Sobre o Projeto

O Projeto Voz das Escolas se constitui numa proposta de educação para as mídias. A familiaridade com os equipamentos próprios da comunicação radiofônica, associada a exercícios de elaboração coletiva da programação a ser veiculada, permitirá à comunidade escolar construir seu próprio discurso, transmitindo a todos o que pensa, deseja e necessita para a melhoria das relações entre a comunidade escolar e seu arredores. Assim o Projeto se constitui numa prática viva da cidadania, que contribui, certamente, para a construção de uma sociedade mais justa, formada por cidadãos capazes de decidir o próprio destino.

Tendo em vista o crescente numero de escolas que pretendem utilizar a rádio em suas atividades pedagógicas, e a disseminação da Cultura Digital no meio escolar, sentimos a necessidade de realizar em conjunto com as mesmas, oficinas de produção e multiplicação de conhecimentos digitais voltados para o fortalecimento da cultura digital na escola e do uso do rádio, possibilitando o protagonismo por parte dos alunos, demonstrando a visão de crianças, jovens e adultos sobre o rádio quando eles mesmo estão envolvidos no processo de criação e produção da mensagem radiofônica.

Objetivo Geral:

Disseminar e desenvolver nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Irecê a Produção de áudio, utilizando ferramentas livres de edição, como elemento de base para a implementação do uso da Rádio na escola, utilizando os o rádio não apenas como um meio de comunicação e utilização passiva das informações veiculadas na mesma, mudando o perfil da absorção e da passividade na analise das informações para um perfil de cidadãos ativos, produtores e reflexivos sobre a informação e a comunicação dentro e fora da escola.

Objetivos específicos:

  • Oferecer nas oficinas elementos que estruturem e fortaleçam o uso do rádio nas praticas educativas nas escolas, * Oferecer suporte as rádios já existentes nas escolas através de produção de materiais (programas) das/nas escolas, divulgando as ações das mesmas através da Radio Web Ciberparque – www.ciberparque.faced.ufba.br. * Apresentar um panorama geral sobre as ferramentas livres de produção musical; * Abordar temas pertinentes em relação à música e a rádio como elemento de ensino-aprendizagem ,no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico e cultural nos dias de hoje.
  • Fornecer instrumental básico à produção em áudio com Software Livre e, principalmente, ao compartilhamento do conhecimento gerado a partir da produção de conteúdos livres.

revisão: r8 - 21 Nov 2006 - 18:00:11 - FabianoPereira?