REUNIÕES

calendário e atas

Aguarde anúncio da próxima reunião.

a confirmar # 01/11/2007 - Apresentação de projeto da bolsista do prof° NP, Dart Cléia # 08/11/2007 - Presença em evento # 22/11/2007 - Apresentação de Tânia # 29/11/2007 - Presença em evento no IAT # 06/12/2007 - Apresentação de Simone # 13/12/2007 - Apresentação do projeto Pibic profª Bonilla



Atas das reuniões dos Grupos de estudo

Reuniões do Grupo ID/SL

Reuniões do Grupo EAD

Reuniões do Grupo Cibercultura


Atas das reuniões gerais do GEC

Reunião de 25/10/2007

Géssica Aragão, Tiago Figueiredo e Fabricio Santana (Bolsistas PIBIC) apresentaram o Projeto de Pesquisa O papel das tecnologias livres (em andamento) coordenado pelo Prof. Nelson Pretto. As Ressignificações da Inclusão digital foi objeto do grupo de estudo em Inclusão digital, a partir da dissertação de mestrado de Paulo Cezar Oliveira (PPGEDU/UFBA, 2007). O grupo de estudo sobre EAD está focaliznando o tema Educação a distância - Regulamentação, com acompanhamento dos debates mais recentes no Congresso Nacional sobre a matéria. Já o grupo de estudo sobre cibercultura discute Culturas e artes do pós-humano, com a leitura e discussão do livro de Santaella.

Completar...

Reunião de 18/10/2007

Presentes: Telma, Amaleide, Darlene, Dart, Sule, Doriedson, Adriane, Géssica, Tania Motta, Tania Torres, Alessandra, Patricia, Jaguacyara,Rejane.

Reunião de 04/10/2007

Reunião de 27/09/2007

Presentes: Telma, Amaleide, Darlene, Dart, Sule, Doriedson, Adriane, Géssica, Tania Motta, Tania Torres, Alessandra, Patricia e Jaguacyara.

Os trabalhos realizados nessa quinta-feira deram cintinuidade às discussões do projeto guarda-chuva do Gec. Os assuntos retomados foram:

- Atualização urgente da plataforma Lattes de todos os que trabalharam em projetos do GEC nesse período;
- Adriane responsabilizou-se por comunicar aos membros do GEC no período a necessidade de encaminharem relato de suas produções e/ou atividades, definindo como prazo limite o prazo de 04/10/2007.

- Data limite para apresentação e discussão das contribuições: dia 04/10/2207 - Próxima reunião do GEC
Vale lembrar que os grupos agruparam-se em torno de 04 focos: Políticas Públicas; Inclusão Digital e Software Livre; EAD; Formação de Professores

Ressalto que diversos colegas presentes enfatizaram a necessidade de uma revisão mais detida das linhas de atuação do projeto guarda-chuva devido às mudanças ocorridas no período, tanto no grupo quanto nas políticas de governo, ex. BVEAD/Prossiga que evoluiu para ações mais abrangentes em projetos como o domínio público - www.dominiopublico.gov.br - e outros.

para que possamos fazer o relatório do projeto guarda-chuva (2004-2006), é fundamental que todos tenham seu lattes atualizado. Além disso, elencamos alguns elementos apresentados pelo projeto e respectivas pessoas para coletar tais informações, tal como segue:

- Páginas web (GEC, Tabuleiro, SSL, disciplinas, Rascunho?, Rádio, Educanal...) - MÔNICA?
- Disciplinas oferecidas e suas produções - Amaleide
- Orientações - Monografias, Dissertações, Teses (nome, autor, orientador, banca, resumo e PDF) - TODOS
- Produções - Publicações, palestras... - TODOS
- ÉduCanal? - GABRIEL?
- Rádio Web Faced - Rádio Faced FM - BOLSISTAS ATUAIS E ANTIGOS (ADRIANA, CARLA, ALEXANDRE, MONICA, DART, FABRÍCIO...)
- EAD - ALESSANDRA
- Sociedade da Informação e Educação - SULE
- Políticas Públicas - DARLENE
- Revitalização da Escola Parque, Conexões, Ponto de Cultura - ALESSANDRA E REJANE
- Programa de Formação Continuada em Nível Superior para os professores de Irecê - INÊS?
- Tabuleiro Digital - TELMA
- Prossiga e BVs - DORIEDSON

As pessoas q estão com "?" ainda não sabem disso e precisam ser informadas ou não tínhamos certeza de q eram as pessoas q cuidaram disso.

