Doutorado

Doutorado (até 2016)
 
A evolução inicial da proposta pedagógica do curso de Mestrado Acadêmico e a proposta inicial do curso de Doutorado do Programa são apresentados no artigo Rocha et al. 2007 (Pós-Graduação em ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução. RBPG 4(8): 227-244).
 
O curso de Doutorado em Ecologia possui uma única área de concentração (Ecologia) à qual se associam seis linhas de pesquisa: ecofisiologia e comportamento animal; ecologia de populações e comunidades; ecologia das interações; ecotoxicologia e biomonitoramento; epistemologia, teoria ecológica e ensino; e ecologia aplicada à gestão ambiental. 
 
Para cumprir seus objetivos e contribuir para a formação desejada do perfil dos egressos (ver item “Objetivos” acima), o curso de Doutorado possui uma grade específica de atividades.
 
Estrutura curricular vigente:
 
No exame de ingresso, os candidatos a vagas no curso de Doutorado apresentam sua proposta de tese, incluindo o argumento de relevância do objetivo do projeto e a metodologia que será usada para seu desenvolvimento. Ao longo dos quatro anos de curso, devem realizar quatro disciplinas obrigatórias, o estágio de docência e o exame de qualificação, 153 horas em disciplinas optativas além de se matricular em Pequisa Orientada em todos os semestres.
 
As disciplinas obrigatórias incluem “Comunicação científica”, “História e filosofia das ciências aplicada à ecologia”, “Tópicos avançados em análise de dados ecológicos” e “Seminários de apresentação de projetos”.
 
A disciplina “Comunicação Científica”, com 51 horas, tem por objetivo apresentar subsídios teóricos e desenvolver as habilidades de argumentação e de comunicação científica oral e escrita voltada para os públicos acadêmico e não acadêmico. A disciplina “História e filosofia das ciências aplicada à ecologia”, com 68 horas, tem por objetivo oferecer uma base epistemológica sólida para que os estudantes possam compreender a natureza do conhecimento produzido em ecologia e seus modos de produção. A disciplina “Tópicos avançados em análise de dados ecológicos”, com 51 horas, objetiva ampliar o conhecimento dos estudantes sobre ferramentas de análise estatística de dados ecológicos.
 
Na disciplina “Seminários de apresentação de projetos”, com 17 horas, os estudantes apresentam seu projeto de doutorado para uma audiência composta por seus colegas de turma, estudantes de mestrado e docentes internos e externos, recebendo críticas e sugestões de melhoria. 
 
Ao final do segundo e terceiro anos letivos, os estudantes devem apresentar um relatório de pesquisa que inclua pelo menos as seções de introdução e materiais e métodos de sua tese, o qual é encaminhado a assessores que apresentam críticas visando sua melhoria.
 
O Estágio de docência do doutorado inclui 34 horas de discussões sobre ensino superior (histórico, planejamento pedagógico, técnicas de ensino e de avaliação, relações entre currículo, formação e docência, métodos de ensino ativos), com foco em ecologia, e 34 horas de estágio docente com estudantes de graduação, ampliando tanto a teoria como a prática associados a essa atividade no mestrado. O estágio pode ser realizado em disciplinas de graduação que tratem de assuntos que tenham interface com a ecologia ou em cursos de extensão propostos e executados pelos próprios estudantes com temas associados a seus projetos de dissertação. Essa segunda opção é a usualmente adotada pelos estudantes e são organizadas em “cursos de férias de ecologia”, que usualmente têm uma grande repercussão local. Em ambos os casos o estágio conta com a supervisão de um professor.
 
Além disso, todos os doutorandos realizam o exame de qualificação até o quinto semestre letivo do curso, que consiste em uma apresentação pública sobre tema relacionado a seu projeto de tese, seguida de arguição.
 
A atividade de pesquisa orientada é realizada sob a supervisão direta do orientador e eventualmente de um coorientador que possua perfil acadêmico complementar a ele. Os orientadores do programa possuem formação e atuação acadêmica associadas a pelo menos uma das linhas de pequisa do Programa e contribuem para a formação do estudante e para a qualificação de seu projeto de doutorado.
 
Atualização do projeto pedagógico do curso
 
O projeto pedagógico do curso de Doutorado sofreu uma atualização que se encontra no momento em avaliação pela UFBA e pela CAPES. Esse novo projeto pedagógico deve ser implantado em 2017. Acesse-o no link Novos projetos pedagógicos.