RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO

0 - INTRODUÇÃO

O Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira é um projeto construído coletivamente com o propósito de possibilitar a ampliação e garantia do acesso aos meios de produção e formação cultural, fortemente associado aos processos educacionais formais e não-formais garantindo aos cidadãos do município de Irecê acesso livre ao universo tecnológico, à capacitação para a produção de bens culturais e fortalecimento da cidadania com participação. Por isso visa: produzir cultura e conhecimento, democratizar o acesso livre a internet, apresentar e explorar os diversos meios tecnológicos, inserir os jovens e membros da comunidade na cultura digital, disponibilizar recursos tecnológicos para produzir conhecimentos, proporcionar à população de Irecê, e demais vizinhos, um espaço público, aberto e livre para a apropriação e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com a finalidade de potencializar o exercício da cidadania, a produção de sua cultura local e a conexão com outras realidades.

Com esse relatório pretendemos prestar conta do trabalho realizado, atendendo em especial, a solicitação do Ministério da Cultura.

1 - AÇÕES EXECUTADAS

1.1 - Montagem da rádio web

Mesmo sem ter um espaço físico já organizado, a Rádio Web Ciberpaque foi montada e entrou em funcionamento em novembro de 2005. Para isso foi realizado a aquisição de equipamentos, realização de oficinas com os fundadores da Radio Web FACED ministrada por Moises Gwannael. A montagem propriamente dita da rádio foi montada em espaço provisório cedido pela Prefeitura e administração do curso de graduação para professores da UFBA em Irecê. Foram beneficiados um total de 30 participantes nessa oficina, alguns deles permaneceram como volutários da rádio, outros elaboraram projetos de implantação de rádios Webs em outros locais.

1.2 - Seleção e Formação dos Agentes de Cultura Viva

O Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira, participou de uma das Ações do Ministério da Cultura (Minc) e o Ministério do Trabalho (MTE) que articulou aos pontos de cultura uma parceira com um auxílio financeiro de R$150,00 para a formação dirigida aos jovens ao longo de 6 meses de trabalho, procurando incitar nos jovens o interesse em investir, futuramente, numa profissão relacionada à cultura com orientação voltada para a inserção no mundo digital, com a criação de uma comunidade virtual, a produção de materiais multimidiáticos, com base no uso de Software livre, e desenvolver algumas ações previstas pelo Ciberparque. Desta forma, foi necessário criação de um cadastro aberto aos jovens entre 16 a 24 anos, na Cidade de Irecê e Região. Foram cadastrados mais de 500 jovens segundo os critérios estabelecidos pelo Minc, um destes critérios foi a renda familiar que deveria ser menor ou igual a meio salário mínimo, um outro critério era contemplar uma pessoa por família Houve uma mobilização geral dos jovens, porém, dos 500 jovens cadastrados, apenas 50 foram selecionados, sendo contemplados 26 no turno matutino e 25 no turno vespertino, com recebimento de bolsas cumprindo uma carga horária de 20 horas semanais. Além das bolsas e dos cursos, os jovens tiveram uma orientação voltada para o exercício da cidadania. Para tanto, a formação dos agentes de cultura viva pretende fortalecer o uso da rede Internet, para além dos recursos de pesquisa e consumo de informações que possibilita. O eixo principal nesta formação é desenvolver uma nova maneira de compreender e interagir na rede, visando a autoria e a autonomia dos jovens envolvidos.

1.3 - Organização do Espaço Físico

Após a construção do espaço físico e infra-estrutura para transmissão de dados, objeto da contrapartida, assumida em conjunto com a Prefeitura Municipal de Irecê, foram realizadas as ações de aquisição de: mobiliário, montagem de bancadas, aquisição e instalação de equipamentos de informática e climatização do espaço com recursos do projeto oriundo do Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira.

