Artigo em construção...

Se fôsse possível definir, em uma única palavra, um termo bastante representativo para esse momento atual do século XXI, certamente seria mutação. Sinônimo de transformação, representa o perfil do mundo contemporâneo, marcado por transformações políticas, sociais, econômicas, assim como informacionais. É nesse contexto de mudança que a Nova Revolução Informacional se espalha a partir dos anos 70 e 80, e ganha força nos anos 90 com a propagação da Internet: rede mundial de computadores. Assim, visto que o traço característico da nossa contemporaneidade é a inovação, sobretudo tecnológica, tal atributo tem refletido na educação? mais precisamente: a revolução das tecnologias da informação tem propiciado mudanças no cotidiano escolar? e os professores têm acompanhado as inovações tecnológicas?Trata-se de questões importantes que servirão como fio condutor da reflexão proposta.

Segundo Sérgio Amadeu da Silveira, o processo de informatização se configura numa revolução pois o computador, ícone dessa revolução, ligado em rede está modificando a relação das pessoas com o tempo e com o espaço. Para ele as redes informacionais permitem ampliar a capacidade de penssar de modo inimaginável. "Enquanto a primeira e a segunda revoluções tecnológicas ampliaram a capacidade física e a precisão das atividades humanas, essa revolução amplifica a mente. Eis o maior perigo de se chegar atrasado a ela". (2001:15) .

Atualmente a comunicação fundamental da nossa sociedade já é a cominicação mediada pelo computador, a exemplo disso temos o capital financeiro e a velha indústria que também se comunica pelas redes, sem contar as escolas que parte delas utilizam o computador ligado à rede, pois já perceberam a necessidade de aproximar os alunos das tecnologias como forma de inserí-los na sociedade da informação, a qual não é um modismo, representa uma profunda mudança na organização da sociedade e da economia.

A sociedade da informação está sendo construída em cada país de acordo à diferentes condições e projetos de desenvolvimento social, concernentes a cada contexto específico. As tecnologias envolvidas vêm modificando as estruturas e práticas de produção, comercialização e consumo , enfim alterando a cadeia de geração de valor. Regiões, segmentos sociais, setores econômicos, organizações e indivíduos, todos estão sendo afetados diferentemente pela Revolução Informacional, em função das condições de acesso à informação, da base de conhecimentos , e sobretudo da capacidade de aprender e inovar.

No Brasil surigiu a necessidade de acelerar o processo de artuculação efetiva de um programa nacional para a sociedade da informação . Na década de 90, foram registrados sucessos que contribuiram para a formulação e implementação do programa Sociedade da Informação. A internet brasileira na época teve um grande avanço, a princípio na comunidade científica e posteriormente como plataforma de extensão no setor privado, estando aberta também a serviços comerciais desde 1995. No setor das telecomunicações, houve a privatização de todo o sistema brasileiro e a criação da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), fatores que contribuiram para uma maior e mais rápida disponibilidade de acesso aos meios de comunicação.

Página Inicial >> WebPesquisa >> FpSl
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r3 - 14 Jan 2005 - 18:58:57 - SandraLoiola?     |     Copyleft Faced-UFBA