* Projeto de implantação de Sofware Livre em todo o município de Irecê

* Projeto de capacitação e suporte

* Projeto de Implementação de Videoconferência

* Alguns Projetos de Lei do Software Livre

revisão: r5 - 01 Apr 2009 - 16:48:38 - AristonEduao?