1.4 - Inauguração e Divulgação do Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira

Após a montagem do espaço físico, foi organizado um evento de inauguração em parceria com a Prefeitura Municipal e com a Faculdade de Educação UFBA/IRECÊ com ampla divulgação no município e microrregião. O evento ocorreu no dia 24 de março de 2006,com a presença de representantes do poder público municipal (Prefeito, Vereadores e Secretários) e da Universidade Federal da Bahia, com a presença ilustre do Magnífico reitor Naomar e de Nelson De Luca Pretto Diretor da Faculdade de Educação e também com a presenaça de algumas autoridades locais.

1.5 - Desenvolvimento de Oficinas

Entre março e novembro de 2006, após a organização do espaço físico e infra-estrutura técnica, foram realizadas várias oficinas para formação da comunidade Ireceense para o uso criativo das tecnologias digitais, cerca de 600 pessoas já receberam certificados do Ciberparque. De modo geral, A idéia era estruturada numa proposta, os recursos necessários eram reunidos, a divulgação da ação ocorria em escolas, e nas rádios locais, os interessados eram identificados, inscritos e certificados após a realização da atividade. O material de consumo utilizado nesse processo foi adquirido pelo Ciberparque ou doado pela Secretaria Municipal de Educação de Irecê. Os instrutores para as oficinas foram remunerados através do Ponto de Cultura. Os trabalhos foram realizados com a participação de monitores(Orientadores e Agentes de Cultura).

Essas iniciativas estão se consolidando como um marco para a cidade de Irecê, por estar fortalecendo a cultura local, ampliando o acesso aos meios de informação e de produção, bem como a formação dos cidadãos de Irecê e região. A população, de fato veio ocupar os espaços públicos em busca do acesso aos computadores e das oficinas e serviços do Ponto de Cultura. Desse modo, foram realizada as seguintes atividades:

1.5.1 - Oficina de rádio web

Houve a participação de 30 pessoas de diversas cidades da Micro-região de Irecê, ampliando o raio de ação do Ciberparque.

Foi ministrada pelos fundadores da Rádio web FACED, da UFBA, estudantes de Ciência da Computação, Comunicação e Educação dessa universidade.

Os participantes aprenderam a implantar uma rádio web, utilizando softwares livres.

Aprenderam a baixar os pacotes para a instalação da rádio (Darkice,Qjackctl e Xmms) via Comandos no terminal com a distribuição livre Debian/Gnu/Linux. Aprenderam a usar o Gimp e Inkscape, para edição de gráficos.

Aprenderam a criar, produzir, formatar e distribuir programas de rádio através da internet.

A partir dessa oficina os participantes atuaram junto ao Ciberparque como voluntários, especialmente no desenvolvimento de embalagens para Cds, Logotipos dos Programas da Rádio Web que foi criada e do Ponto de Cultura como um todo.

1.5.2 - Curso de Informática Básica

Na primeira fase de realização, essa oficina teve a participação de 90 pessoas. Na segunda fase foram formados mais 100 participantes. Pariciparam pessoas de todas as idades e gênero.

Os participantes aprenderam sobre hardware e software e as funções básicas do computador.

Aprenderam a diferenciar software livre (SL) de software proprietário, discutiram a importância do SL para o desenvolvimento sócio-econômico e tecnológico no nosso país e na nossa cidade.

Refletiram sobre a sociedade e as tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Produziram informação, buscaram, analisaram os diferentes pontos de vista oriundos das diversas fontes de informação acessada.

Formaram opinião sobre os assuntos que afetam o seu dia-a-dia. Conheceram a história, origem e usos da Internet.

Criaram seus e-mails pessoais e constituiram comunidades virtuais, inaugurando novos espaços para outras aprendizagens.

Exploraram ferramentas de comunicação, como: Chats, blogs, Lista de discussão, Orkut, entre outros etc;

Essas oficinas foram ministradas por quatro professores da rede municipal, que atuam no Ponto de Cultura. Dois novos instrutores foram selecionados entre os Agentes de Cultura e Voluntários, atendendo a perspectiva de multiplicação de conhecimentos que fez parte da formação inicial deles no Ponto.