Telma e Alessandra comprometeram-se a apresentar o formulário do relatório, exigido pela fapesb, além de abrir um tópico na Incubadora p todos colocarem os resultados.

- Inicio do preenchimento formulário FAPESB de prestação de contas;
- Verificação situação GEC junto à FAPESB
- Apresentação de propostas, discussões e evoluções ao projeto guarda-chuva;
- Mudança na apresentação do projeto de pesquisa: ao invés de Tânia, teremos a apresentação do projeto de Rosa Meire (Doriedson sugere que é importante a apresentação se dê com a presença dos professores, afim de que os mesmos possam contribuir enriquecendo o projeto.

- Urgência dos prazos
- Dificuldades nas coletas de dados e produções, etc.

Reunião de 20/09/2007

Presentes: Bonilla, Telma, Rafaela, Amaleide, Darlene, Dart, Sule, Danilo, Caio, Nicia, Socorro, Doriedson, Gigliola, Adriane, Géssica, Tania Motta e Alessandra.

Os trabalhos realizados nessa quinta-feira deram inicio com a discussão em torno do próximo projeto guarda-chuva do Gec. Alguns pontos foram deliberados, assim como foram definidos grupos de trabalho para elaboração desse projeto, com o primeiro prazo para dia 04/10/07.

No segundo momento da reunião, dando prosseguimento as apresentações de projetos dos membros do grupo, tivemos a apresentação de Socorro Cabral do seu projeto de pesquisa " Saberes Docentes em Ambientes de Aprendizagem: Novos Desafios na Prática Pedagógica ". Durante a discussão foi trazida algumas contribuições do grupo para o projeto e o parecer de Tania Motta como comentarista.

Parte do grupo estava atuando na feira da Prodasal com o Tabuleiro Digital, em especial os monitores do tabuleiro.

Reunião de 23/08/2007

Presentes: Bonilla, Edvaldo,Telma, Rosa Meire, Fabiana, Rafaela, Amaleide, Darlene, Dart, Sule, Danilo, Rejane, Washington, Tania, Caio, Fabrício, Nicia,Socorro, Bruno,Patricia, Jaguacyara, Tiago, Luciana, Doriedson, Gigliola, Adriane, Géssica, Roque, Tania Motta e Alessandra.

Com contribuições de Caio (comentarista) e discussão com o grupo.

*Por fim, Bonilla chamou atenção quanto aos editais que precisam dar encaminhamento.

Reunião de 16/08/2007

Presentes: Bonilla, Edvaldo,Telma, Mônica, Fabiana, Rafaela, Amaleide, Darlene, Dart, Sule, Danilo, Rejane, Washington, Tania, Caio, Fabricio, Nicia, Bruno, Nelson, Patricia, Tiago, Luciana, Doriedson, Gigliola, Adriane, Géssica, Roque.

Reunião de 09/08/2007

Presentes: Bonilla, Edivaldo, Alessandra, Telma, Rosa Meire, Mônica, Fabiana, Rafaela, Amaleide, Darlene, Dart, Sule, Danilo, Rejane, Washington, Tania, Caio, (outros bolsistas tabuleiros)

Quatro grupos se reuniram para trabalhar nos seguintes temas e coordenações: projeto do seminário de pesquisa estudantil - Dart; projeto para a semana de C&T - Adriane; metas do grupo - Bonilla, Alessandra e Edivaldo; Tabuleiros - Doriendson. Após reunião dos grupos, cada grupo apresentou a todos os seus resultados.

Foram construídas as metas do GEC para este semestre e definidas as apresentações de projetos de pesquisa para o mês de agosto:

Reunião de 02/08/07

Presentes: Bonilla, Nelson, Rosa Meire, Sule, Nicia, Amaleide, Dart, Géssica, Jaguacyara, Adriane, Jefferson, Doriedson, Danilo, Patrícia, Alessandra, Fabricio, Aline, Rafaela e Darlene.

