projeto em construção

Campus Avançado da UFBA em Irecê

*Documento em produção. favor não citar.*
*versão 01 - 17/05/2005*

Proposta de nome para o campus avançado: Milton Santos

Lista de diuscussão

Lista no Yahoo.

http://br.groups.yahoo.com/group/campus_irece/

Para enviar mensagem: campus_irece@yahoogrupos.com.br

Para assinar: campus_irece-subscribe@yahoogrupos.com.br

Para cancelar assinatura: campus_irece-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

Para falar com o responsável pela lista: campus_irece-owner@yahoogrupos.com.br

Estrutura do documento preliminar

Introdução

CAMPUS DE IRECÊ INTRODUÇÃO

A crescente demanda por novos campi, realidade do Estado da Bahia, se legitima pela real necessidade da universidade atingir espaços até então historicamente excluidos do acesso aos conhecimentos acadêmicos. O atendimento a esta demanda é um forma da universidade incrementar as tão importantes inter-relações com a comunidade externa,parte significativa da missão das universidades públicas, que zelam pelo preceito da indissociabilidade entre extensão-pesquisa-ensino no âmbito do fazer acadêmico. Este processo é estimulado pelo Programa de Expansão do Sistema Público Federal de Educação Superior - 2004/2006, onde se lê: "A expansão das instituições federais de ensino superior constitui uma das principais metas do Ministério da Educação. Reconhecendo o papel estratégico das universidades, em especial as do setor público, para o desenvolvimento econômico e social, o governo Lula adotou uma série de medidas com o objetivo de retomar o crescimento do ensino superior público." No caso específico do Campus de Irecê, uma especificidade legitima de forma consistente esta demanda. Não será a criação de campus para gerar ações iniciais, mas a institucionalização do Campus, apenas oficializará ações que já vem sendo implementadas por longo período de tempo, com a presença ativa da universidade em atividades de ensino/pesquisa/extensão. Citam-se, o Programa de Formação Continuada de Professores do Município de Irecê, desde 2002, com alguns projetos destacando-se o Curso de licenciatura em pedagogia para os professores da rede municipal, o projeto dos Tabuleiros Digitais, O ponto de Cultura. Na área de geociências e ciências agrárias, desde de 1998, desenvolve-se um amplo programa de ações pesquisa e extensão voltada para o uso dos recursos naturais de maneira sustentada. Por essas razões, estão estabelecidas as condições político-institucionais para o sucesso da proposta que agrega os interesses da Região de Irecê, da UFBA, do MEC,

2. Expansão e Interiorização da UFBA

Nos últimos anos, a sociedade brasileira tem demandado do Estado um maior esforço no sentido de ampliar a oferta de vagas no ensino superior público. Um outro desafio para as instituições públicas é o da inclusão social de segmentos da população que até agora se mantém excluídos da educação superior. A proposta de implantação do Campus de Irecê está inserida no projeto de interiorização da UFBA. Tal processo objetiva ampliar o ensino público federal na Bahia e diversificar as regiões do estado por ele atendidos. A política de interiorização é pensada em duas etapas distintas, mas intrinsicamente articuladas. Em um primeiro momento instala-se um Campus em alguma região do estado da Bahia. Em um segundo pretende-se que o fortalecimento acadêmico desse campus viabilize o processo de sua desvinculação da UFBA e dê origem à instalação de uma nova universidade no estado. Deste modo, a UFBA através de seu processo de interiorização iniciado com criação da Universidade Federal do Recôncavo-UFRB, estará contribuindo, para a médio prazo, montar uma rede de universidades públicas federais na Bahia, corrigindo o desequilíbrio hoje existente na federação brasileira no tocante à distribuição de universidades federais e vagas de educação superior públicas pelos estados. O Campus de Irecê vai ao encontro de expectativas da comunidade da UFBA, daquele município e região e da sociedade baiana que poderá se constituir no embrião de uma futura Universidade.

- breve descirção das ações em andamento na região [Inez para Humanidades e Heraldo para Agrarias]

Caracterização da Região

- descrever a região e todo o entorno de Irecê.

Atuação do campus da UFBA em Irecê

- Concepção da atuação: enfase na ação indissociável de pesquisa, ensino e extensão.