A partir dessas oficinas os participantes mantiveram a sua inserção na Comunididade Virtual de Aprendizagens (Internet), inclusive fomentando a produção e troca de informações entre eles, e novos participantes de oficinas do Ponto. Com isso, a cada dia se fortalece a integração dessas pessoas em rede e fora da rede nos momentos de estudos de Tutoriais e trocas de conhecimentos, com base no uso da internet.

1.5.3 - Oficina de Fotografia Digital

Essa Oficina foi ministrada por Cosme Pereira, na primeira fase ele atendeu os 50 agentes de e em outro momento, ele ministrou a oficina com 45 participantes, sendo 15 no turno matutino e 30 no vespertino, como forma de incentivar as pessoas a conhecer e aprimorar os conhecimentos da tecnologia digital mostrando aos alunos técnicas simples e avançadas para a produção de imagens como uma linguagem criativa e pessoal do aprendizado dos fundamentos da fotografia e do equipamento fotográfico, com os objetivos de: Iniciar um trabalho utilizando uma linguagem de arte e técnica, para desenvolver trabalhos de criatividade e aprimoramento da percepção visual específica, com a utilização da fotografia como suporte de idéias e produções gráficos-visuais. * desmistificar o culto à tecnologia e destacar a questão da fotografia como cultura e aprimorar técnica do processamento fotográfico preto e branco;

1.5.4 - Oficina Produção Gráfica

A oficina de Produção gráfica foi oferecida inicialmente para as pessoas que participaram da oficina de fotografia para apresentar e praticar conceitos de: manipulação de imagem, melhorar a imagem e editar a imagem (imagem mental, visual e textual, textos e imagens sensoriais) na busca de reelaborar a prática do olhar através de conversas sobre a imagem. Seja ela a imagem visual trabalhada na Oficina de Fotografia, imagem mental ou textual, este princípio propõe a imagem no âmbito da sensorialidade.

1.5.5 - Oficina de Teatro

O Ponto de Cultura convidou 3 instrutores bem conceituados na área, para trabalhar a arte teatral, envolvendo a capacidade criativa do uso das performances e hermeneuticas de cada participante, tomando como ponto de partida a Peça Cidadão de Papel. Utilizando essa linguagem, os 50 jovens atendidos pelo Ciberparque foram estimulados a desenvolverem sua capacidade crítica/reflexiva sobre seus direitos e deveres como cidadãos, levando-os a uma participação ativa na tomada de decisões visando um bem comum à todos.

1.5.6 - *Oficina de Bijuteria oferecida aos 50 Jovens Agentes de Cultura, ministrada por... durande 5 dias.

1.5.7 - Oficina local de conhecimentos livres e Instalação do Kit Multimídia

A oficina de cohecimentos livres aconteuceu em Irecê-Ba, no nosso ponto de cultura, no dia 26, 27 e 28 de junho de 2006, com a prensença da equipe do Cultura Digital Regional do Nordeste do Ministério da Cultuta (Minc), e com a participação do Ponto de Cultura e Fundação CulturArte? de São Gabriel-BA

1.5.8 - *Palestras sobre o Software livre, ministrado por Leandro Nunes com a participação de 99 pessoas dividido nos três turnos com o objetivo de

1.5.9 - *Oficinas de MetaReciclagem? * Ministrada por Leandro Nunes, com a participação de 38 pessoas no turno matutino, 30 pessoas no vespertino e 20 noturno, com um número total de 88 participantes. Com a idéia sobre a reapropriação de tecnologia objetivando a transformação social. Essa oficina abrangeu diversas formas de ação como por exemplo: captação de computadores usados e montagem de laboratórios reciclados usando software livre.

1.5.10 - *Oficina de Manutençao em computadores e como montar um servidor, ministrada por Rogério Smicht, oferecida para 30 pessoas

1.5.11 -*Oficina de Edição de Áudio com o Oficineiro Moises Gwannael com a participação de 21 participantes no turno matutino, 45 vespertino e 20 noturno, esta oficina estendeu por mais um dia de trabalho pela procura e interesse dos participantes. Nesta oficina foi realiada através da circulação de informações, rádio livre, transmissão via Web, noções de tratamento acústico, estúdio, técnica. Utilizando o software livre para captação e produção de áudio, gravação de vinhetas e publicação colaborativa em rede.

