-- DoriedsonAlmeida - 12 Mar 2007

Em minha dissertação de Mestrado investiguei como professores e alunos do ensino fundamental estabelecem processos de criação e aprendizagem a partir do uso de interfaces e ferramentas computacionais, focando esse estudo em um projeto que utilizava softwares livres, pouco utilizadas nas escolas e lares brasileiros. Verifiquei que estas são facilmente assimiladas por esses atores no cotidiano da escola e que processos criacionais e de aprendizagem são desencadeados a partir de sua utilização como ferramenta de apoio ao ensino/aprendizagem, ao mesmo tempo que alguns desafios também são colocados.

Esses problemas ocorrem durante o processo de adaptação a essas tecnologias pelos professores e alunos, mas, acredito que a busca por uma convergência entre estas, o espaço físico e o currículo escolar, além de sua flexibilização para atender os desejos/necessidades de professores e às realidades vividas no cotidiano escolar, serão capazes de superá-los, oferecendo maior autonomia a professsores e alunos, sobre isso vejamos Almeida(2004) :

Pais (2002), propõe a evolução do sistema didático para um modelo centrado numa maior autonomia do aluno, advindo do uso das TIC no ambiente escolar. A evolução de interfaces, linguagens e ferramentas colocadas a disposição do professor e a evolução do sistema escolar rumo ao novo sistema didático assinalado por Pais, a nosso ver trará transformações tanto na estrutura curricular quanto na estrutura física da escola (Almeida, 2004, p. 67).

Essa problemática que envolve a aplicação das tecnologias numa convergência com as necessidades de professores e alunos materializadas no currículo real, atividade que nem sempre é de fácil execução, será aprofundada nos meus estudos de doutorado. Pretendo realizar, justamente, a investigação de como ocorrem tais interações, tendo como pano de fundo as políticas públicas destinadas a tal finalidade em suas subjetividades cotidianas, a fim de procurar identificar os usos reais e o “como fazer” proposto por professores e alunos diante dessa nova realidade, desse novo desafio, um tanto adverso.

Além disso, espero com esse estudo poder identificar como as tecnologias serão capazes de contribuir para a modernização curricular e espaço/temporal da escola, numa perspectiva convergente e capaz de avançar rumo a espaços paralelos e além-muro das escolas.

Página Inicial >> WebFormacao >> PolíticasPúblicas
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 12 Mar 2007 - 19:19:22 - DoriedsonAlmeida?     |     Copyleft Faced-UFBA