I ENNUFBa
ENCONTRO DE ESTUDANTES NEGRAS E NEGROS DA UFBA

DATA E HORÁRIO ATUAL: 25 Apr 2024 - 01:10
DATA DO I ENNUFBA: 04 de abril de 2008

Após intensa mobilização responsável pela aprovação do programa de ações afirmativas da UFBa, houve um arrefecimento no debate acerca da democratização da Universidade. Com isso, o Programa aprovado ficou apenas no acesso, e a Universidade estagnou na implementação das políticas afirmativas.

No intuito de rearticular o movimento estudantil negro, o DCE-UFBa, em parceria com entidades do movimento negro de dentro e fora da Universidade, DAs, CAs e militantes independentes, está realizando o I Encontro de Estudantes Negras e Negros da UFBa (ENNUFBa).

No primeiro final de semana de abril, as (os) estudantes negras (os) da UFBa discutirão as pautas da questão racial na Universidade e sua organização. A informação do estudante negro para a compreensão do nosso papel estratégico e nossa instrumentalização histórica são objetivos que queremos alcançar no ENNUFBa.

O Encontro pretende discutir a atuação do movimento estudantil na garantia das cotas, na luta pela aplicação de programas de permanência e pós-permanência, na contribuição à revisão do conhecimendo, sua produção e socialização, numa perspectiva cuja diversidade contemple as matrizes da África e da diáspora.

Debateremos a cosmovisão africana, a religiosidade afro-brasileira, as mulheres negras, os GLBTT negrxs e a relação com a mídia. Transversalmente, o ENNUFBa pretende contribuir com as formulações sobre o empoderamento de homens e mulheres negras, no caminho da reparação.

A nossa proposta é que a organização do ENNUFBa seja plural e aberta, com a participação de todos e todas que desejem contribuir com o projeto.

-- FabricioSantana - 20 Feb 2008

Twittadas