PS: Todas as Oficinas Oferecidas pelo Ciberparque são Certificadas.

1.6 - Participação em eventos

Ao longo de 2006 a equipe do Ciberparque esteve presente em eventos relevantes para o enriquecimento de seu trabalho, bem como para a disseminação do que vem sendo feito para um público maior. Após a participação e capacitação nesses eventos, o Ciberparque Anísio Teixeira multiplicou seus conhecimentos com outros Pontos de Cultura, seja na consultoria técnica para a aquisição de equipamentos, na prestação de assistência técnica na instalação, configuração e manutenção de equipamentos de áudio e vídeo, instalação e difusão de softwares livres.

1.6.1 - 4º Festival das Primeiras Águas em Central-Ba

1.6.2 - Reizado de Fazenda Nova-Irecê

1.6.3 - Expoagri - Exposição Agropecuária da Região de Irecê Foi feita a transmissão, divulgação e e cobertura fotográfica com a participação dos Agentes de cultura Viva.

1.6.4 - AGRIFAM BAHIA 2006 - 2ª Feira da Agricultura Familiar da Bahia Evento realizado em Irecê, entre 1º a 3 de junho. Transmissão ao vivo pela rádio web e cobertura fotográfica.

1.6.5 - *1ª Conferência dos Idosos, realizado no Goldem Palase Hotel

1.6.6 - Encontro Teia

Entre os dias 06 e 10 de abril de 2006, aconteceu a TEIA de Cultura, Educação, Cidadania e Economia Solidária. Realizada no pavilhão da Bienal (Templo da Cultura; o principal espaço do país para a cultura consagrada e que se abriu para a cultura de seu povo), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (centro das finanças e da economia nacional), com o objetivo de realizar a integração entre os pontos de cultura de todo o país. Nessa ocasião foi feita uma exposição dos trabalhos do Cibeparque Anísio Teixeira.

Durantes os dias do evento tivemos a oportunidade de estarmos reunidos juntamente com todos os Pontos de Cultura do Brasil e alguns da América latina em um único espaço, de modo que o trabalho de cada um pôde ser mostrado de forma mais ampla. Presenciamos as mais variadas manifestações populares existentes no Brasil. Estiveram presentes, desde a Capoeira, Ternos de Reis, Congadas, Coco de Umbigada, Toré, Tai Chi Chuan, Maracatus, Terreiro de Candomblé, Bumba-Meu-Boi, Escolas de Samba, Gêneros Musicais dentre eles, Funk, Regae, Pagode, Forró, Aboiadores, Hip-Hop, Artes circenses, Poesias, Artes Cênicas, Artesanato, Cinema, Arte Digital, Museu Afro, Museu de Arte Moderna e Contemporânea, desfiles de moda alternativa e a culinária de todas as partes do país. Apreciamos também movimentos sociais, dentre eles, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e Sem Teto, com apresentações Teatrais mostrando que trabalhadores sem terra também produzem arte, desmistificando a imagem veiculada pela mídia, de que são baderneiros e invasores de terras.

Nesses dias tivemos a oportunidade de conhecer a cultura ou culturas do Brasil ou vários Brasis dentro de um único país.

1.6.8 - MATUTAÍ Evento realizado pela equipe do Cultura Digital, regional NE, discutindo o uso de atual das TIC'S em comunidades de Salvador. Houve a participação de membros do Cibeparque e Agentes de Cultura nas oficinas e palestras.

1.6.9 - Arraiá das Caraibas Festejos de São João em Irecê, nos dias 21 a 26 do mês de junho de 2006. Foi feita divulgação, cobertura fotográfica, transmissão ao vivo pela radio web.

