Apresentação

Evento tradicional nas áreas de Administração e Planejamento Urbano e Regional, o XI Colóquio Internacional sobre o Poder Local ocorrerá em um ano especialmente marcado por crises, revisões paradigmáticas, emergência de novos perfis de liderança e estilos de vida, por novas formas organizativas e pela centralidade atribuída aos territórios, recortadas em múltiplas escalas nacional, regionais e locais.

O cenário continua turvo, mas é o momento de nos posicionarmos neste contexto de "sinais fechados" e "passarelas inesperadas". O local ganha novos sentidos e significados em face da importância de novas configurações territoriais (especialmente as regiões), sendo as políticas nacionais e estaduais fortemente orientadas à convergências de planos, programas e ações.

A universidade brasileira vive um importante momento de transição com ampliação do acesso e inclusão, revalorização de profissional e novos critérios de qualificação do trabalho acadêmico. Um evento que ocorre há 23 anos e foi reconhecido como Internacional 1A no QUALIS não é, há muito tempo, um evento de uma universidade ou sociedade científica. É um evento de uma comunidade plural, que discute resultados e processos de pesquisa, ensino, aprendizagem e difusão social.

O XI Colóquio fará um reconhecimento à contribuição de ilustres baianos ao desenvolvimento brasileiro em diferentes disciplinas: Milton Santos, Alberto Guerreiro Ramos, Anísio Teixeira e Rômulo Almeida. A obra desses pensadores será discutida a partir de conferências distribuídas ao longo do Colóquio, dando continuidade aos estudos realizados por grupos de pesquisa do país. Além disso, toda a identidade visual do evento é inspirada na obra do fotógrafo Sílvio Robatto, o qual dedicou grande parte de sua obra ao registro das manifestações populares da Bahia.

Logar