[layerslider_vc id=”1″]
box-iniciativa-legatum

Iniciativa Legatum

Criamos um sítio web da Iniciativa Legatum para melhor esclarecer à comunidade científica e aos nossos parceiros sobre o que fazemos, o que somos e o que não somos.
Nesse sítio web também apresentamos mais informações sobre nossa estrutura dentro da Unidade de TI da UFBA, a Superintendência de Tecnologia e Informação (STI), que nos provê engenharia, logística e tecnologia para evoluirmos em nossa pesquisa.

slide-archive-world-map

Archives World Map

Este é o Archives World Map, um projeto colaborativo para mapear todas as instituições arquivísticas do nosso planeta. Talvez o objetivo pareça muito ambicioso, mas com os esforços de muitas pessoas podemos ir longe.

Qualquer pessoa pode colaborar usando o link adicionar uma instituição para nos enviar algumas informações sobre quaisquer instituições arquivísticas. O gestor do projeto verificará os dados e os publicará o mais rápido possível. O banco de dados é gratuito e queremos fornecer um método em breve para permitir que outros projetos usem nossos dados.

O site Archives World Map e o banco de dados atingiram um estado estável o suficiente para receber e armazenar os dados a serem usados ​​por muitos anos à frente.

box-legatum-si

Legatum – Sonus et Imago

Há muito a humanidade utiliza seus avanços e desenvolvimentos do passado para galgar novos objetivos. O legado científico e cultural da civilização humana está presente no cotidiano contemporâneo. Conhecer o passado é escrever melhor o futuro. O Repositório Legatum – Sonus et Imago deverá reunir e divulgar representações de acervos arquivísticos audiovisuais produzidos ou custodiados no âmbito público dos países que possuem como idioma oficial o português, espanhol, catalão, galego, romeno, francês e italiano. O Repositório Legatum – Sonus et Imago é um dos produtos resultantes de pesquisa realizada no âmbito da Iniciativa Legatum, e visa também — além da preservação digital e acesso remoto aos documentos audiovisuais –, à reflexão sobre a salvaguarda dos acervos audiovisuais digitais públicos, sobre a organização da memória social e sobre o acesso ao conhecimento potencial advindo do patrimônio audiovisual.

box-ava

AVA CRIDI/UFBA

Todo trabalho desenvolvido no projeto sobre patrimônio audiovisual pela equipe CRIDI tem sido armazenado e acessado através de nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no sistema Moodle, pela UFBA. Concluída a pesquisa, todos os dados organizados no AVA serão disponibilizados para acesso irrestrito em outros sites e/ou repositórios.

box-repositorio-ufba

Repositório Institucional da UFBA

O RI tem como objetivo reunir num único local virtual o conjunto da produção científica e acadêmica da Universidade Federal da Bahia, contribuindo para ampliar a visibilidade da Instituição e dos seus pesquisadores, bem como o impacto da investigação, além da preservação da memória intelectual, seja na área das artes, das ciências ou humanidades.

box-3

Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil

A ação inicial que gerou elementos para a criação do Grupo CRIDI (13/6/2005) foi o lançamento do “Manual de Digitalização de Acervos: Textos, Mapas e Imagens Fixas” (EdUFBA, 2005).

Apoios:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Universidade Federal da Bahia - UFBA
Instituto de Ciência da Informação da UFBA
Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB
PIBIC - UFBA
Editora da UFBA - EDUFBA
Superintendência de Tecnologia e Informação - UFBA
Associação Brasileira de Normas Técnicas
Rede Cariniana - IBICT
Yndexa.com
Dois Altos - Marketing e Eventos
VIA 78

Parcerias:

Arquivo Nacional
TV UFBA - UFBA
Lab.AV (Facom/UFBA)
Fundação Oswaldo Cruz
VídeoSaúde Distribuidora - FioCruz
Acervo de Documentação Histórica Musical

Parcerias em elaboração:

Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT
Câmara dos Deputados - Coordenação de Arquivo
Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual - LUPA