Nelson deu inicio a reuniao com alguns informes e chamando a atencáo para a producao academica do grupo, pois existem muitos artigos incompletos do GEC que precisam ser concluidos. Comunica o resultado do edital do Cultura e Pensamento e informa realizacao de seminario dias 13 e 14 de setembro que tratara da parceria entre a UFBA e a universidade de Lugano na Suecia. Outro ponto discutido foi o projeto denominado de Pontao, que merece uma discussao maior para continuidade e participacao no Edital. Nicia e Doriedson ficarao frente do projeto em parceria com a Universidade de Portugal. Orienta para que todos analisem o edital da Fapesb para Educacao Basica. Em seguida, houve apresentacao do projeto de Mestrado de Maristela, quando realizou-se a qualificacao do referido projeto com as contribuicoes de Bonilla, Nelson e demais componentes do grupo.

Reunião de 14/06/07

Presentes: Edvaldo,Bonilla, Telma, Tânia, Nicia, Amaleide, Dart, Géssica, Rosa, Jaguaciara, Washington,Jefferson, Roque, Danilo, Patrícia, Gigliola, Fabiana.

A reunião foi dividida em dois momentos. No início tivemos a apresentação do projeto de Telma.Onde a mesma trouxe como questionamento de sua pesquisa, a questão de como as escolas e a sociedade de modo geral tem tratado as questões sociais que são potencializadas com a rede mundial de computadores. Como se dá estas relações, de diferentes grupos, que estão imersos na rede. Principalmente com relação as crianças e os adolescentes. Surge no momento da sua apresentação e com o discurso do grupo, a dúvida de em quem enfocar o estudo, na criança ou no adolescente. Edvaldo pontua que tem diferentes concepções do que seja criança e que conforme vamos estudando diferentes autores, percebemos que o conceito de criança muda e é construído de sociedade e sociedade,época e época. Boni sugeri que a mesma, pegue a fase inicial da adolescência, ainda considerada infância e chegue a adolescência. Assim como Edvaldo também acredita que não é necessário dividir em categorias, que tais conceitos podem ser imprevisíveis. Enfim foram diversas as posições do grupo e valiosos para a pesquisadora.

Já no segundo momento, Bonilla e outros do grupo, também envolvidos com o Projeto Permanecer, conversaram com os bolsistas e voluntários que irão atuar como monitores do Tabuleiro Digital.

Não haverá reunião na próxima semana, e nossa última reunião, antes das férias, será no dia 28/06, na qual será apresentados o projeto de Caio ( continuação), Nícia e Socorro.

Reunião de 31/05/07

Presentes: Edvaldo, Alessandra, Bonilla, Telma, Tania, Caio, Darlene, Nicia, Amaleide, Dart, Sule, Géssica, Adriane, Rosa, Rejane e Doriedson, Roque.

O prof. Edvaldo iniciou a reunião alertando para um sistema de "refinamento" que a plataforma Lattes do CNPQ está fazendo, o que significa um "apuramento" das produções acadêmicas e informações disponibilizadas, bem como o cumprimento a prazos estabelecidos.Ressaltou a importância de que todos os orientandos do GEC concluam seus trabalhos no período determinado para que isso não acarrete em produções feitas sem o devido cuidado e consequente prejuizo durante as defesas. Reporta também a necessidade de que o grupo realize produções para publicações em períodicos, pois isto conta como avaliação da UFBA junto a CAPES. Seguindo a pauta, o grupo avaliou a III Semana de Software Livre da Faced, considerando esta como um grande sucesso, tendo atingido aproximadamente 500 participantes em Salvador e que as oficinas constituiram-se em grande demanda pelo público que teve interesse em experienciar programas em S. Livre. Os dados de Irecê ainda não foram contabilizados, mas a análise feita pelo grupo foi muito positiva. Houve apresentação do projeto de dissertação de Caio que contou c/expressiva participação entre os presentes, sendo que diante das discussões não foi possível concluir nesta data, ficando acordado que na próxima reunião será dada continuidade a apresentação do projeto de Caio, assim como o de Telma.

