Portifólio Pontão ExtraConexões

Vejam as fotos:

http://www.picasaweb.google.com.br/ciberparqueirece http://www.flickr.com/photos/filocre/

Ciberparque

2005

O Ciberparque Anísio Teixeira Iniciou-se dia 03/12/05, com uma equipe formada por 4 coordenadores e 50 agentes de cultura Viva. O trabalho iniciou-se no espaço UFBA/Irecê devido a construção do espaço físico do Ponto de Cultura. Durante este período, trabalhamos no laboratório da Faculdade, iniciando a formação dos agentes em informática básica em Software Livre, também a democratização do uso da Internet e a construção de cidadãos críticos, pensantes e autônomos.

2006

CIberparque

A inauguração do Ponto e do Tabuleiro Digital, ocorreu em 24/05/06 com uma equipe formada por 4 coordenadores e 50 agentes de cultura Viva. Trabalhamos cerca de 6 meses com a formação na área multimidiática em Software Livre, realizando oficinas, curso de informática básica com iniciação em Software Livre, montando o stúdio da rádio Ciberparque, e formando a equipe de monitores instrutores do Tabuleiro Digital.

O Ciberparque trata-se, de um movimento construído coletivamente com o propósito de possibilitar a ampliação e garantia do acesso aos meios de produção e formação cultural, fortemente associado aos processos educacionais formais e não-formais garantindo aos cidadãos do Munícipio de Irecê acesso livre ao universo tecnológico, a capacitação para a produção de bens culturais. São parceiros: Prefeitura municipal de Irecê & Faculdade de Educação da UFBA, MINc e Ministério do Trabalho e Cultura Viva, com os seguintes objetivos:

  • Produzir cultura e conhecimento;

  • Democratizar o acesso livre e aberto à internet;

  • Promover uma inserção ativa dos sujeitos na sociedade contemporânea;

  • Disponilizar recursos tecnológicos com o propósito de, efetivamente, produzir conhecimentos;

  • Proporcionar à população de Irecê,da Microrregião e do semi-árido baiano um a articulação em rede de saberes.

No segundo semestre, já com o grupo estruturado, iniciamos o trabalho com o curso de informática básica em software livre e algumas oficinas como por exemplo: oficina de metarreciclagem, fotografia digital, produção gráfica, áudio e rádio web.

2007

Ciberparque

Iniciamos o ano com 25 jovens, com o passar dos dias os próprios agentes voluntários trouxeram seus amigos, vizinhos, colegas de escola e assim, formou a família Ciberparque com 43 jovens,atuando de forma autônoma e cumpriram seu trabalho voluntariado em dias e horários específicos através de um cronograma: 2 horas no Tabuleiro e mais 2 horas recebendo formação na cultura digital. Concluímos a formação destes voluntários com um evento cultural no dia 20/07/2007, no Auditório da UFBA/Irecê.

Esta turma, com cerca de 30 jovens participativos e interessados em seu crescimento pessoal e em multiplicar suas aprendizagens através de oficinas e cursos que serão desenvolvidos diretamente nas escolas, Através da proposta que levamos para a secretaria de Educação de apresentar o Projeto que produzimos " A Arte Cibernética na Escola. Com o objetivo de Interagir as escolas, neste novo universo tecnológico.

Esta formação está acontecendo da seguinte forma: os voluntários solicitam o tutorial da área de interesse do grupo, daí eles se reúniam realizando a leitura do texto discutindo e trocando ideias e depois praticando colocando a mão na massa.

A importância da formação destes grupos no Ciberparque, é que realizamos em pouco tempo um pouco de um trabalho voltado para o resgate da cultura local e consequentemente valorizando os artistas da região e ainda mais a Cultura Digital.

Eventos Ocorridos:

O primeiro evento ocorrido, em que os voluntários participaram fazendo a cobertura com filmagem e fotografia digital foi na Cidade de Jussara-Ba, o "Festival das Primeiras Águas", que é um evento no qual acontece cada ano em uma cidade da região, para mostrar suas Culturas. Ano passado ocorreu em Central, este evento é organizado pela Fundação Culturarte de São Gabriel.

Um evento Importante em que houve a apresentação de alguns jovens do Ponto de Cultura ,ocorreu no dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher. Neste evento, o grupo músical apresentou-se em Praça pública, o flautista Marcos acompanhou a filarmônica, e depois fez sua apresentação individual tocando uma conhecida música do rei Roberto Carlos. Uma voluntária fez a leitura do poema "Mulher É para ser cuidada e respeitada", escrita por Paulo Henrique que também é voluntário do Ponto de Cultura. No final das apresentações, os Voluntários e a coordenadora foram à casa de alguns agentes realizar uma surpresa para as famílias que não relacionava bem uns com os outros, realizando uma apresentação musical.

