Vitória do DCE-UFBA no Consuni

O CONSUNI elegeu seis vagas (3 titulares e 3 suplentes) da Representação da Comunidade Baiana no Conselho.

Os nomes indicados pelo DCE foram os das companheiras Lucinha (Direção Nacional do MST) e Marta Rodrigues (Marcha Mundial de Mulheres).

Numa intervenção de contraposição às indicações da Reitoria, a Representação Estudantil, junto a alguns professor@s, optou por candidaturas que pudessem de fato garantir a intervenção mais do que fundamental dos movimentos sociais dentro da Universidade.

Mais do que nunca, temos hoje o grande desafio de pensar a Educação Pública não como instrumento de manutenção do status quo, mas como ferramenta na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A Universidade historicamente sempre representou um importante espaço de poder na sociedade. E é a partir dessa compreensão que devemos pensar a produção do conhecimento para e pelos setores populares da sociedade que vive em seu redor.

Em 2004, quando da aprovação da ações afirmativas na UFBa, demos um importante passo nesse sentido. E os movimentos sociais foram importantes parceiros naquela vitória.

Agora não será diferente. Garantir a eleição de representantes de movimentos tão fundamentais na luta social como o MST e a MMM foi, sem dúvida, uma grande vitória do Movimento Estudantil e da luta permanente por uma educação socialmente referenciada.

Demos mais passo na construção de uma Universidade verdadeiramente Democrática e Popular.

Twittadas