Reunião de 17/05/07

Presentes: Edvaldo, Telma, Tania, Caio, Danilo, Nicia, Amaleide, Dart, Fabricio, Monica e Doriedson.

A reunião foi coordenada pelo prof. Edvaldo e consistiu na apresentação do grupo de bolsistas que participam do projeto da Rádio Faced, havendo esclarecimentos e debates entre o grupo. Num segundo momento, o grupo deslocou-se para dar prosseguimento aos preparativos da III Semana de Software Livre da Faced, ficando estabelecido que não haverá reunião na próxima quinta-feira, por estarem todos participando da Semana. Deliberou-se que na reuniao do dia 31/05 haverá apresentação dos projetos de Caio e Telma e a organização do calendário de apresentações dos demais participantes, bem como a sistematica dos grupos de estudo.

Reunião do dia 26/04/07

Participantes: Darlene, Dart, Sule, Bonilla, Caio, Amaleide, Gessica, Danilo, Socorro,Hilberto, Simone, Tania, Adriane, Doriedson e Telma.

A reunião teve inicio com a discusão sobre a III Semana de Software Livre - A primeira questão levantada foi em relação a alguns problemas com submissão de trabalhos que o sistema não computou. A solução definida pelo grupo foi de que abririamos o sistema por alguns minutos para nova submissão e disponibilizariamos a relação dos inscritos na página do evento. Em relação as palestras, Bonillla lembrou da importância de se pegar o currículo lattes dos palestrantes para a disponibilização correta na página do evento, e a necessidade da equipe cobrar as súmulas dos mesmos.Em seguida, dividimos os grupos para avaliar os trabalhos inscritos na III Semana de Software Livre. Ficou acordado que o parecer dos trabalhos precisa estar concluido na próxima quinta- feira (03/05).Em relação as oficinas, a equipe de coordenação colocou que a oficina de Kino ainda está em aberto,pois a articulação tentada com Irecê não deu certo.O grupo está buscando novos contatos.Bonilla solicitou a equipe de divulgação que madasse os convites com urgência para as escolas estaduais e municipais. Por fim, Hilberto solicitou da equipe das oficinas as configurações necessárias para que ele possa fazer as instalações nas máquinas.

Reunião do dia 19/04/07

Participantes: Darlene, Dart, Sule, Bonilla, Damião, Caio, Amaleide, Gessica, Danilo, Socorro, Mônica, Rosa Meire, Nícia, Hilberto, Simone, Tania, Adriane.

* A reunião iniciou com o RELATO DE MISSÃO DE ESTUDOS E PESQUISA de Simone Lucena financiada pela FAPESB. Simone especifica as experiências em TV Digital na Espanha (já implantado) e Portugal (em processo de implantação). Trouxe experiência em grupos de pesquisa na UNED e livros sobre software livre, TV digital, TV digital e eduação. Teoricamente, Simone fala sobre a disciplina feita em Portugal com o professor Antônio Moreira cujo material está todo disponsto na rede. Em Aveiro, as disciplinas na pós-graduação são feitas, em um mês. Durante o mês, os encontros são feitos via on-line, apenas o primeiro e último encontro são realizados presencialmente para a apresentaçao do trabalho.

* III Semana de Software Livre - Bonilla lembra sobre a distribuiçao dos cartazes na FACED (um em cada sala) e outros (escolas, infocentros, UFBa e outros). Alerta para o GEC se comunicar com Irecê na ajuda do suporte técnico e organização do evento. Os outros convidados estão confirmados para todas as mesas, com exceção de Walter Pinheiro e o representante do Estado da terceira mesa. Contactar os convidados para saber a preferências do horários e companhias de viagens. Contactar Irecê para cobrar as pendências dos nomes dos participantes das mesas e demais organizações do evento.

Reunião do dia 12/04/07

Participantes: Darlene, Dart, Sule, Bonilla, Damião, Caio, Amaleide, Hilberto, Gessica, Danilo, Doriedson.