- Áreas de atuação: Humanidades, Saúde e Agrárias [detalhar um pouco mais]

Aspectos Administrativos

- constituição da unidade - regimento do campus - área física / detalhamento dos comodatos - gestão financeira

Cronograma

==========+++++===================++++==============++++=============

Introdução

nelson pretto escreve Recuperar documentos do UFBA em Campo de 2001 (?). Emanuela e Dorisday recuperam isso.

Histórico

Heraldo escreve

Caracterização do Município de Irecê

Redação: Emanuela Dourado, Nelson Pretto

O Municipio

Fisiografia e sócio-econômica O Município de Irecê está situado na área central da região fisiográfica denominada de Chapada Diamantina, no denominado Platô Calcário, em face estar situada sobre o domínio Geológico da seqüência de rochas carbonatadas. Constitue-se na Feição geológica - litológica, estrutural e metamórfica, mais importante de toda região central da Bahia, desde o norte do Estado até o extremo sul onde se prolonga pelo norte do Estado de Minas Gerais.

As rochas carbonáticas associadas às condições climáticas são responsáveis pela formação dos solos Brunos e Brunizens avermelhados, responsáveis pela elevada produtividade agrícola que fizeram desta região a maior produtora de grãos de nosso país, e durante algum tempo conhecida como a capital mundial do feijão.

A presença de relevo kárstico, com rios subterrâneos e a drenagem superficial em treliças é típica de regiões de rochas carbonatadas, conseqüente da dissolução dos calcários e dolomitos pela circulação da água nas fendas e fraturas destas rochas.

As riquezas minerais mais expressivas associadas a esse ambiente geológico são as jazidas de fosfato, a exploração do próprio calcário e dolomito para a produção de cal, corretivo de solo. O município de Irecê possui 335 km2 de extensão e fica distante da capital 478 km.

A regiao de ... [ desenvolver uns dois ou três parágrafos sobre todo o enetorno...]

incluir mapas: mapa 1: região de Irecê no Estado

mapar 2: Detalhe de Irecê e sua micro região

Aspectos demográficos

A população de Irecê e sua distribuição por faixa etária está apresentada no quadro I, a seguir

QUADRO I – POPULAÇÃO TOTAL E DE GRUPOS ETÁRIOS ESPECÍFICOS DISCRIMIÇÃO ABSOLUTO RELATIVO(%)

Grupo População % do total Total 59.447 100,00 População Urbana 6.242 10,50 População Rural 53.205 89,50 0 a 4 anos 7.264 12,22 0 a 6 anos 10.522 17,70 4 a 6 anos 4.857 8,17 15 a 18 anos 2.604 4,38 7 a 18 anos 18.625 31,33

Fonte: IBGE

Do total da população em 2003: 29.242 são homens e 30.205 mulheres

1.3 – Educação

A matrícula na rede municipal que em 1996 era de 6.345 alunos (incluindo o ensino médio). Em 2003 foram registrados 10.030 alunos, sem os alunos do ensino médio, uma vez que esta modalidade de ensino passou a ser responsabilidade da administração estadual. (LDB 9394/96).

O total de alunos matriculados no ensino fundamental sofreu uma evolução acentuada a partir de 1997, devido ao efetivo compromisso da nova gestão municipal com a educação, e a partir 1998 com a criação do FUNDEF.

Na medida em que precisamos colocar no Plano Educacional do Município as questões numa escala de prioridades, foram apontadas duas sinalizações básicas para esta priorização: a própria realidade (e os recursos disponíveis, suas possibilidades e limitações), e o perfil de cidadão que se pretende atender.

O município possui atualmente, em sua rede municipal 18 escolas na zona urbana e 16 na zona rural, totalizando 34 escolas. No censo de 2.000 registrava 43 estabelecimento de ensino fundamental e 5 do ensino médio, sendo 29 municipais, 9 estaduais e 5 particulares.

Linhas de atuação para o campus avançado

Heraldo, Emanuela e Inez escrevem

Área de Ciências Agrarias

Projetos em andamento e que se constituem o embrião do campus avancado.