1.6.10 - II Amostra de arte e cultura de Central Evento realizado em 05 de agosto de 2006, foi feita a cobertura fotográfica

1.6.11- III Festival de Software Livre da Bahia Evento realizado nos dias 24, 25 e 26 de agosto 2006, em Lauro de Freitas/Bahia. Membros do Ciberparque e Agentes de Cultura participaram das oficinas e palestras do evento. Foi feita uma cobertura fotográfica.

1.6.10 - I Conferência Regional dos direitos da pessoa idosa Evento realizado no dia 16 de março de 2006, transmissão ao vivo pela Radio Web e cobertura fotográfica.

1.6.12 - Encontro de Conhecimentos Livres Evento realizado em cachoeira/BA, no mês de novembro, realizado pela equipe do Cultura Digital/MinC, realizando oficinas de Produção de Vídeos utilizando ferramentas livres de Captura e edição nos programas (Kino e Cinelerra), Oficina de Metarreciclagem, Produção de Áudio, além da integração com outros pontos da Bahia e da formação em oficinas, foi possível também, apresentar o Ciberparque.

1.7 - Realização de eventos

1.7.1 - Inauguração do Ciberparque no dia 24 de março 2006

1.7.2 - Entrega de Certificados Cerimônia de entrega dos certificados dos alunos da primeira turma do curso de informática e Agentes de Cultura Viva no dia 28 de Julho de 2006

1.8 - Produção de multimídias

Produção de Cds Produção de Dvd Gravações de Vinhetas e programas para o Selo Unicef Produção de Slides Produção gráfica (marca páginas, adesivos, carteirinhas para uso no Tabuleiro Digital

1.9 - Intercâmbio entre Pontos

  • Apresentação do Ciberparque no II Seminário da Fundação e Ponto de Cultura CulturArte? em São Gariel-Ba.

  • Troca de Conhecimentos Livres com o Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô em Lençóis-BA.

2 - DIFICULDADES E SOLUÇÕES ADOTADAS

Dificuldade : Atraso na organização do espaço físico devido ao repasse da primeira parcela do convênio com o MinC? . Esse repasse foi efetivado apenas em outubro de 2005. Em 2006 não foi efetivado as parcelas 3 e 4, apesar do previsto no cronograma de desembolso. Solução: realização de oficinas em espaços e com equipamentos cedidos pela Prefeitura. Montagem da rádio web em espaço provisório, também cedido pela prefeitura, reorganização do Plano de Trabalho em função das ações mais indispensáveis.

Dificuldade 2: cadastramento e pagamento dos agentes de cultura Solução: contatos contínuos com a coordenação dessa ação, realização das atividades pedagógicas com os agentes, tendo o apoio da Prefeitura e compreensão e tolerância dos agentes.

Dificuldade 3: atraso no recebimento do kit tecnológico Solução: aquisição de máquinas e equipamentos através do recurso disponível no Projeto, para que fosse possível dar início às atividades de formação e de produção multimídia.

3 - OBJETIVOS ESTABELECIDOS E ALCANÇADOS

pegar do projeto....