* Estudo do Grupo - Discutiu-se sobre Software Livre, especialmente quanto a divulgação, reconhecendo que um dos grandes impecilhos é a falta de conhecimentos mínimos dos princípios básicos das tecnologias dos usuários devido problemas na formação. Bonilla aponta que a divulgação do S.Livre já consegue atingir uma população mais adulta, a exemplo da disseminação da sua metodologia para outros professores, além das turmas de EDC 287 que passam por ela na Faced a cada semestre. Ainda sobre este tema, Damião sugeriu que a Faculdade tenha o S.Livre como política pública para que haja continuidade dos trabalhos já desenvolvidos pelo GEC. Danilo defendeu que uma disseminação maior ocorrerá quando os aplicativos do S.Livre forem mais divulgados e comparados com os softwares proprietários. Bonilla resumiu que as estratégias para divulgação do S.Livre passam por questões de suportes e desenvolvedores, formação de políticas públicas, assim como maior capilaridade através da articulação em redes e atuação nas instituições educacionais.

* III Semana de Software Livre - Bonilla conduziu a pauta fazendo a convocação a partir das frentes de trabalho, constatando que muitos representantes estavam ausentes da reunião e convocando a todos para cumprirem suas funções e prazos com o grupo, ressaltando que na próxima semana chegam as peças publicitárias e precisará do apoio de todos para divulgação. Hilberto chama atenção para que as demandas dos recursos necessários para realização de cada oficina e demais eventos sejam encaminhas p/ele o mais breve possível, pois precisa definir configurações e outros suportes técnicos com antecedência. Bonilla ressalta que toda comunicação relativa a III Semana deve ser feita via lista gec-cnpq.

* Prazos:

* Encaminhamentos: Para a próxima reunião (19/04)a sessão de estudos será reservada para apresentação de Simone sobre sua estadia em Portugal, para o Doutorado. Na semana seguinte (26/04) Darlene e Sule farão relatos referente ao PIBIC, ficando o pessoal da rádio com a apresentação de seus estudos para o dia 03/05.

Reunião do dia 29/03/2007

Participantes: Darlene, Dart, Sule, Bonilla, Fabiano, Nicia, Socorro, Hilberto, Tania, Rejane, Gessica, Danilo, Doriedson, Simone, Telma, Caio e Monica.

* Estudo do Grupo - foi discutido o tema "Liberdade" tendo sido expostos aspectos sociológicos, políticos, filosóficos e históricos. Caio apresentou slides fazendo relação da liberdade com a história da arte. Com a ferventura da discussão, foram trazidos novos pontos como a repercussão do Software Livre na sociedade e de como ele vem sendo propagado e divulgado na mídia,como exemplo a entrevista de Sergio Amadeu e Júlio Cezar Neves no programa do Jô Soares, a discussão foi enriquecida com os vídeos dos entrevistados explicando como foi realizada a entrevista, o que desencadeou o tema para a próxima reunião: políticas e estratégias para a divulgação do Software Livre.

* Organização da Semana de Software Livre - foram discutidas as questões da infra estrutura, como programas necessários para o evento. Foi exposto a dificuldade de comunicação com os responsáveis de Irecê e discutidos meios cabíveis para solucionar, antes que vire problema. O novo ponto da organização da semana foi a resposta da Universidade Estadual de Ceará, por interméio do prof João Batista Nunes, favorável a uma parceria com a Faced e com o Grupo de Pesquisa para a promoção deste evento, propondo algumas mesas para serem transmitidas na sexta, 25 de maio. Um ponto definido foi que na terça feira teremos um seminário de abertura, a defesa de Mestrado de Paulo Cesar a tarde, integrada a semana de Software Livre e o lançamento do livro de Sergio Amadeu a noite. Também foi definido que as mesas redondas acontecerão pelas manhãs e que apenas a de políticas públicas acontecerá a noite, possivelmente na quinta, deixando a noite de sexta aberta para um evento cultural. As Oficinas acontecerão a tarde.

* Projeto Permanecer: foram fechados pontos necessários para a submissão do trabalho e avaliadas as 76 fichas de inscrições de acordo com os requisitos do projeto. Foram escolhidos 20 alunos, que foram contactados e informados de uma entrevista que aconteceria na sexta as 11h para a seleção de apenas 10 alunos. (Na sexta foi realizada as entrevistas e escolhidos os 10 alunos que serão monitores do Tabuleiro Digital).