Foi muito bom perceber a alegria e entusiasmo das famílias neste momento, mães voltaram a falar com o filho, outra família também houve reconciliação entre eles e assim por diante, essa foi uma atitude social realizada pelo ponto em benefício das famílias dos voluntariados.

Neste mesmo evento, alguns voluntários fizeram a cobertura do evento, da Secretaria e Prefeitura Municipal e de alguns PSFs (Programa de saúde familiar).

Em 23/02, O Ciberparque teve a honra de contar com a presença da Caravana Cultura Viva por La Paz. Esta semana foi de grande importância para nós, visto que podemos nos envolver com as diferentes culturas em que eles apresentavam. Durante este período, tivemos a oportunidade de apresentar o que já havíamos produzido e eles nos ofereceram oficinas de teatro, música, Artes Circenses e apresentações em praça Pública. Nos deixaram muitas saudades...

No dia 23/03/2007, houve no espaço UFBA um grande evento, a comemoração do 1º aniversário do Ponto de Cultura e Tabuleiro Digital e tivemos o prazer de cumprir toda a programação para este grande dia. O nosso objetivo foi cumprido, pois, mostramos as autoridades e para a comunidade local que temos grandes artistas no Ponto de Cultura e na região.

Neste dia prestigiamos: apresentação teatral, músicos, poeta, cordelista, flautista e o lançamento de dois CDs Edemilson dos Teclados e Jhesu'Samuel.Teve também uma sala de exposição das produções realizadas pelos jovens como: Pintura em tela, bijuteria, desenhos de cada peça que compõe o computador, produção de panfletos para divulgação dos cursos que serão ministrados durante o ano, capas de CDs e DVDse a exposição do CD dos 04 concorrentes da Microrregião para o Primeiro Festival de Violeiros de Seabra-BA: Cleindson Santana, Welton Gabriel, Eder Fersant e Chico leite, o Stúdio do Ciberparque não para, tivemos de organizar um cronograma para horário de gravações devido o aumento da demanda para gravação e produção de áudio nos últimos meses.

Neste mesmo evento, tivemos o prazer de contar com a presença de dançarinos de salça , dança do ventre, Apresentação teatral, contadores de causos, repentista, roda de São Gonçalo, grupo de capoeira e a participação especial de artistas da região como: Ruy Rayole, Márcio Ramon, Erivan, Eder Fersant, Welton Gabriel e Duke Lobo. Este evento se configurou como o ponto de partida para mostrarmos os talentos que temos na nossa região e no Ponto de Cultura a valorização da Cultura local e da Cultura Digital da Regional.

Ações que foram desenvolvidas em 2007 pelo Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira

  • Apresentação dos grupos de estudos, através de produções multimidiáticas (09/04/07)

  • Estudo do Software Livre;

  • Oficina de Manutenção;

  • Criação de Infocentros;

  • Oficinas de: Vídeo, Áudio, Metarreciclagem e produção Gráfica para os Voluntários;

  • As mesmas oficinas citadas a cima para alguns participantes do Ponto de Cultura de São Gabriel nos dias 26, 27 e 28 de

abril;

  • Início da Migração de Software das Secretarias, escolas, Camara dos Vereadores...(Alguns espaços a confirmarem)

  • I Semana do Software Livre de Irecê 22 a 25 de Maio/06

  • Construção do projeto Cultura Viva 2ª edição

  • Entrevista com jovens do ponto com Moises Filocre e Gerlla Lima sobre a rádio web Ciberparque e produção gráfica para a revista Onda Jovem (São Paulo)

  • Parceria com a Secretaria para apresentação do São João (Movimentação na rua, Desfile de Carroças, Quadrilha, recepção na rodoviária com participação das alunas Glessia e Gerla dançando ao som do forrozeiro Zé Bigode e companhia para o melhor São João de Irecê)

  • Apresentação Cultural dos jovens na culminância da Atividade de Fabrizia "Café com Letras"

  • Participação dos Coordenadores do Ciberparque no Encontro de Culturas Colaborativas (ECCO)

  • Participação do Ciberparque no encontro Sub Regional Nordeste em Salvador

  • Avaliação das produções dos jovens

  • Entrega de Certificados

  • Publicação nos Blogs

  • Evento Cultural dos Jovens do Ponto de Cultura

  • Projeto para trabalhar diretamente nas Escolas oferecendo cursos e oficinas para professores e alunos.

  • Participação do Ciberparque na unificação dos projetos de cunho social do município de Irecê

Parte Pronta!