4 - ALTERAÇÕES E JUSTIFICATIVAS

  • 4.1 - META 1 ETAPA 1.1 - Inicialmente a instalação do espaço seria feita em um baú/container habitável, totalmente adaptado para o uso com salas refrigeradas e estrutura necessária para dar mobilidade ao conjunto. Com o interesse de um dos parceiros na instalação de um espaço mais confortável foi elaborada e executada a proposta de construção do espaço de modo tracional (alvenaria), sendo integrado ao conjunto de construções da área escolhida e às sua dinâmica de atendimento ao público – compondo a área onde já estão em funcionamento uma biblioteca pública, o espaço utilizado pela UFBA para a graduação de professores (com auditório, salas de aula, banheiros, laboratório de informática, secretaria, almoxarifado, pátio, jardins, estacionamento), as secretaria de saude, assistência social e educação, bem como o espaço de acesso público e gratuito a internet Tabuleiro Digital.
  • 4.2 - META 1 – ETAPA 1.1.1 – com a modificação do espaço houve amplição do numero previsto de ambientes, o que demandou um aumento na compra de cadeiras. Foi necessário também adquirir lougarina assento, bancadas, balcão, mesa para reunião, materiais para isolamento acústico como filtros, adesivos etc.
  • 4.3 - META 1 – ETAPA 1.1.3.1 - Ao invés de 1 aparelho de ar condicionado de 15000 btu foram adquiridos 2 aparelhos de 7500btu. Houve a necessidade de climatização em separado do estúdio da Rádio, por causa do isolamento acústico.
  • 4.4 - META 1 – ETAPA 1.1.3.2 e META 1 – ETAPA 1.1.3.3 – Não foi necessário adquirir aparelho de telefone porque esse item foi incluido na contrapartida. Não foi necessário adquirir aparelho de fax porque esse serviço é realizado através da parceria com a Prefeitura, na secetaria de educação.
  • 4.5 - META 3 – ETAPA 3.1 – não foi necessário adquirir material didático para as oficinas porque o material foi produzido pelo próprio ponto de cultura. Outros materiais de estudo já estavam disponíveis na Biblioteca pública
  • 4.6 - META 3 – ETAPA 3.8.2 – a aquisição do computador portátil foi adiada porque houve a prioridade de aquisição de outros equipamentos para a montagem dos laboratórios, tendo em vista o atraso no recebimento do kit tecnológico
  • 4.7 - META 3 – ETAPA 3.8.3 – Com a disponibilidade do vídeo cassete da secretaria de educação não houve necessidade de aquisição do item nesse primeiro ano. Aaquisição de outros equipamentos foi priorizada.
  • 4.8 - META 3 – ETAPA 3.9.1 e 3.9.2 – Com a disponibilidade de tela e base para projetor da secretaria de educaçao não houve necessidade de aquisição dos itens nesse primeiro ano. A aquisição de outros equipamentos foi priorizada.
  • 4.9 - META 3 – ETAPA 3.9.4 – Esse tipo de produto estava incluído como acessório na compra do respectivo equipamento
  • 4.10 - META 4 – ETAPA 4.2 – O video maker não foi contratado por atraso no cronograma dos cursos devido ao atraso com o recebimento da ilha de edição do kit tecnológico.
  • 4.11 - META 4 – ETAPA 4.9.1 – com o atraso do kit foi necessario ampliar a compra de computadores (equipamentos completos, incluindo monitores, estabilizadoeds, teclados e mouses, etc. ) para a realização das atividades de produção e formação e para a instalação da radio web
  • 4.12 - META 4 – ETAPA 4.9.5 - não foi necessário comprar gravadorr dvd separado porque os novos computadores adquiridos já incorporavam essa tecnologia.
  • 4.13 - META 4 – ETAPA 4.10.1 e 4.10.2 – a impressora A3 foi substituída por impressora laser A4, tendo em vista a utilização de serviços de impressão em A3 realizados em gráficas e prioridade para a aaquisição de outros equipamentos nesse primeiro ano.
  • 4.14 - META 6 – ETAPA 6.1, 6.2.1, 6.2.2 e 6.2.3 – a contrapartida foi ampliada quanto a compra de computadores para a meta de universalização. isso significou aumento do invvtimento com móveis. Ao todo foram feitas 6 ilhas com espaço para 6 computadores. 20 maquinas foram compradas (além disso o Projeto conseguiu a doação de mais 16 máquinas, completando um total de 36 maquinas). Esses equipamento foram instalados no espaço do Projeto Tabuleiro Digital, para acesso público e gratuito à internet, conjugado ao Ponto de cultura.
  • 4.15 - Além do que estava previsto no Plano de Trabalho e do que já foi indicado acima foram acrescentados os seguintes itens: câmera digital, peças para adaptação de computadores doados. Esse acréscimo se deu devido a necessidade de adaptação provocada pelo atraso no recebimento do kit, tecnológico e pela demanda por mais formação...