Reunião do dia 22/03/2007

* Nossa reunião foi transferida para o Irdeb, com a participação do grupo no Seminário: TV pública - gestão e tecnologia

Reunião do dia 15/03/2007

Presentes: Amaleide, Bonilla, Nícia, Fabiano, Hilberto, Géssica, Monica, Maristela, Danilo, Socorro, Rejane, Caio, (obs.parte do grupo estava participando da Calourada)

* III Semana de Software Livre - Definiu-se as oficinas que serão realizadas, estabelecendo que os aplicativos de cada oficina deve estar em destaque com suas respectivas definições. O grupo tambem ficou de manter contato e dar suporte ao pessoal de Irecê. Nesta data foram feitas solicitações de reservas do auditório para o

* Edital dos Tabuleiros - Amaleide apresentou as aletrações feitas na pág. do GEC e os formulários disponibilizados pelo programa Permanecer, ficando acordado que o número de bolsas a ser solicitado será para 10 monitores. O projeto ainda está em fase de elaboração e todos podem contribuir pelo twiki.

* Bonilla chama atenção para organização dos grupos de estudo e para o próximo encontro será realizada discussões sobre o conceito de LIBERDADE e cada membro apresentará suas leituras.

Reunião do dia 08/03/2007

Presentes: Bonilla, Nícia, Sule, Tania, Dart, Géssica, Monica, Moises, Danilo, Doreidson, Hilberto, Nelson, Caio, Adriane, Telma, Nelson, Edvaldo e Rosa

* Calourada - A reunião teve início com a organização da nossa participação na calourada. Ficou decidido que a Radio Faced irá fazer a cobertura, da mesma forma que fizemos no SEMPPG. Também, iremos fazer a divulgação da III Semana de Software Livre. Os componentes do grupo que estarão no apoio dessa participação: Dart, Sule, Darlene, Monica, Tania e Moises

* Página do GEC - Boni chama atenção quanto a organização da página do Gec. é preciso que todos estejam engajados com a atualização de nossa página.

* Edital dos Tabuleiros - É preciso fazer o edital para monitores do tabuleiro, para submeter ao departamento.

* Projetos do GEC: Boni apresentou os projetos do GEC, a chama atenção quanto ao comprometimento do grupo quanto ao andamento desses projetos:
*Projeto Guarda-Chuva bienio 2007/2009 - precisa ser trabalhado no texto

* III Semana de Software Livre - articulação quanto aos trabalhos da IIISSL

ATENÇÃO: TODAS AS EQUIPES PRECISAM ESTAR EM SINTONIA COM AS EQUIPES DE IRECÊ, JÁ QUE ESTAMOS TRABALHANDO JUNTOS

Reunião do dia 01/03/2007

Presentes:Sule, Dart, Darlene,Adriana, Géssica, Rejane, Amaleide,Danilo, Adriane, Mônica, Edvaldo, Doriedson, Bonilla, Hilberto, Nelson, Socorro, Nícia, Moises, Rosa Meire, Fabricio, Telma.

* A reunião teve inicio com apresentação de cada membro do grupo e breve exposição sobre os projetos e trabalhos em que estão envolvidos.

* Bonilla chama atenção de todos para que empenhem-se enquanto grupo de pesquisa, atuando com mais efetividade no decorrer do ano, pois considera que a pesquisa de cada um é fundamental tambem para aprendizado dos demais.

* Nelson comunica e convoca todos a participarem do Seminário referente a TV's Educativas que ocorrerá nos dias 21,22 e 23/03, sendo que demais informações serão repassadas posteriormente.

* Edvaldo sugere que cada componente do grupo faça uma resenha oral no inicio de cada reunião, expondo de forma breve sobre uma leitura realizada.

* Fica estabelecido que as reuniões do GEC continuarão a acontecer as 5ª feira, por ser favorável para a maioria do grupo.

* Encaminhamentos: atualização do Lattes e cadastramento nas listas do grupo para quem ainda não fez, acrescentar na assinatura do e-mail a divulgação da III Semana de Software Livre e organização dos grupos de estudos que se constituirão para esse semestre.

Reuniões .../2006

Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r97 - 30 Oct 2007 - 14:36:14 - AlessandraPicanco?     |     Copyleft Faced-UFBA