Ciberparque, Cogilix e V. Pascoal

Redes Mesh:

"Se eu tenho um Velox de 360k, compartilho ele nesta intranet; e defino meu gateway este maluco ae.. minha conexão pode "triplicar" pois quanto mais gente, mais link... mais rapido vou baixar as coisas e abrir minhas páginas.

O HD 500gb é para fazer um torrent "local" tipo, o cara somente baixa o .torrent; então coloca no gateway e não se preocupa em baixar; Assim todos na intranet pega o que já existir do mirror local... Enfim;"

Definição de Valessio Brito na Lista do PSL-BA

Oque é Uma Rede Mesh?

Uma rede Mesh é formada por vários hosts, interconectados uns aos outros e assim formando uma “malha”. Cada host é chamado de nó. Com a existência de inúmeras rotas de um nó para o outro, assim tende a necessidade de um protocolo de roteamento dinâmico, capaz de verificar quedas e latências e assim rotear o pacote corretamente. Os procolos mais utilizados em redes Mesh são OLSR (Optimized Link State Routing Protocol) e LQSR (Link Quality Source Routing). O primeiro utilizado pelo projeto OLPC (One Laptop Per Child) e o segundo pela Microsoft, mas no protocolo LQSR é necessário a instalação de um software chamado MCL (Mesh Connection Layer) que opera em uma camada intermediaria entre a camada 3 (Rede) e a camada 2 (Enlace) do modelo OSI.

Na infra-estrutura de uma rede Mesh é comun os nós estarem interligados por cabo tipo par trançado categoria 5 e então “linkados” a outros grupos de nós por um roteador Wireless do tipo 802.11 em modo Ad hoc, pois nesse modo é possivel a interligação com multiplos roteadores, sendo que sempre com uma modificação na rede uma conexão diferente pode ser utilizada para então a mensagem chegue a seu destino. Com o advento dos roteadores wireless multi-radio essa conversação com múltiplos roteadores se tornou mais rápida, pois as mensagens seguem por bandas diferentes para então interligar vários roteadores simultaneamente.

Uma rede mesh pode ser constituída de qualquer forma, seja com todos os nós interligados por Wireless, Fibra, Cabos Par trançado, Coaxial e afins. O que importa é necessidade de múltiplas interligações para flexibilizar o trafego entre os nós.

Geralmente em uma rede Mesh, apenas alguns dos nós têm links com a internet e esses são compartilhados com todos os outros nós da rede, tudo gerenciado pelo protocolo de roteamento dinâmico escolhido.

Com a possibilidade de usar a infra-estrutura existente, a rede Mesh se mostra ser uma alternativa para redes de internet compartilhada, tal como predial ou em condomínios. E assim ser também mais uma alternativa para a inclusão digital em comunidades carentes. Que em alguns casos dispõem de computadores, mas não tem recurso para manter o custo fixo da mensalidade de um ADSL ou Internet discada.

Então, com base em todas as informações citadas acima, podemos concluir que a rede Mesh é apenas uma topologia, ou seja, apenas uma forma de disposição lógica e física dos hosts na rede.

Palavras Chave : flexibilidade, tolerante, escalabilidade, custo, social.

revisão: r2 - 20 Nov 2007 - 22:11:10 - MoisesFilocre