Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem no caminhar da UFBA: em busca de uma perspectiva interativa e autônoma

Doutoranda: Nicia Cristina Rocha Riccio

Orientador: Nelson De Luca Pretto

Ingresso: 2006

HISTÓRICO PESSOAL

OBJETO DE PESQUISA

Os ambientes virtuais de aprendizagem na UFBA

Alguns conceitos:

EAD - Educação a distância - é uma modalidade de educação onde o conceito de 'sala de aula' é ampliado, com relação a uma não convergência de espaço/tempo dentro do grupo (professores e aprendentes)

EAD online - EAD que faz uso dos recursos da internet.

EOL - Educação online - a educação que faz uso dos recursos da internet; atividades online para as modalidades de ensino presencial, semi-presencial ou a distância.

JUSTIFICATIVA

Relevância teórica

O projeto pretende contribuir para a pesquisa na área de ambientes virtuais de aprendizagem de forma que sua apropriação pelas instituições de ensino possa caminhar numa perspectiva de interatividade e autonomia - aspectos entendidos por nós como fundamentais para uma formação crítica.

Relevância prática

Contextualização:

OBJETIVOS

Geral

Investigar sobre o uso de ambientes virtuais de aprendizagem na UFBA em busca de estratégias que favoreçam a interatividade e a autonomia. Estes dois aspectos (interatividade e autonomia) são aqui entendidos como fundamentais para a construção de uma nova educação que não somente seja potencializada pelo uso das tecnologias, mas que tenha como principal desafio a formação de sujeitos críticos e ativos no contexto da cibercultura.

Específicos

PROBLEMA

Quais elementos favorecem uma prática pedagógica pautada na interatividade e na autonomia enquanto utilizando ambientes virtuais de aprendizagem e como a presença destes elemetos interferem nesta prática?

Questões norteadoras

REFERENCIAL TEÓRICO

Autonomia, interatividade

Cibercultura

EAD, EOL, novas educações

Formação de professores

LMS, AVAs e outras tecnologias para EOL

Teorias/abordagens pedagógicas para a EAD (???)

Políticas públicas para a EAD no Brasil e políticas para a EAD na UFBA

METODOLOGIA

Atuação com os docentes da licenciatura em matemática a distância da UFBA durante o planejamento das disciplinas do primeiro semestre do curso (primeira etapa) e também durante a implementação das mesmas (segunda etapa)

Pesquisa documental e bibliográfica; entrevistas; participação em reuniões.

Observação/participação em reuniões; entrevistas individuais; organização de oficinas; organização de estratégias de formação (palestras, seminários, debates, experimentações online); acompanhamento do planejamento, desenho do curso, definição de modelo de tutoria, formação dos tutores; registro do percurso da equipe no desenvolvimento do curso; o imaginário do professor no início e no final do processo.

Análise de fóruns, chats, feedback de atividades e acompanhamento presencial da equipe (??); levantar a presença de indicadores de interatividade; levantar a presença de aspectos da autonomia de alunos e professores (autoria nas falas).

CRONOGRAMA

Primeiro ano

Segundo ano

Terceiro ano

Quarto ano

ESTRUTURA DA TESE

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1

CAPÍTULO 2

CAPÍTULO 3

CAPÍTULO 4

CAPÍTULO 5

CAPÍTULO 6

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

Página Inicial >> WebFormacao
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r5 - 28 Jun 2007 - 14:24:43 - NiciaRiccio?     |     Copyleft Faced-UFBA