5 - REPERCUSSãO NA COMUNIDADE, PÚBLICO ATINGIDO, ABRANGÊNCIA CULTURAL

O trabalho realizado pelo Ciberparque rapidamente se transformou em uma referência local de uso democrático, público, gratuito e criativo das tecnologias digitais, mobilizando a cultura e os seus agentes a reescrever suas histórias a partir da presença das TIC como elemento estruturante de novas relações sociais.

O ponto de cultura Ciberparque Anísio Teixeira está demonstrando todo o seu potencial ao ampliar o acesso aos meios de produção de informação e comunicação, através das oficinas que vem oferecendo ao longo desses meses, fortalecendo assim a cultura local e regional.

Com a criação da rádio web, artistas regionais obtiveram espaço para divulgação de seus trabalhos, possibilitando uma difusão da cultura local no mundo, abrindo espaços para interações entre simpatizantes da música regional.

Parcerias com Secretaria de Assistencia Social na realização de coberturas de eventos Parceria com a coordenadora Ivana do Selo Unicef, realizando trabalhos mutimidiáticos no Ponto de Cultura, e também em todas as coberturas dos eventos realizadase na elaboração e veiculação de programa de rádio produzido por crianças e equipe do Ponto de Cultura para o evento Slo UNICEF.

Formação de membros da comunidade em conhecimentos como software livre, internet, fotografia, produção gráfica, produçào audio digital...

Integração de atividades ao curso de graduação de professores da educação básica, através de oficinas de produção de áudio.Implantando uma nova cultura e um novo modelo de educação tendo como elemento estruturante as tecnologias da informação e comunicação. Levando até as escolas conhecimentos essenciais para a implantação da Cultura Digital na comunidade partindo da escola.

integração com músicos, pessoal das rádios... para realizar....

Contribuição na aquisição do Selo UNICEF, na elaboração e veiculação de programa de rádio produzido por crianças e equipe do Ponto de Cultura.

A procura pelo Ponto de Cultura está a todo vapor, a ponto de estar absorvendo tudo o que vem emergindo na rede municipal de educação de Irecê e nas demais instituições da cidade.

A comunicação dos princípios dos projetos, bem como a divulgação de suas ações é uma ação fundamental para o nosso trabalho, pelo que provoca a comunidade a alterar seu modo de perceber e de agir diante dos desafios da sociedade contemporânea.

6 - APLICAÇÃO DA CONTRAPARTIDA

O compromisso com a contrapartida foi estabelecido conforme as exigências do convênio. Isso correspondeu ao valor total de R$ 115.720,00. Na prática o investimento realizado foi além desse mínimo estabelecido, o que se concretizou a partir das ações de organização do espaço físico, direcionamento de recursos humanos, universalização de acesso a internet e contratação de serviços, conforme descrito abaixo.

6.1 - Construção de espaço físico

construção de espaço refrigerado para abrigar os laboratórios de produção multimidia. Um espaço com 40 m2, dividido em 3 salas, com uma delas ambientada para estúdio de radio.

6.2 - Contratação de recursos humanos

nomeação de 02 funcionários públicos, lotados na secretaria de educação, cargo de professores da educação básica, com carga horária de 40h dedicadas ao trabalho administrativo-pedagógico do Ciberparque nomeação de 02 funcionários públicos, lotados na secretaria de educação, cargo de professores da educação básica, com carga horária de 20h dedicadas ao trabalho administrativo-pedagógico do Ciberparque nomeação de 01 funcionário público, lotado na secretaria de educação, cargo de técnido adminitrativo, com carga horária de 40h dedicadas ao trabalho de atendimento ao público do Ciberparque envolvimento de professores da UFBA nas etapas de concepção, implantação e coordenação dos trabalhos. universalização do acesso a internet

6.3 - Construção do espaço para Tabuleiros Digitais

Espaço com terminais públicos de acesso gratuito a internet, uma área com 100 m2, com 6 ilhas e 6 computadores cada, com uso de software livre, com funcionamento de segunda a sábado de 8:00 às 22:00, com navegação livre. contratação de serviços de internet, telefonia e energia O serviço de conexão a internet foi contratado a partir de provedor de acesso local privado. O sistema é o de conexão via rádio, com links de 1Mb e 512Mb... hospedagem de página na internet O sítio do projeto está hospedado em espaço virtual disponibilizado em conjunto com a UFBA. Para isso foi usado o softaware de escrita colaborativa, o TWIKI.