Software Livre
Rádio Ciberparque
Tabuleiro Digital

Software Livre ( Verificar Ortografia)

2005

A FACED/UFBA Instalou um laboratorio, com Software Livre em Irecê, o primeiro rodando sistema Livre em nossa cidade, o Ciberparque no fim de 2005 começou um movimento do Software Livre em Irecê, Realizando Oficinas, E Divulgando o Software Livre como uma Politica de Pública de Liberdade, já que em Irecê 99% dos usuários eram em Software Proprietario. começamos a realizar eventos em prol do Software Livre em Nossa Cidade, o primeiro foi uma oficina de instação de uma rádio Web Livre, com um público de 45 pessoas.

2006

Em 2006 Através do Ciberparque, o Software Livre, chegou em Escolas, Bairros, Cidades,e Empresas. com as vantagens e Segurança que o Linux, nos oferece, milhares de pessoas migraram do Software Proprietario, Para o Software Livre, Realizamos Oficinas de Produções Multimidiacas, Participamos do III Festival de Software Livre da Bahia, realizado pelo Projeto Software Livre da Bahia, projetos que também somos integrantes, Encontro de Conhecimentos Livres em Salvador, realizado pelo MINC/Cultura Digital.e várias palestras e oficinas realizadas pela Equipe do Cultura Digital regional nordeste em Irecê, também oferecemos o I Curso de Informática com Iniciação em Software Livre da região de Irecê, começamos com quatro turmas cada uma com 15 alunos,já realizamos 2 edições.

2007

em 2007, Pela primeira vez , o Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira em parceiria com a Secretaria Municipal de Educação, Faced e UFBA realizaram, entre os dias 22 e 25 de maio, a I Semana de Software Livre em Irecê. Esta iniciativa partiu das ações do Projeto ;Sou Livre Também! que busca mobilizar a comunidade acadêmica de nossa Região, professores da rede pública e privada de ensino e a comunidade em geral para o debate sobre as questões do software livre, da inclusão digital e formação de professores. O evento foi realizado no Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira, no espaço UFBA na cidade de Irecê-Ba, e simultaneamente na III Semana da Faculdade de Educação da UFBA no vale do Canela. Este um um dos maiores eventos ocorrido no município de Irecê, podemos contar com a presença de outras cidades como por exemplo: Gentio do Ouro, Lençois, Xique-Xique, Barra do Mendes, Gabriel e alguns povados da microrregião. com apresentação de palestras e mesas-redondas; transmitidas por webconferência e com cobertura interativa das Rádios Faced e Ciberparque. Também foram realizadas oficinas, apresentação de relato de experiências, vídeo, software educativo, áudio e jogos.

Antes da Chegada do Ciberparque em Irecê, já existia um grupo de usuários Linux em Irecê, Chamado o Gilix - Grupo de Usuário Linux de Irecê, que ficou fortacelido com a presença do ciberparque em nossa cidade, onde realizamos, reuniões, e produções de eventos e projetos. o Gilix foi unificado com participantes e voluntários do Ciberparque, formando assim a COGILIX - Cooperativa do Grupo Irecê Linux,) que vai prestar serviços em Software Livre pra toda a comunidade Ireceense e sua Micro-região. (esta em fase de planejamento

Rádio Ciberparque ( Falta Mais Coisas, e Verificar a Ortografia ) Moisés Filocre

2005

No mês de outubro de 2005 realizamos uma ofcina de instalação e configuração da rádio ciberparque, com a presença de Monica Paz, Alexandre Amorin estudantes de computação da UFBA, e Moisés gwannael bolsista da FACED/UFBA. a oficina foi aberta ao público de toda a região, tivemos a presença de 45 pessoas, divididas, em edição de áudio e parte de configuração da rádio. no ultimo dia de oficina a rádio entrou em transmissão pelo servidor (icecast) da Faculdade de Educação da UFBA. rodando em Software Livre com a Distribuição Debian.

2006

No Inicio de 2006 a Rádio Ciberparque entrou em transmissão, oficialmente dia 02/02, com o Objetivo de Resgatar, Valorizar e Divulgar a Cultura e os Artitas Locais e regional.fazia parte da equipe os integrantes da 1ª oficina de rádio web, eram voluntários do Ciberparque, e realizavam oficinas de edição de áudio, para os Agentes de Cultura Viva, que assumiram o comando e formaram uma nova equipe, já que os primeiros integrantes era voluntários e muitos trabalhavam, a contribuição dos fundadores, eram nos sabados e domingos, estudando e aprimorando os conhecimentos junto com os agentes. a Equipe da rádio, atuou em 2006 com gravações de programas, vinhetas, entrevistas ao vivo com as Escolas da Rede Municipal de Ensino de Irecê, em eventos, fazendo coberturas, matérias. e divulgando o Ciberparque, dentres eles destaco esses:

Reisado De Fazenda Nova,
Reisado Do Baixão de Sinesia
Festival das Primeiras Águas
São João de Irecê
AGRIFAM - Feira de Agricultura Familiar da Bahia ( 3 dias, com Stand Própio)
Expoagri- Exposição Agropecuaria da região de Irecê (4 dias, com Stand Própio)
III Encontro dos Estudantes da região de Irecê
I Conferência Micro-Regional dos Idosos
Cobertura da II Gincana Ambiental.