Revitalização da bacia hidrográfica dos rios Verde e Jacaré

CODEVASF + Heraldo Já tem um convênio - recuperar

Gestão dos recursos hidricos e solo

Heraldo e José Alberto escrevem

Programa IberoAmericano de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento

Heraldo e José Alberto escrevem

Projeto GEF-São Francisco

Projeto Psicultura

Albinati e Adelmo escrevem

Projeto de Caprinocultura de Leite e de corte

Adelmo escreve

Educação e Ciência da Informação

Programa de Formação de Professores

- Licenciatura em pedagogia - projeto especial para professores em serviço - am andamento

- Licenciatura regular em Ciências Naturais (ênfase em ambiental)

- Licenciatura em Educação Física

- Especialização em Educação (EAD?! Irecê constituindo-em em um pólo regional de EAD)

- Projeto de Gestão - ver com o ISP

Políticas de "Inclusão Digital"

- Ponto de Cultura

- Tabuleiros Digitais

- Migração Software Livre / "Prefeitura Livre" - Walter Pinheiro

- Estudo da conexão SSA - Irecê

Arquitetura e Planejamento Urbano

Plano Diretor do Município

Faculdade de Arquitetura

Plano de Reestuturação Física dos Equipamentos de Educação e Cultura do Município

Faculdade de Arquitetura e FACED

Centros de Cultura, Ponto de Cultura e Tabuleiros Digitais

Fac Arquitetura e FACED

Projeto do campus avançado da UFBA em Irecê (atual sede do campus e Vila Agricola) com especial destaque para a Biblioteca

Faculdade de Arquitetura e todas as demais

Etapas

- visita in loco para levantamento dos terrenos. Marcelo e equipe. Período 26 a 28/05/2005. Custos com PMIrecê.

- identificação da equipe de professores e bolsistas em Arquitetura (possiveis: Marcos Paraguaçu, Arivaldo Amorin e Eliodoro )

- elaboração do pré-projeto, com custos detalhados

- localizar relatório do UFBA em Campo, realizado em tornod e 2001. Contato Pepeu (PMI). Emanuel localiza documentação e faz cópia para Marcelo.

Experiências Interdisciplinares

Centro de estudos Interdisplinares e Ações do Semiárido

[Já encaminhado ao Conselho Universitário]

Memória das reuniões

Próximas etapas/calendários

* até 10/06/2005 = alimentação do dococumento preliminar que será encaminhado ao Conselho Universitário, com uma proposta de metodologia de encaminhamento às unidades para manifestação de interesse em se envolver no projeto.

* até 15/06/2005= fazer revisão conceitual e de forma da proposta preliminar

* Dia 16/05/2005 - Reunião geral da equipe do Projeto do Campus Avançado com o Prefeito Joacy Dourado e sua equipe

Local: Reitoria e Faculdade de Educação da UFBA (Vale do Canela)

Pauta: 9 as 10 - proponho na propria Reitoria um rapido bate papo da equipe UFBA com a equipe Irece sobre a proposta do Campus Avançado

1. Comodato para o Campus Avançado (antigo Projeto Rondon e Vila Agricola, com CODEVASF) Responsável: PMI

2. Projeto do Campus Avancado Responsável: Prof Heraldo Peixoto

das 10:00 as 12:00 = Audiência com o Reitor

Presenças :

- Prefeito - confirmado com Emanuela

- Ministro Jacques Wagner

- Deputado Zé das Virgens - confirmado com Emanuela

- Deputado Walter Pinheiro [contato Marcos politica@walterpinheiro.com.br] - confirmado com NP

14:00 horas - na faced

Reunião com o Arquieto Marcelo Silva ( Faculdade de Arquitetura)

1. Plano Diretor do Município Fac Arquitetura

2. Plano de reestuturação física dos equipamentos de educação e cultura do Município Fac de Arquitura

3. Centros de Cultura e Ponto de Cultura Fac Arquitetura e FACED

das 16 as 18 horas:

1. Tabuleiro Digital + Ponto de Cultura + Centro de Cultura Resposnavéis: Nelson Pretto, Maria Helena Bonilla e Alessandra de Assis Picanço

2. Infra estrutura de rede. Conexão Salvador - Irecê Responsáveis: Maria Helena Bonilla (FACED), Quaresma (CPD) e Nilmário 9 PMI)

3. Repetidora da TVE no Município

4. Problemas administrativos do Convênio FormaÇão? de Professores Responsável: Maria Inez Carvalho (FACED)

5. Projeto de Telemedicina / Teleconferencia Fac de Medicina

Página Inicial >> ProjetoIrece
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r15 - 28 Sep 2005 - 11:27:45 - InezCarvalho?     |     Copyleft Faced-UFBA