7 - DIVULGAÇÃO DO PROJETO NOS MEIOS DE COMUNICAÇãO? E COMO FOI EFETIVADO O CRÉDITO AO MINISTÉRIO DA CULTURA

placas na fachada do prédio, com logomarca do Ministério Folder do Ciberparque CAPA e CONTRA-CAPA dos materiais didáticos produzidos pelo Ciberparque Página Web do Projeto - www.ciberparque.faced.ufba.br Cartaz de divulgação do evento de inauguração Divulgação nas radios locais a cada evento realizado pelo Ciberparque

8 - CITAR O RECURSO RECEBIDO, A CONTRAPARTIDA E INFORMAR SE O OBJETO FOI TOTALMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CUMPRIDO

O repasse das primeiras parcelas do recurso foi feito em... A contrapartida foi efetivada antes mesmo desse repasse, em alguns dos itens. é o caso da implantação do espaço físico e instaação do espaço para universalização da internet. Ao longo de toda a execução há investimento em despesas de consumo de internet, energia e telefone que são assumidas pela contrapartida.

Tendo em vista que os recursos foram apenas parcialmente repassados, o objeto foi igualmente cumprido de modo parcial.

9 - INDICAR AS MEDIDAS ADOTADAS RELATIVAMENTE AOS PROCEDIMENTOS ANÁLOGOS À LICITAÇÃO

As contratações realizadas pelo Ciberparque obedeceram aos critérios de isonomia e proposta mais vantajosa para a otimização dos recursos do Projeto. Todas foram antecedidas de procedimentos análogos à licitação, de modo sistemático e isento, mesmo realizando compras/serviços abaixo de R$ 8.000,00. Para além dos procedimentos sistemáticos adotados, ocorram situações de existência de apenas um fornecedor, da contratação de artista e da singularidade do objeto de compra....Isso garantiu que o dinheiro público gerido pelo Projeto fosse empregado conforme os interesses públicos assumidos nessa proposta. Portando de modo geral foi seguido o seguinte procedimento...levantamento, análise do preço ofertado, compra/contrataçao....

Sumário

AÇÕES EXECUTADAS 1

Montagem da radio web 1

Seleção e formação dos agentes de cultura 2

Organização do espaço físico 2

Inauguração e divulgação 2

Desenvolvimento de oficinas 2

Participação em eventos 2

Realização de eventos 3

2 - DIFICULDADES E SOLUÇÕES ADOTADAS 3

3 - OBJETIVOS ESTABELECIDOS E ALCANÇADOS 3

4 - ALTERAÇõES? E JUSTIFICATIVAS 3

5 - REPERCUSSãO? NA COMUNIDADE, PÚBLICO ATINGIDO, ABRANGENCIA CULTURAL 4

6 - APLICAÇÃO DA CONTRAPARTIDA 4

Construção de espaço físico 4

Contratação de recursos humanos 4

universalização do acesso a internet 5

contratação de serviços de internet, telefonia e energia 5

hospedagem de página na internet 5

7 - DIVULGAÇÃO DO PROJETO NOS MEIOS DE COMUNICAçãO? E COMO FOI EFETIVADO O CRÉDITO AO MINISTÉRIO DA CULTURA 5

8 - CITAR O RECURSO RECEBIDO, A CONTRAPARTIDA E INFORMAR SE O OBJETO FOI TOTALMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CUMPRIDO 5

9 - INDICAR AS MEDIDAS ADOTADAS RELATIVAMENTE AOS PROCEDIMENTOS ANÁLOGOS À LICITAÇÃO 6

-- AlessandraPicanco - 15 Dec 2006

revisão: r34 - 15 Feb 2007 - 17:21:58 - RitaDourado?