2007

Em 2007 a web rádio atuou também no 1° Semestre com o estúdio profissional, que é lotado por artistas de nossa região, que gravam seus cds, e produzem suas capas. com o auxilio de voluntários do Ciberparque. as faixas, são gravadas, editadas, e imediatamente divulgada ao vivo na rádio, pela equipe de divulgação do Ciberparque. Esse ano já participamos de vários eventos culturais, capturando contos, causos, lendas e fazendo um mapeaento cultura de cada bairro de nossa Cidade. Transmitimos ao Vivo a I Semana de Software Livre de Irecê e que aconteceu simultaneamente com a III Semana de Software Livre da FACED/UFBA, e para o 2° semestre de 2007 vamos para as escolas, fazer programas, editar áudio, e instalar rádios webs, em cada escola, fazendo assim uma rede de rádios webs livres em nosso municipio.

Tabuleiro Digital (Falta colocar mais umas ações Também! Atenção Ariston! Ajuda mais no Tabuleiro, Corrigir a Ortografia tb)

2005

em 2005 a Universalização do acesso a Internet chega em Irecê, Considerado um dos maiores Projeto de Inclusão Digital da Região. O Tabuleiro Digital é composto por 36 computadores conectados a Internet, trazendo informação a todos os munícipes de Irecê e Região. Funcionando de segunda à sexta, das 08 às 21 e aos sábados das 08 às 18h, onde a procura é imensa em todos os horários. O Tabuleiro Digital, tal como os tabuleiros de acarajé da Cidade da Bahia de Todos os Santos, espalha-se para proveito da comunidade como um todo. O Tabuleiro Digital é reto, sem encostos, sem almofadas, projetado para uso rápido e ágil como o do tempo de comer um bom acarajé ou ler e responder a meia dúzia de e-mails. Espaço com terminais públicos de acesso gratuito a Internet, uma área com 100 m2, com 6 ilhas e 6 computadores cada, com uso de software livre, com a distribuição; DIZINHA; com navegação livre. O serviço de conexão a Internet foi contratado a partir de provedor de acesso local privado, com sistema ADSL, com links de 1Mb e com contrato anual custeado pela Prefeitura Municipal de Irecê. Os demais serviços para manutenção do espaço foram igualmente contratados pela Prefeitura, como água, energia elétrica, limpeza, segurança, entre outros.Um projeto que teve sua origem na Faculdade de Educação da UFBA, que tem como parceiras a Petrobras e a Prefeitura Municipal de Irecê.

2006

em 24 de março de 2006 quando o Tabuleiro Digital foi inaugurado o Acesso foi aumentando a cada dia, Contamos hoje com aproximadamente 450 acessos diários. Após um ano de sua existência o projeto Tabuleiro Digital teve aproximadamente 130.000 acessos com 2000 cadastros registrados, com direito a uma carteirinha de acesso de forma gratuita. com uma parceria Formada com a Rede de Educação de Irecê e Região, escolas, faculdades, de todos os tipos: municipal, estadual e privadas, o Tabuleiro Digital ja Atendeu mais de 5000 Alunos, que são monitorados, por voluntários do Ciberparque, no Limite de 1hora por dia. aconteceu também no Espaço do Tabuleiro Digital, o Curso de Informática com Iniciação em Software Livre, curso gratuito oferecido pelo Ciberparque a Comunidade Ireceense

2007

O Tabuleiro juntamente com o Ciberparque montaram 3 telecentros com cerca de 10 computadores todos rodando Software Livre, com 1 hora diária de internet para cada usuário, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e o (Gilix), Grupo Irecê linux, grupo esse que trabalha na formação realizando oficinas e cursos, nos telecentros para a comunidade vizinha, os telecentros são dois em comunidades rurais são os povoados de (Itapicuru e Meia-Hora), e um com a parceria Tabuleiro Digital, Ciberparque e o PID ( programa de Identidade Digital ) do Governo Estadual sediado no Bairro Bradesco em Irecê.

Obs: a Entrega foi Adiada, é a oportunidade, de cada um dar um força aqui! a união faz a força! abs! Moisés Filocre

Rascunhos:

....

revisão: r10 - 27 Jul 2007 - 11:52:53 - MoisesFilocre